
Centrais Sindicais e Educação no Campo foram temas de debate na ENFOC Estadual
No terceiro dia da Escola de Formação Sindical - ENFOC, os alunos trabalharam os temas MSTTR e as Centrais Sindicais, a Concepção Cutista e a Política de Educação no Campo. Como os palestrantes estiveram a vice-presidente da CONTAG, Alessandra da Costa Lunas, e o presidente da CUT-RO, Itamar Ferreira.
Alessandra fez um resgate histórico sobre as centrais sindicais no Brasil, falando da importância da filiação dos sindicatos a uma central. Discutiu também acerca da política interna e externa do movimento sindical. “A conjuntura atual exige uma forte reflexão a fim de reafirmar as bases de luta da classe trabalhadora e seu fortalecimento”, alertou Alessandra.
Outro tema debatido com a dirigente foi sobre a política de educação no campo, onde destacou que é preciso que essa política esteja articulada com as práticas e saberes locais, com os movimentos sociais e com as políticas públicas.
Já o presidente da CUT-RO dialogou sobre a formação de ideias da Central. Falou também sobre as atuais ações da Central no Estado juntamente com os rurais ligados à FETAGRO, dando destaque para o caso da prisão do Presidente do Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais (STTR) de Vilhena, Udo Wahlbrink.
Para Itamar “a participação na ENFOC foi uma oportunidade também de aprender com os questionamentos e o debate”.
Fonte: Alunos da ENFOC Estadual Edição: Assessoria FETAGRO [caption id="attachment_564" align="alignnone" width="300"]