Área Restrita

Fetagro

FETAGRO e STTR socializam conquistas dos agricultores familiares

13/06/2015
Notícias
0 ComentáriosImprimirEmail

Na última sexta-feira (12), o presidente da FETAGRO, Fábio Menezes, cumpriu agenda com o STTR de Machadinho do Oeste, reunindo agricultores e agricultoras da região para socialização das ações do MSTTR, principalmente quanto ao Grito da Terra Estadual 2015 e seus resultados. A ocasião deveria, inicialmente, para a realização da Assembleia de Prestação de Contas e vacância do Sindicato, mas por falta de quórum não foi possível.

 

O presidente do Sindicato, Leomar Patrício, lamentou a não presença de todos os associados (as) e deliberou por nova convocação à Assembleia, em data a ser marcada após reunião da Diretoria Executiva para esse fim.

 

Considerando a presença de parte dos associados (as) e também de inúmeros servidores municipais da educação, que encontram-se em greve há mais de 30 dias e têm recebido apoio do Sindicato em suas ações e reivindicações,  o presidente Leomar priorizou ao encontro destacar o Grito da Terra, principal ação de massa dos trabalhadores e trabalhadoras rurais de Rondônia com propósito de conquistar políticas públicas que assegurem melhores condições de vida e trabalho no campo.

 

Destacou as conquistas com órgãos federativos, como Caixa Econômica Federal, que confirmou a contratação imediata de 214 unidades habitacionais,  mais 194 em assentamentos e se comprometeu em intermediar junto ao MDA para a inclusão de 44 unidades de beneficiários de assentamento do Crédito Fundiário; Banco do Brasil que foi garantiu retomada da liberação do Pronaf das linhas de investimento e se comprometeu em dar prioridade, em todas as suas agências no Estado, para a contratação do Pronaf Jovem e Pronaf Mulher em 2015 e 2016. E pontuou que, junto ao governo do estado, as negociações não avançaram como esperado. Mas que foi conquistada a inclusão do nome do cônjuge (mulher) na ficha de Controle Sanitário da Agência Idaron. Lembrou que esta era uma antiga reivindicação do Movimento que somente neste ano foi atendida, após projeto de lei do deputado estadual Lazinho da Fetagro (PT), estabelecendo a alteração na Lei nº 3.306/2013 que passa a permitir os nomes, quer do (a) cônjuge, quer do (a) companheiro (a), para que a titularidade na ficha seja exercida pelos dois, deixando de haver apenas um titular.

 

O presidente Fábio Menezes também reforçou a importância do Grito para o desenvolvimento rural e o fortalecimento da agricultura familiar e agradeceu ao Sindicato e aos agricultores (as) pela participação na mobilização, realizada no mês passado. Fábio também pontuou alguns avanços como a garantia do repasse do recurso do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb) para as Escolas Família Agrícola (Efas), no valor de R$ 4.044 por aluno ao ano. Também deu destaque á aprovação de Projetos de lei do deputado Lazinho da Fetagro, que contemplam o público rural. Descreveu: Projeto de Lei 064/2015, que obriga os laticínios a informarem o preço do leite antecipadamente; PL 062/2015, que assegura o nome do cônjuge na Ficha de Controle Sanitário da Agência Idaron; e o PL 047/2015, que cria a Semana de Incentivo a Agroecologia. 

Galeria

Comentários

CAPTCHA Image
Recarregar Imagem

Veja Também

Imagem Indisponível
30/07/2014

Regional Cone Sul promove formação sindical

Iniciou ontem (29), na sede do Sindicato de Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais (STTR) de Cerejeiras, o primeiro módulo do curso de formação político sindical da Escola Nacional de Formação da CONTAG (ENFOC), para dirigentes e representantes de base sindical do Regional Cone Sul. O curso será ministrado em 3 módulos, com 3 dias cada, com objetivo de capacitar cerca de 40 lideranças sindicais do Movimento Sindical dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais (MSTTR), proporcionando a cada participante uma visão ampla sobre as principais bandeiras de luta do Movimento, ampliando o conhecimento e revitalizando o comprometimento dos mesmos com o MSTTR, a partir da base. Propõe-se, ao...

Imagem Indisponível
11/07/2014

STTR de Theobroma promove curso de derivados do leite

O Sindicato dos Trabalhadores (as) Rurais do município de Theobroma, em parceria com a Emater Theobroma, realizou de 07 a 11 de julho um curso de derivados do leite, para trabalhadoras(es) rurais do Assentamento Primavera. O curso teve o objetivo de capacitar as trabalhadoras(es) para que elas possam produzir diversos alimentos à base do leite para subsistência familiar e comercialização e, assim, contribuírem na complementação da renda familiar. O curso foi ministrado por uma extensionista da Emater do município de Alvorada do Oeste, que ensinou as participantes a produzirem diversos tipos de queijos e doces. Fonte: Assessoria STTR de Theobroma

Conferência Estadual debate assistência técnica com foco em agroecologia
11/04/2016

Conferência Estadual debate assistência técnica com foco em agroecologia

Estabelecer estratégias e ações prioritárias para promover a universalização da Assistência Técnica e Extensão Rural (Ater) pública e de qualidade aos agricultores e agricultoras familiares do Estado de Rondônia. Esse é o objetivo da 2ª Conferência Estadual de Assistência Técnica e Extensão Rural na Agricultura Familiar e Reforma Agrária, que acontecerá de 12 a 14 de abril, no Centro de Treinamento da Emater-RO (Centrer), em Ouro Preto do Oeste.    Cerca de 200 pessoas, representantes de agricultores, povos indígenas, comunidades tradicionais...