Área Restrita

Fetagro

Deputados aprovam três importantes projetos para a agricultura familiar

28/05/2015
05/06/2015
Notícias
0 ComentáriosImprimirEmail

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Em Sessão da Assembleia Legislativa realizada durante a Feira Rondônia Rural Show, nesta quinta-feira (28), em Ji-Paraná, os deputados estaduais aprovaram projetos de lei de autoria do deputado Lazinho da Fetagro (PT) que beneficiam agricultores familiares.

Foram aprovados os Projetos de Lei 064/2015, que obriga os laticínios a informarem o preço do leite antecipadamente; o PL 062/2015, que assegura o nome do cônjuge na Ficha de Controle Sanitário da Agência Idaron; e o PL 047/2015, que cria a Semana de Incentivo a Agroecologia.

“Estes projetos atendem a demandas antigas dos agricultores familiares, asseguram melhor organização da produção e oferta segurança social e econômica para as famílias”, disse o deputado, ressaltando a importância dos projetos.

Leite

“Nossa proposta torna obrigatória, no ato do pagamento do mês ao produtor, a apresentação do valor a ser pago pelo litro do leite no mês seguinte, o que permitirá ao produtor se programar e organizar melhor sua produção e, assim, garantir o sustento de sua família da forma que lhe convier, sem prejudicar sua produção”, explicou o deputado acerca do PL 064, que é autoria dos deputados Lazinho da Fetagro (PT), Ribamar Araújo (PT) e Adelino Follador (DEM).

Ficha Idaron

Não se trata apenas em incluir o nome do cônjuge, mas também é uma questão social e de garantia de direitos da família. A afirmação é do deputado Lazinho da Fetagro ao defender a aprovação de Projeto de Lei 062, que altera a Lei nº 3.306/2013, determinando a inclusão do nome do cônjuge, também como titular, na Ficha de Controle Sanitário da Agência Idaron. O deputado justificou a necessária inclusão dos nomes, quer do (a) cônjuge, quer do (a) companheiro (a), para que a titularidade seja exercida pelos dois, deixando de haver apenas um titular.

Agroecologia

Com o PL 047, está instituída a Semana Estadual de Incentivo à Agroecologia, a ser realizada anualmente entre os dias 14 e 20 de outubro. O deputado defende a importância de se demonstrar essa dimensão social da agroecologia e instituir a semana para esse tipo de produção visando não apenas a apresentação do alimento agroecológico para a sociedade, mas permitir a assistência técnica através de palestras e outras ferramentas necessárias aos que se dedicam à agroecologia no Estado.

Comentários

CAPTCHA Image
Recarregar Imagem

Veja Também

Imagem Indisponível
30/07/2014

Regional Cone Sul promove formação sindical

Iniciou ontem (29), na sede do Sindicato de Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais (STTR) de Cerejeiras, o primeiro módulo do curso de formação político sindical da Escola Nacional de Formação da CONTAG (ENFOC), para dirigentes e representantes de base sindical do Regional Cone Sul. O curso será ministrado em 3 módulos, com 3 dias cada, com objetivo de capacitar cerca de 40 lideranças sindicais do Movimento Sindical dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais (MSTTR), proporcionando a cada participante uma visão ampla sobre as principais bandeiras de luta do Movimento, ampliando o conhecimento e revitalizando o comprometimento dos mesmos com o MSTTR, a partir da base. Propõe-se, ao...

Imagem Indisponível
11/07/2014

STTR de Theobroma promove curso de derivados do leite

O Sindicato dos Trabalhadores (as) Rurais do município de Theobroma, em parceria com a Emater Theobroma, realizou de 07 a 11 de julho um curso de derivados do leite, para trabalhadoras(es) rurais do Assentamento Primavera. O curso teve o objetivo de capacitar as trabalhadoras(es) para que elas possam produzir diversos alimentos à base do leite para subsistência familiar e comercialização e, assim, contribuírem na complementação da renda familiar. O curso foi ministrado por uma extensionista da Emater do município de Alvorada do Oeste, que ensinou as participantes a produzirem diversos tipos de queijos e doces. Fonte: Assessoria STTR de Theobroma

Conferência Estadual debate assistência técnica com foco em agroecologia
11/04/2016

Conferência Estadual debate assistência técnica com foco em agroecologia

Estabelecer estratégias e ações prioritárias para promover a universalização da Assistência Técnica e Extensão Rural (Ater) pública e de qualidade aos agricultores e agricultoras familiares do Estado de Rondônia. Esse é o objetivo da 2ª Conferência Estadual de Assistência Técnica e Extensão Rural na Agricultura Familiar e Reforma Agrária, que acontecerá de 12 a 14 de abril, no Centro de Treinamento da Emater-RO (Centrer), em Ouro Preto do Oeste.    Cerca de 200 pessoas, representantes de agricultores, povos indígenas, comunidades tradicionais...