Área Restrita

Fetagro

CARTA DE AGRADECIMENTO À FECOMIND

24/10/2012
06/05/2015
6
Notícias
0 ComentáriosImprimirEmail

Agricultura Familiar de Rondônia e FETAGRO agradecem à Feira do Comércio e Indústria

É com imensa satisfação que a Federação dos Trabalhadores na Agricultura de Rondônia – FETAGRO, como entidade representativa dos trabalhadores rurais, participou pelo segundo ano consecutivo da Feira do Comércio e Indústria – FECOMIND. E, conduzidos a esta sensação e também por emoção, nos posicionamos por esta carta para agradecer, também imensamente, à Associação Comercial e Industrial de Ji-Paraná (ACIJIP), por compreender a importância da agricultura familiar para toda região e, assim, valorizá-la convidando-a a integrar o quadro de expositores da Feira.

Ao presidente Alexandre Dartiballi e a todos os demais membros da Diretoria, bem como a todos os colaborados da Associação ressaltamos nosso agradecimento pela atenção e pelo reconhecimento de que a produção familiar gera renda que se reverte na indústria e no comércio da cidade.

Alegra-nos saber, e muito mais nos estimula, que dados consolidados sobre a agricultura familiar tem sido relevados.  Essa categoria, caracterizada pelo cultivo da terra realizado por agricultores e agricultoras, tendo como mão de obra essencialmente o núcleo familiar, representa 84,4% das propriedades rurais no País e 95% no Estado de Rondônia. É responsável por 70% da produção de alimentos no Brasil e 75% em nosso Estado.

Por isso tem sido de grande importância para a agricultura familiar participar deste evento pela oportunidade de mostrar a diversidade e a qualidade da produção. Este setor, sendo essencialmente produtor de alimentos também é responsável por mais de 70% na geração de emprego. Outra importante oportunidade é a possibilidade da promoção do diálogo entre o produtor e o consumidor, o que geralmente não ocorre por causa da figura do atravessador.

Por meio da FECOMIND a agricultura familiar pôde mostrar que também compõe o potencial da indústria apresentando iniciativas de produtos diferenciados, certificados e com alto poder de geração de renda. Apresentou experiências de políticas institucionais de registro e certificação da produção da agricultura familiar, a agroindustria.

Nesta edição, conseguimos apresentar nossa compreensão de sustentabilidade com o aproveitamento das potencialidades das propriedades, e nossa defesa pela agroecologia. Foi demonstrado, por meio de uma maquete de uma propriedade contemplada com o Programa Nacional de Habitação Rural e o uso de tecnologias sociambientais, que é possível aproveitar os recursos naturais, diminuir custo de produção e reduzir o impacto ambiental, melhorando a qualidade de vida de todos.  Foi muito importante e a contento para nós, pois tivemos a oportunidade de contribuir na geração da consciência ambiental e da sustentabilidade.

À FETAGRO, que é uma entidade sindical de representação, mobilização e articulação dos trabalhadores e trabalhadoras rurais na agricultura familiar, e que representa 39 Sindicatos de Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais em todo Estado, a Feira tem sido uma grande vitrine e instrumento para o cumprimento de sua missão: buscar melhores condições de vida para os trabalhadores e trabalhadoras na luta pela implementação de políticas públicas que os privilegiem, como reforma agrária ampla e massiva; acesso às políticas sociais; igualdade de gênero e geração; produção sustentável e segurança alimentar e nutricional; e geração de emprego e renda.

A oportunidade nos dada é respeitosamente usufruída, pois na Feira podemos debater sobre a organização da produção familiar, dando visibilidade às produções agrícolas, artesanais, culturais e políticas da agricultura familiar. Além da grande possibilidade de firmamento de contratos dos grupos organizados com o comércio e da constituição de parcerias.

Foi mais uma vez satisfatória nossa participação na Feira. É sempre uma grande oportunidade de divulgar as ações e os projetos da Federação, bem como mostrar para todos os visitantes o papel e a importância da agricultura familiar para Ji-Paraná e para Rondônia. Desejamos poder continuar dialogando com a ACIJIP sobre nossa participação numa próxima edição da Feira, tamanha a importância para a agricultura familiar e também para a Federação e seus parceiros.

À ACIJIP, parabéns por promover e acompanhar o desenvolvimento e as necessidades dos negócios dirigidos aos setores produtivos de toda região. Parabéns por destacar as potencialidades do Estado. Sem dúvida a FECOMIND é uma grande organização, um grande evento.

Mais uma vez, muito obrigada.

   

Federação dos Trabalhadores na Agricultura de Rondônia - FETAGRO

Comentários

CAPTCHA Image
Recarregar Imagem

Veja Também

Imagem Indisponível
30/07/2014

Regional Cone Sul promove formação sindical

Iniciou ontem (29), na sede do Sindicato de Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais (STTR) de Cerejeiras, o primeiro módulo do curso de formação político sindical da Escola Nacional de Formação da CONTAG (ENFOC), para dirigentes e representantes de base sindical do Regional Cone Sul. O curso será ministrado em 3 módulos, com 3 dias cada, com objetivo de capacitar cerca de 40 lideranças sindicais do Movimento Sindical dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais (MSTTR), proporcionando a cada participante uma visão ampla sobre as principais bandeiras de luta do Movimento, ampliando o conhecimento e revitalizando o comprometimento dos mesmos com o MSTTR, a partir da base. Propõe-se, ao...

Imagem Indisponível
11/07/2014

STTR de Theobroma promove curso de derivados do leite

O Sindicato dos Trabalhadores (as) Rurais do município de Theobroma, em parceria com a Emater Theobroma, realizou de 07 a 11 de julho um curso de derivados do leite, para trabalhadoras(es) rurais do Assentamento Primavera. O curso teve o objetivo de capacitar as trabalhadoras(es) para que elas possam produzir diversos alimentos à base do leite para subsistência familiar e comercialização e, assim, contribuírem na complementação da renda familiar. O curso foi ministrado por uma extensionista da Emater do município de Alvorada do Oeste, que ensinou as participantes a produzirem diversos tipos de queijos e doces. Fonte: Assessoria STTR de Theobroma

Conferência Estadual debate assistência técnica com foco em agroecologia
11/04/2016

Conferência Estadual debate assistência técnica com foco em agroecologia

Estabelecer estratégias e ações prioritárias para promover a universalização da Assistência Técnica e Extensão Rural (Ater) pública e de qualidade aos agricultores e agricultoras familiares do Estado de Rondônia. Esse é o objetivo da 2ª Conferência Estadual de Assistência Técnica e Extensão Rural na Agricultura Familiar e Reforma Agrária, que acontecerá de 12 a 14 de abril, no Centro de Treinamento da Emater-RO (Centrer), em Ouro Preto do Oeste.    Cerca de 200 pessoas, representantes de agricultores, povos indígenas, comunidades tradicionais...