Área Restrita

Fetagro

Cooperativas da agricultura familiar podem firmar parceria com Usina de Jirau

13/09/2012
06/05/2015
6
Notícias
0 ComentáriosImprimirEmail
[caption id="attachment_267" align="alignleft" width="300"] FETAGRO, Creditag, CUT e Consórcio camargo Correa reunidos no último dia 5[/caption]

Cooperativas da agricultura familiar ligadas a Federação dos Trabalhadores na Agricultura de Rondônia (FETAGRO) foram convidadas a firmarem parceria com o Consórcio Camargo Correa, responsável pela obra da Usina Hidrelétrica de Jirau, para o fornecimento de gêneros alimentícios ao canteiro de obras. A iniciativa tem o objetivo de valorizar o produto e a produção de Rondônia.

O convite foi formalizado no último dia 5, no canteiro de obras, em reunião entre representantes da FETAGRO, do Sistema Creditag (conjunto de cooperativas de produção e crédito rural da agricultura familiar), da Central Única dos Trabalhadores (CUT), e do Consórcio.

Na manhã de hoje (13), representantes dos Sindicatos dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais, Cooperativas e Associações da agricultura familiar se reuniram, na sede da FETAGRO, para repasse da proposta de possível parceira comercial.

Neste encontro foi firmado compromisso por parte dos produtores de fazer um levantamento do potencial produtivo de cada município representado, apontado a diversidade dos produtos e quantidade segura para fornecimento. Os dados deverão ser encaminhados até o próximo dia 28 à FETAGRO e Creditag, e posterior ao Consórcio Camargo Correa.

Entre os produtores há contentamento, uma vez que este momento se faz importante para novas oportunidades de comercialização.

De acordo com Creonice Vilarim, secretária de políticas agrícolas da FETAGRO, há boa variedade de produtos nas cooperativas. Entre os produtos que podem ser oferecidos, destacam-se banana, mandioca, farinha de mandioca, abóbora, laranja, mamão, melancia, polpa de frutas, frango, queijos, tomate e ovos. “Se nos unirmos conseguiremos atender aos pedidos”, afirma Creonice.

João Henrique, chefe do setor de alimentação, explicou durante reunião no dia 5, que quatro fatores são importantes para fechar o acordo do fornecimento: qualidade, volume, prazo e custo. “Nós priorizamos a qualidade, mas damos muita importância ao prazo e volume, pois temos que atender a demanda no prazo determinado”.

“A expectativa é boa das duas partes. Tanto nossa de aprovar os alimentos, quanto dos agricultores de fornecê-los, então nós esperamos que dê certo”, disse João Henrique.

Na obra são servidas mais de 30 mil refeições por dia.

Fonte: Assessoria FETAGRO/CUT

[caption id="attachment_303" align="alignleft" width="300"] No último dia 13, FEATGRO e Creditag discutem possível parceria com representantes dos produtores rurais[/caption]

Comentários

CAPTCHA Image
Recarregar Imagem

Veja Também

Imagem Indisponível
30/07/2014

Regional Cone Sul promove formação sindical

Iniciou ontem (29), na sede do Sindicato de Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais (STTR) de Cerejeiras, o primeiro módulo do curso de formação político sindical da Escola Nacional de Formação da CONTAG (ENFOC), para dirigentes e representantes de base sindical do Regional Cone Sul. O curso será ministrado em 3 módulos, com 3 dias cada, com objetivo de capacitar cerca de 40 lideranças sindicais do Movimento Sindical dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais (MSTTR), proporcionando a cada participante uma visão ampla sobre as principais bandeiras de luta do Movimento, ampliando o conhecimento e revitalizando o comprometimento dos mesmos com o MSTTR, a partir da base. Propõe-se, ao...

Imagem Indisponível
11/07/2014

STTR de Theobroma promove curso de derivados do leite

O Sindicato dos Trabalhadores (as) Rurais do município de Theobroma, em parceria com a Emater Theobroma, realizou de 07 a 11 de julho um curso de derivados do leite, para trabalhadoras(es) rurais do Assentamento Primavera. O curso teve o objetivo de capacitar as trabalhadoras(es) para que elas possam produzir diversos alimentos à base do leite para subsistência familiar e comercialização e, assim, contribuírem na complementação da renda familiar. O curso foi ministrado por uma extensionista da Emater do município de Alvorada do Oeste, que ensinou as participantes a produzirem diversos tipos de queijos e doces. Fonte: Assessoria STTR de Theobroma

Conferência Estadual debate assistência técnica com foco em agroecologia
11/04/2016

Conferência Estadual debate assistência técnica com foco em agroecologia

Estabelecer estratégias e ações prioritárias para promover a universalização da Assistência Técnica e Extensão Rural (Ater) pública e de qualidade aos agricultores e agricultoras familiares do Estado de Rondônia. Esse é o objetivo da 2ª Conferência Estadual de Assistência Técnica e Extensão Rural na Agricultura Familiar e Reforma Agrária, que acontecerá de 12 a 14 de abril, no Centro de Treinamento da Emater-RO (Centrer), em Ouro Preto do Oeste.    Cerca de 200 pessoas, representantes de agricultores, povos indígenas, comunidades tradicionais...