Área Restrita

Fetagro

FETAGRO registra número de inscritos e oferece curso intensivo para vestibular

16/06/2015
Notícias
0 ComentáriosImprimirEmail

Diretores da FETAGRO e secretária Leiva Custódio discutem realização do cursinho

O curso de Licenciatura em Educação do Campo, oferecido pela Unir, obteve 430 inscrições homologadas. A Fetagro registra este número que assegura o preenchimento das vagas disponibilizadas, num total de 120, e que expressa a demanda inicialmente apresentada para este curso que é resultado de muitas iniciativas do Movimento Sindical por uma educação do campo de qualidade. O período de inscrições encerrou-se no último domingo, 14.

 

O vestibular será realizado no próximo dia 28, das 13 horas às 17 horas, nos campi da Unir de Vilhena, Cacoal, Rolim de Moura, Presidente Médici, Ji-Paraná, Ariquemes, Porto Velho e Guajará-Mirim. A prova será composta de questões de múltipla escolha e redação.

 

De acordo o presidente da Fetagro, Fábio Menezes, o total de inscritos é motivo de comemoração, pois demonstra o interesse e disponibilidade de jovens e adultos agricultores familiares em darem continuidade aos estudos e conquistarem a graduação em nível superior, pela qual poderão contribuir de forma direta na melhoria da qualidade do ensino na zona rural.

Pré-Vestibular

Para Fábio é preciso agora contribuir para a classificação dos vestibulandos (as), considerando que alguns estão há algum tempo longe da sala de aula. Para atender a esta demanda, a Federação em parceria com a Secretaria Municipal de Educação de Ji-Paraná (Semed) e o Instituto Estadual de Educação Abaitará, em Pimenta Bueno, ofertarão aos trabalhadores (as), agricultores (as) familiares inscritos um curso intensivo preparatório para o vestibular. “Os cursinhos visam a preparação dos candidatos do campo para serem aprovados e então matriculados no curso”, disse.

 

Os cursos pré-vestibulares serão realizados nos municípios de Ji-Paraná e Pimenta Bueno, neste final de semana, dias 19, 20 e 21. Em Ji-Paraná as aulas serão ministradas no Centro de Formação de Agricultores/Fetagro, e em Rolim de Moura na sede do Instituto Abaitará. O conteúdo atenderá ao descrito no Edital para as áreas de Língua Portuguesa, Geografia, História, Matemática, Física, Quimica, Biologia e Redação.

 

Para outras informações e inscrições, os interessados devem entrar em contato com o Sindicato de Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais de seu município.

Ji-Paraná

Ji-Paraná foi o município com maior número de inscritos para o curso de Licenciatura em Educação do Campo. Foram 130 jovens e/ou adultos inseridos no processo. O reconhecimento a expressividade das inscrições no município, segundo Fábio Menezes, é estendido ao Sindicato de Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais e a Semed, por meio do comprometimento da secretária Leiva Custódio, que juntamente com a Fetagro e Sindicato mobilizou-se em ações de divulgação e orientação.   

   

Para a secretária Leiva o curso de Licenciatura do campo vem ao encontro de uma necessidade de haver maior número de professores capacitados para atuarem nas escolas rurais, conhecendo e respeitando a realidade daquele público estudantil e as especificidades da educação do campo. Ela registra que em Ji-Paraná 60% dos profissionais que atuam no campo, são da cidade. E, por isso, diz ser muito importante e necessário o curso; justificando sua parceria.  Leiva ainda observou que com a graduação dos estudantes jiparanaenses, tanto município como estado poderão pensar em uma política de contratação, seleção para que estes possam atuar nas redes de ensino. 

Comentários

CAPTCHA Image
Recarregar Imagem

Veja Também

Imagem Indisponível
30/07/2014

Regional Cone Sul promove formação sindical

Iniciou ontem (29), na sede do Sindicato de Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais (STTR) de Cerejeiras, o primeiro módulo do curso de formação político sindical da Escola Nacional de Formação da CONTAG (ENFOC), para dirigentes e representantes de base sindical do Regional Cone Sul. O curso será ministrado em 3 módulos, com 3 dias cada, com objetivo de capacitar cerca de 40 lideranças sindicais do Movimento Sindical dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais (MSTTR), proporcionando a cada participante uma visão ampla sobre as principais bandeiras de luta do Movimento, ampliando o conhecimento e revitalizando o comprometimento dos mesmos com o MSTTR, a partir da base. Propõe-se, ao...

Imagem Indisponível
11/07/2014

STTR de Theobroma promove curso de derivados do leite

O Sindicato dos Trabalhadores (as) Rurais do município de Theobroma, em parceria com a Emater Theobroma, realizou de 07 a 11 de julho um curso de derivados do leite, para trabalhadoras(es) rurais do Assentamento Primavera. O curso teve o objetivo de capacitar as trabalhadoras(es) para que elas possam produzir diversos alimentos à base do leite para subsistência familiar e comercialização e, assim, contribuírem na complementação da renda familiar. O curso foi ministrado por uma extensionista da Emater do município de Alvorada do Oeste, que ensinou as participantes a produzirem diversos tipos de queijos e doces. Fonte: Assessoria STTR de Theobroma

Conferência Estadual debate assistência técnica com foco em agroecologia
11/04/2016

Conferência Estadual debate assistência técnica com foco em agroecologia

Estabelecer estratégias e ações prioritárias para promover a universalização da Assistência Técnica e Extensão Rural (Ater) pública e de qualidade aos agricultores e agricultoras familiares do Estado de Rondônia. Esse é o objetivo da 2ª Conferência Estadual de Assistência Técnica e Extensão Rural na Agricultura Familiar e Reforma Agrária, que acontecerá de 12 a 14 de abril, no Centro de Treinamento da Emater-RO (Centrer), em Ouro Preto do Oeste.    Cerca de 200 pessoas, representantes de agricultores, povos indígenas, comunidades tradicionais...