Área Restrita

Fetagro

FETAGRO e STTR apóiam agricultores na busca da regulamentação de terras

07/07/2015
12/07/2015
Notícias
0 ComentáriosImprimirEmail

Mais de 600 fcultores familiares que vivem e produzem há mais de uma década, em área denominada fazenda Bom Futuro, no Distrito de União Bandeirante, Porto Velho, tomaram importante decisão, na manhã de ontem (06), durante assembleia que contou com a participação do Superintendente Regional do Incra, Luiz Flávio, do vice-presidente e secretário de política agrária, Udo Whalbrink, e do presidente do STTR de Porto Velho, Luiz Pires, para evitar um conflito agrário, uma vez que a famílias se encontram em risco de sofrerem reintegração de posse requerida pelo suposto proprietário da área Sebastião Conti.

 

Esta situação vem sendo acompanhada pela FETAGRO desde o início, tendo participado de todas as reuniões de discussão da questão e intermediado junto às partes envolvidas para que haja solução pacífica e satisfatória, considerando que a região é altamente produtiva; com cerca de 30 mil cabeças de gado, produzindo aproximadamente 25 mil litros de leite dia; cerca de 6 mil sacas de café ao ano; além de uma grande produção de banana, mandioca, milho, arroz e outros produtos da agricultura familiar.

 

Na assembléia de ontem, o superintendente Luiz Flávio trouxe a confirmação de que a área está incluída no âmbito do estudo de atualização do Zoneamento, e que devido a sua localização - em Zona 2  - é possível criar Projeto de Assentamento Sustentável (PDS). Luiz Flávio também assegurou que já foi iniciado o processo de desapropriação da área; e esclareceu que o PDS é a única alternativa para seguir com a desapropriação. “Nosso intuito é pacificar a permanência das famílias no imóvel, evitando futuros conflitos”, disse o superintendente.

 

As famílias ainda contaram com o apoio da FETAGRO e do Sindicato. Luiz Pires ressaltou que “o maior objetivo é evitar conflitos, garantir a tranqüilidade para as famílias e suspender a reintegração de posse”. O diretor da FETAFGRO, Udo, reafirmou o compromisso da entidade em defender a decisão dos agricultores e evitar o cumprimento da reintegração de posse. “A decisão de vocês será a nossa decisão”, afirmou.

 

Após as falas e esclarecimentos, as famílias concordaram com a proposta de criação do PDS e, portanto, consentiram com a desapropriação. 

Galeria

Comentários

CAPTCHA Image
Recarregar Imagem

Veja Também

Imagem Indisponível
30/07/2014

Regional Cone Sul promove formação sindical

Iniciou ontem (29), na sede do Sindicato de Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais (STTR) de Cerejeiras, o primeiro módulo do curso de formação político sindical da Escola Nacional de Formação da CONTAG (ENFOC), para dirigentes e representantes de base sindical do Regional Cone Sul. O curso será ministrado em 3 módulos, com 3 dias cada, com objetivo de capacitar cerca de 40 lideranças sindicais do Movimento Sindical dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais (MSTTR), proporcionando a cada participante uma visão ampla sobre as principais bandeiras de luta do Movimento, ampliando o conhecimento e revitalizando o comprometimento dos mesmos com o MSTTR, a partir da base. Propõe-se, ao...

Imagem Indisponível
11/07/2014

STTR de Theobroma promove curso de derivados do leite

O Sindicato dos Trabalhadores (as) Rurais do município de Theobroma, em parceria com a Emater Theobroma, realizou de 07 a 11 de julho um curso de derivados do leite, para trabalhadoras(es) rurais do Assentamento Primavera. O curso teve o objetivo de capacitar as trabalhadoras(es) para que elas possam produzir diversos alimentos à base do leite para subsistência familiar e comercialização e, assim, contribuírem na complementação da renda familiar. O curso foi ministrado por uma extensionista da Emater do município de Alvorada do Oeste, que ensinou as participantes a produzirem diversos tipos de queijos e doces. Fonte: Assessoria STTR de Theobroma

Conferência Estadual debate assistência técnica com foco em agroecologia
11/04/2016

Conferência Estadual debate assistência técnica com foco em agroecologia

Estabelecer estratégias e ações prioritárias para promover a universalização da Assistência Técnica e Extensão Rural (Ater) pública e de qualidade aos agricultores e agricultoras familiares do Estado de Rondônia. Esse é o objetivo da 2ª Conferência Estadual de Assistência Técnica e Extensão Rural na Agricultura Familiar e Reforma Agrária, que acontecerá de 12 a 14 de abril, no Centro de Treinamento da Emater-RO (Centrer), em Ouro Preto do Oeste.    Cerca de 200 pessoas, representantes de agricultores, povos indígenas, comunidades tradicionais...