Área Restrita

Fetagro

Deputado registra 22 anos de fundação da Fetagro

23/06/2015
Notícias
0 ComentáriosImprimirEmail

Discurso do deputado estadual Lazinho da Fetagro (PT), hoje (23), na Sessão Ordinária da Assembleia Legislativa teve tom emocionado, mas também aguerrido. O deputado registrou os 22 anos de fundação da Federação dos Trabalhadores na Agricultura de Rondônia (Fetagro), comemorados hoje.

 

Contando com a presença da Diretoria da Federação no Plenário, o parlamentar fez um resgate à criação da entidade, em 23 de junho de 1993, no município de Ji-Paraná, e ressaltou sua trajetória de lutas e conquistas ao longo destes 22 anos.  “São duas décadas lutando em defesa dos trabalhadores e trabalhadoras rurais de nosso Estado e da agricultura familiar; propondo e participando da construção de políticas públicas para a categoria como nenhuma outra organização sindical rural da Região Norte conseguiu fazer”, frisou dizendo ainda que a entidade é constituída por 43 Sindicatos de Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais e representa mais de 120 mil homens e mulheres do campo.

 

Lazinho da Fetagro pontuou importantes ações e conquistas da categoria, por meio da representação e representatividade da Federação, como a Lei da Agricultura Familiar (Lei 11.326/2006), que reconhece a agricultura familiar como categoria; Projeto Habitação Rural, tornando-se a primeira federação a executá-lo na Região Norte e tendo beneficiado mais de 4,5 mil famílias com novas moradias em todo o Estado; participação ativa na construção da Lei da Previdência (Lei 11.718/2008); participação na implementação dos Programas PAA (Aquisição de Alimento) e PNAE (Nacional de Alimentação Escolar); principal mobilizadora no Estado para a aprovação do novo Código Florestal Brasileiro; entre outras iniciativas e atividades voltadas para áreas como educação, gênero, saúde e meio ambiente.

 

Destacou que a Fetagro tem sido portadora das demandas do campo e exemplificou com a apresentação de projetos de lei de sua autoria como o projeto que estabelece a inserção do nome do cônjuge na Ficha do Idaron e o projeto que dá obrigatoriedade aos laticínios em informarem antecipadamente o preço do leite, este último já sancionado pelo governador. Ele observou que “a Federação, além de ser uma entidade de classe de representação, mobilização e articulação, também é a maior entidade em proposição de políticas públicas para o fortalecimento da agricultura familiar”.

 

À Fetagro, dedicou seu reconhecimento e agradecimento por contribuir para um projeto político para o fortalecimento do setor produtivo, referindo-se a conquista de seu mandato, o qual voltou a afirmar ser um projeto do movimento sindical apoiado pelos trabalhadores e trabalhadoras rurais.  Também lembrou, exemplificando a organização da categoria, da eleição do agricultor familiar Anselmo de Jesus para deputado federal, e que exerceu por três mandatos na Câmara Federal; e também da trabalhadora rural Alessandra Lunas, eleita primeira mulher vice-presidente da Confederação dos Trabalhadores na Agricultura (Contag).

 

Lazinho da Fetagro, que foi dirigente da Federação, tendo assumido a presidência por dois mandatos e por último assumiu a vice-presidência e secretaria de política agrária, parabenizou a Fetagro por organizar os trabalhadores (as) na luta pelos seus direitos e deveres. “Tenho orgulho de fazer parte da família Fetagro e de suas muitas lutas e conquistas”, afirmou.

 

Comentários

CAPTCHA Image
Recarregar Imagem

Veja Também

Imagem Indisponível
30/07/2014

Regional Cone Sul promove formação sindical

Iniciou ontem (29), na sede do Sindicato de Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais (STTR) de Cerejeiras, o primeiro módulo do curso de formação político sindical da Escola Nacional de Formação da CONTAG (ENFOC), para dirigentes e representantes de base sindical do Regional Cone Sul. O curso será ministrado em 3 módulos, com 3 dias cada, com objetivo de capacitar cerca de 40 lideranças sindicais do Movimento Sindical dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais (MSTTR), proporcionando a cada participante uma visão ampla sobre as principais bandeiras de luta do Movimento, ampliando o conhecimento e revitalizando o comprometimento dos mesmos com o MSTTR, a partir da base. Propõe-se, ao...

Imagem Indisponível
11/07/2014

STTR de Theobroma promove curso de derivados do leite

O Sindicato dos Trabalhadores (as) Rurais do município de Theobroma, em parceria com a Emater Theobroma, realizou de 07 a 11 de julho um curso de derivados do leite, para trabalhadoras(es) rurais do Assentamento Primavera. O curso teve o objetivo de capacitar as trabalhadoras(es) para que elas possam produzir diversos alimentos à base do leite para subsistência familiar e comercialização e, assim, contribuírem na complementação da renda familiar. O curso foi ministrado por uma extensionista da Emater do município de Alvorada do Oeste, que ensinou as participantes a produzirem diversos tipos de queijos e doces. Fonte: Assessoria STTR de Theobroma

Conferência Estadual debate assistência técnica com foco em agroecologia
11/04/2016

Conferência Estadual debate assistência técnica com foco em agroecologia

Estabelecer estratégias e ações prioritárias para promover a universalização da Assistência Técnica e Extensão Rural (Ater) pública e de qualidade aos agricultores e agricultoras familiares do Estado de Rondônia. Esse é o objetivo da 2ª Conferência Estadual de Assistência Técnica e Extensão Rural na Agricultura Familiar e Reforma Agrária, que acontecerá de 12 a 14 de abril, no Centro de Treinamento da Emater-RO (Centrer), em Ouro Preto do Oeste.    Cerca de 200 pessoas, representantes de agricultores, povos indígenas, comunidades tradicionais...