Área Restrita

Fetagro

Crédito Fundiário garante tecnologia no campo e amplia ganhos

01/06/2015
10/06/2015
Notícias
0 ComentáriosImprimirEmail

 

A Associação dos Produtores Rurais de Vilhena (RO) prova que diversificação e tecnologia com oferta de crédito transformam pequenas áreas em espaços de produção qualificada e rentável. Os 40 agricultores associados usaram o dinheiro do Programa Nacional de Crédito Fundiário do MDA e receberam orientação técnica da Emater para mudar a forma de plantar. O resultado apareceu no aumento da receita.

 

Um exemplo dessa transformação aconteceu na propriedade de Edson Martins Mariano, que cultiva 1,5 hectare e fatura mais de R$ 80 mil reais por ano. Isso ocorreu depois que ele passou a usar novas tecnologias, como estufas para produzir tomates, repolhos, milho e outras olerícolas, além de sementes e grãos melhorados, sistema de irrigação por gotejamento com fertilizantes e adubos, e viveiro para produção própria das mudas de melhor qualidade. 

 

“Foi surpreendente, tanto na renda quanto na qualidade dos produtos que colhemos. Havia desistido da agricultura por falta de estrutura e de rendimento. O Crédito Fundiário me trouxe de volta e não pretendo sair mais”, disse o agricultor. 

 

Assim como os Mariano, Mailza e Thiele também aderiram a novas tecnologias. Com acompanhamento técnico, dobraram a quantidade de frutos plantados numa mesma área de dois hectares, sem prejuízo para o solo ou para o produto. “O sistema rotativo e a nova forma de plantio nos permitem colher 35 mil frutos por ano, que são vendidos por R$ 2,50. Com as perdas e os investimentos necessários, sobram em média 30 mil frutos, que garantem uma renda muito boa”, avaliou Mailza.

 

O técnico da Emater, Donizete Martins, que acompanha as famílias da Associação dos Produtores Rurais de Vilhena, atesta a melhoria da produtividade e aumento dos ganhos econômicos com o emprego de novas técnicas de produção. Os beneficiários da Associação dos Produtores Rurais de Vilhena comercializam o que produzem para o PAA (Programa de Aquisição de Alimentos), feiras de produtores e mercados de Vilhena (RO) e mais quatro cidades vizinhas.

 

Programa Nacional de Crédito Fundiário

O Programa Nacional de Crédito Fundiário (PNCF) é uma política pública do Governo Federal criada para que agricultores familiares sem terra ou que dispõem de uma pequena área possam adquirir imóveis rurais. Funciona como uma política complementar à reforma agrária, uma vez que permite a aquisição de propriedades que não são passiveis de desapropriação. Além da terra, o financiamento permite ao agricultor construir sua casa, preparar o solo, comprar implementos, ter acompanhamento técnico e o que for necessário para se desenvolver de forma independente e autônoma.

 

 

Fonte: MDA

 

 

Comentários

CAPTCHA Image
Recarregar Imagem

Veja Também

Imagem Indisponível
30/07/2014

Regional Cone Sul promove formação sindical

Iniciou ontem (29), na sede do Sindicato de Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais (STTR) de Cerejeiras, o primeiro módulo do curso de formação político sindical da Escola Nacional de Formação da CONTAG (ENFOC), para dirigentes e representantes de base sindical do Regional Cone Sul. O curso será ministrado em 3 módulos, com 3 dias cada, com objetivo de capacitar cerca de 40 lideranças sindicais do Movimento Sindical dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais (MSTTR), proporcionando a cada participante uma visão ampla sobre as principais bandeiras de luta do Movimento, ampliando o conhecimento e revitalizando o comprometimento dos mesmos com o MSTTR, a partir da base. Propõe-se, ao...

Imagem Indisponível
11/07/2014

STTR de Theobroma promove curso de derivados do leite

O Sindicato dos Trabalhadores (as) Rurais do município de Theobroma, em parceria com a Emater Theobroma, realizou de 07 a 11 de julho um curso de derivados do leite, para trabalhadoras(es) rurais do Assentamento Primavera. O curso teve o objetivo de capacitar as trabalhadoras(es) para que elas possam produzir diversos alimentos à base do leite para subsistência familiar e comercialização e, assim, contribuírem na complementação da renda familiar. O curso foi ministrado por uma extensionista da Emater do município de Alvorada do Oeste, que ensinou as participantes a produzirem diversos tipos de queijos e doces. Fonte: Assessoria STTR de Theobroma

Conferência Estadual debate assistência técnica com foco em agroecologia
11/04/2016

Conferência Estadual debate assistência técnica com foco em agroecologia

Estabelecer estratégias e ações prioritárias para promover a universalização da Assistência Técnica e Extensão Rural (Ater) pública e de qualidade aos agricultores e agricultoras familiares do Estado de Rondônia. Esse é o objetivo da 2ª Conferência Estadual de Assistência Técnica e Extensão Rural na Agricultura Familiar e Reforma Agrária, que acontecerá de 12 a 14 de abril, no Centro de Treinamento da Emater-RO (Centrer), em Ouro Preto do Oeste.    Cerca de 200 pessoas, representantes de agricultores, povos indígenas, comunidades tradicionais...