Área Restrita

Fetagro

Grito da Terra: MME e Aneel firmam compromissos para continuidade do Luz para Todos no Estado

28/05/2015
03/06/2015
Notícias
0 ComentáriosImprimirEmail

 

Em reunião no ministério de Minas e Energia, na última quarta-feira (27), como continuidade das negociações do Grito da Terra, entre Ministério, Aneel, Eletrobras, Fetagro e Contag, para se discutir o atendimento à demanda de mais de 18 mil famílias que ainda não foram contempladas com o programa Luz para Todos, foram assegurados recursos e estabelecidos novos acordos. Participaram da reunião o presidente da Fetagro, Fábio Menezes, o representante do Assentamento Joana Darc, Eloir Ferrarez, o presidente da Eletrobras Rondônia, Luiz Marcelo, o assessor da Contag, Luiz Faceo, e representantes do ministério e Aneel.

De acordo com Fábio Menezes, foram garantidos os recursos para o pagamento de 6.410 ligaçoes que estão sendo licitadas e mais 25% de aditivo, podendo chegar a 8 mil atendimentos. 

Em relação ao número de famílias ainda sem energia elétrica no Estado, a Aneel se comprometeu em atualizar a demanda no prazo de uma semana. Após atualização, a agência irá realizar uma audiência pública para discutir o atendimento. Contendo todos os resultados, a Contag irá convocar agenda com o ministro para elaborar o Plano de Universalização e a demanda para 2016.

Foi discutido também que o ministério designará um técnico para conhecer os problemas das famílias atingidas pelas usinas hidreelétricas do rio Madeira , especialmente do Assentamento Joana Darc  e participar das negociações junto com Incra e a usina Santo Antônio Energia.

Na oportunidade, Eloir Ferrarez pediu apoio e denunciou que não há mais condições de viver e produzir; e que buscam o reassentamento e a indenização de suas benfeitorias. Foram entregues os laudos que comprovam o afetamento às famílias do Joana Darc. Diante das constatações dos laudos, o ministério assegurou empenho e firmeza no diálogo com o consórcio.

Para Fábio Menezes, “tem - se um balanço positivo que é a atualização e reconhecimento da demanda por parte da Anel e a possibilidade de construir metas concretas mais ambiciosas para levar energia a todos os agricultores (as) familiares”.

Comentários

CAPTCHA Image
Recarregar Imagem

Veja Também

Imagem Indisponível
30/07/2014

Regional Cone Sul promove formação sindical

Iniciou ontem (29), na sede do Sindicato de Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais (STTR) de Cerejeiras, o primeiro módulo do curso de formação político sindical da Escola Nacional de Formação da CONTAG (ENFOC), para dirigentes e representantes de base sindical do Regional Cone Sul. O curso será ministrado em 3 módulos, com 3 dias cada, com objetivo de capacitar cerca de 40 lideranças sindicais do Movimento Sindical dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais (MSTTR), proporcionando a cada participante uma visão ampla sobre as principais bandeiras de luta do Movimento, ampliando o conhecimento e revitalizando o comprometimento dos mesmos com o MSTTR, a partir da base. Propõe-se, ao...

Imagem Indisponível
11/07/2014

STTR de Theobroma promove curso de derivados do leite

O Sindicato dos Trabalhadores (as) Rurais do município de Theobroma, em parceria com a Emater Theobroma, realizou de 07 a 11 de julho um curso de derivados do leite, para trabalhadoras(es) rurais do Assentamento Primavera. O curso teve o objetivo de capacitar as trabalhadoras(es) para que elas possam produzir diversos alimentos à base do leite para subsistência familiar e comercialização e, assim, contribuírem na complementação da renda familiar. O curso foi ministrado por uma extensionista da Emater do município de Alvorada do Oeste, que ensinou as participantes a produzirem diversos tipos de queijos e doces. Fonte: Assessoria STTR de Theobroma

Conferência Estadual debate assistência técnica com foco em agroecologia
11/04/2016

Conferência Estadual debate assistência técnica com foco em agroecologia

Estabelecer estratégias e ações prioritárias para promover a universalização da Assistência Técnica e Extensão Rural (Ater) pública e de qualidade aos agricultores e agricultoras familiares do Estado de Rondônia. Esse é o objetivo da 2ª Conferência Estadual de Assistência Técnica e Extensão Rural na Agricultura Familiar e Reforma Agrária, que acontecerá de 12 a 14 de abril, no Centro de Treinamento da Emater-RO (Centrer), em Ouro Preto do Oeste.    Cerca de 200 pessoas, representantes de agricultores, povos indígenas, comunidades tradicionais...