Área Restrita

Fetagro

5º ENAFOR: Rondônia e outras caravanas chegam à Brasília para debater a educação popular como estratégia de resistência e transformação

21/05/2018
Notícias
0 ComentáriosImprimirEmail

Quase mil educadores e educadoras populares, dirigentes e assessores sindicais, lideranças de base, agricultores e agricultoras familiares, estudantes e professores já estão em Brasília, acampados, para participar do maior encontro de formação política do Movimento Sindical de Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais (MSTTR). O 5º Encontro Nacional de Formação da CONTAG (5º ENAFOR) começará hoje (21) e vai até a próxima sexta-feira (25), no Centro Comunitário da Universidade de Brasília (UnB), onde acontecerão os debates, oficinas, troca de experiências e outros momentos de resistência e transformação.

Um dos símbolos dessa resistência é o acampamento instalado no local, denominado “Acampamento 5º ENAFOR – Lula Livre”, onde todos(as) os(as) participantes ficarão até o final de semana.

Rondônia participa com uma delegação de 16 educadores e educadoras populares, acompanhados da secretária de Formação e Organização Sindical da FETAGRO, Rosiléia Inácio, e da secretária geral, Sirlene de Oliveira.

 

A abertura política será às 14 horas, com a presença da Diretoria da Confederação Nacional dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares (CONTAG) e demais convidados e convidadas. Já a Conferência inicial será às 16 horas, com o tema “Democracia e o Golpe de 2016 – implicações para os movimentos sociais e para a classe trabalhadora”. Os conferencistas são os professores Luiz Felipe Miguel (UnB) e Olgamir Amância (DEX/UnB).

 

Além de debates politizados, frente ao cenário que vivemos no País de desmonte dos direitos e das políticas públicas conquistadas a partir de muita luta da classe trabalhadora, com ataques à democracia, aos direitos, entre outros desrespeitos implementados pelo governo ilegítimo que se instalou no Brasil, que insiste em uma agenda neoliberal, o 5º ENAFOR também traz como proposta valorizar os saberes e sabores da população rural, a produção de alimentos saudáveis e de artesanatos característicos dos povos do campo, florestas e águas. A partir de amanhã (22), às 7h, será instalada a “Feira Saberes e Sabores” com grande variedade de produtos. Todas as atividades e a feira ocorrerão na UnB, no Centro Comunitário.

 

Também foi montada a exposição sobre os caminhos do ENAFOR, dos processos formativos, a trajetória das mulheres trabalhadoras rurais e da juventude rural e materiais históricos da CONTAG.

 

Fonte: Assessoria 5º ENAFOR

 

Comentários

CAPTCHA Image
Recarregar Imagem

Veja Também

Imagem Indisponível
30/07/2014

Regional Cone Sul promove formação sindical

Iniciou ontem (29), na sede do Sindicato de Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais (STTR) de Cerejeiras, o primeiro módulo do curso de formação político sindical da Escola Nacional de Formação da CONTAG (ENFOC), para dirigentes e representantes de base sindical do Regional Cone Sul. O curso será ministrado em 3 módulos, com 3 dias cada, com objetivo de capacitar cerca de 40 lideranças sindicais do Movimento Sindical dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais (MSTTR), proporcionando a cada participante uma visão ampla sobre as principais bandeiras de luta do Movimento, ampliando o conhecimento e revitalizando o comprometimento dos mesmos com o MSTTR, a partir da base. Propõe-se, ao...

Imagem Indisponível
11/07/2014

STTR de Theobroma promove curso de derivados do leite

O Sindicato dos Trabalhadores (as) Rurais do município de Theobroma, em parceria com a Emater Theobroma, realizou de 07 a 11 de julho um curso de derivados do leite, para trabalhadoras(es) rurais do Assentamento Primavera. O curso teve o objetivo de capacitar as trabalhadoras(es) para que elas possam produzir diversos alimentos à base do leite para subsistência familiar e comercialização e, assim, contribuírem na complementação da renda familiar. O curso foi ministrado por uma extensionista da Emater do município de Alvorada do Oeste, que ensinou as participantes a produzirem diversos tipos de queijos e doces. Fonte: Assessoria STTR de Theobroma

Conferência Estadual debate assistência técnica com foco em agroecologia
11/04/2016

Conferência Estadual debate assistência técnica com foco em agroecologia

Estabelecer estratégias e ações prioritárias para promover a universalização da Assistência Técnica e Extensão Rural (Ater) pública e de qualidade aos agricultores e agricultoras familiares do Estado de Rondônia. Esse é o objetivo da 2ª Conferência Estadual de Assistência Técnica e Extensão Rural na Agricultura Familiar e Reforma Agrária, que acontecerá de 12 a 14 de abril, no Centro de Treinamento da Emater-RO (Centrer), em Ouro Preto do Oeste.    Cerca de 200 pessoas, representantes de agricultores, povos indígenas, comunidades tradicionais...