Área Restrita

Fetagro

Lazinho da Fetagro destaca importância de mobilizações populares

21/05/2015
Notícias
0 ComentáriosImprimirEmail

Na manhã da última quarta-feira (20), durante sessão ordinária da Assembleia Legislativa, o deputado Lazinho da Fetagro (PT) usou a tribuna para destacar a importância das mobilizações populares quanto às conquistas da classe dos trabalhadores, em especial, no avanço das políticas públicas importantes para o Brasil.

O parlamentar citou movimentos como o Grito da Terra e a Marcha das Margaridas como importantes manifestações e destacou que, mesmo tendo consciência do atual cenário de escândalos de corrupção, cerca de 4 mil trabalhadores rurais em todo país saíram às ruas para fazer valer os seus direitos.

Lazinho da Fetagro disse que a corrupção no Brasil é muito forte, mas que não é uma realidade de apenas um partido. “Já se tornou um modelo”, declarou o deputado, criticando a postura do Congresso Nacional que, segundo ele, “não tem coragem de fazer as mudanças que precisam ser feitas, mas que tentam fragilizar o governo federal com campanhas de desmoralização contra a Petrobrás”.

O deputado destacou programas do governo federal voltados à agricultura familiar que, segundo ele, resultaram em avanços para o País. Lazinho da Fetagro também citou o programa Mais Médicos, na área da saúde, e disse que o programa é criticado, mas que a realidade é diferente.

“O gestor público não tem domínio da administração da saúde e o Mais Médicos trouxe mais qualidade de vida pra muitos brasileiros, assim como o Minha Casa Minha Vida trouxe dignidade a milhares de famílias”, destacou Lazinho da Fetagro, informando que para Rondônia foram investidos mais de R$ 15 milhões em moradia.

O deputado citou programas como o Fiés e o Luz para Todos. De acordo com o parlamentar, são programas que ainda precisam avançar, mas que trouxeram oportunidades aos brasileiros.

“Quem diria que um dia o filho do pobre poderia cursar uma faculdade. Tem ainda o programa Ciência Sem Fronteiras, que dá a oportunidade de estudos fora do país, e tudo graças a lutas e mobilizações”, salientou Lazinho da Fetagro.

Ainda sobre programas do governo federal, o deputado citou os benefícios do Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf), e destacou que atualmente cerca de R$ 30 milhões estão sendo investidos no setor.

Para o parlamentar, o Congresso Nacional agora começa a castigar o povo brasileiro, com medidas que interferem em programas do próprio governo federal como a questão da terceirização. “Com esse novo ajuste, o Congresso, um dos mais reacionários, poderá fazer o país entrar em recessão”, declarou.

Lazinho da Fetagro afirmou que os políticos precisam pensar no que estão fazendo sem culpar um ou outro. “Temos que ter a responsabilidade de saber que nosso foco são as conquistas para classe de trabalhadores, feitas para os menos favorecidos”, disse.

O deputado lembrou que nos últimos 12 anos o país teve muitas conquistas importantes e que o momento não é usar a corrupção do país para justificar a falta de comprometimento no avanço das políticas públicas.

Em aparte, o deputado Adelino Follador (DEM) parabenizou o discurso do parlamentar e em relação aos escândalos de corrupção, disse acreditar na punição de pessoas e não de partidos. Segundo Follador, “a pior pena para o corrupto é obrigá-lo a devolver o dinheiro roubado”.

O deputado Aélcio da TV (PP), disse que já acreditou que a forma socialista era a melhor forma de governar, “mas é inegável que nos últimos 12 anos o Brasil diversificou muito a distribuição de renda”.

Lazinho concluiu seu discurso afirmando que sua intenção é enfatizar que “o povo mobilizado é o foco”, porém, segundo o deputado, desde que idealizado com a intenção de fortalecer o setor onde vive no fortalecimento das cidades, das políticas públicas do campo.

“Cada família que vive no campo com dignidade é uma família a menos passando dificuldade na cidade”, concluiu Lazinho da Fetagro.

 

FONTE: ALE/RO - DECOM

Comentários

CAPTCHA Image
Recarregar Imagem

Veja Também

Imagem Indisponível
30/07/2014

Regional Cone Sul promove formação sindical

Iniciou ontem (29), na sede do Sindicato de Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais (STTR) de Cerejeiras, o primeiro módulo do curso de formação político sindical da Escola Nacional de Formação da CONTAG (ENFOC), para dirigentes e representantes de base sindical do Regional Cone Sul. O curso será ministrado em 3 módulos, com 3 dias cada, com objetivo de capacitar cerca de 40 lideranças sindicais do Movimento Sindical dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais (MSTTR), proporcionando a cada participante uma visão ampla sobre as principais bandeiras de luta do Movimento, ampliando o conhecimento e revitalizando o comprometimento dos mesmos com o MSTTR, a partir da base. Propõe-se, ao...

Imagem Indisponível
11/07/2014

STTR de Theobroma promove curso de derivados do leite

O Sindicato dos Trabalhadores (as) Rurais do município de Theobroma, em parceria com a Emater Theobroma, realizou de 07 a 11 de julho um curso de derivados do leite, para trabalhadoras(es) rurais do Assentamento Primavera. O curso teve o objetivo de capacitar as trabalhadoras(es) para que elas possam produzir diversos alimentos à base do leite para subsistência familiar e comercialização e, assim, contribuírem na complementação da renda familiar. O curso foi ministrado por uma extensionista da Emater do município de Alvorada do Oeste, que ensinou as participantes a produzirem diversos tipos de queijos e doces. Fonte: Assessoria STTR de Theobroma

Conferência Estadual debate assistência técnica com foco em agroecologia
11/04/2016

Conferência Estadual debate assistência técnica com foco em agroecologia

Estabelecer estratégias e ações prioritárias para promover a universalização da Assistência Técnica e Extensão Rural (Ater) pública e de qualidade aos agricultores e agricultoras familiares do Estado de Rondônia. Esse é o objetivo da 2ª Conferência Estadual de Assistência Técnica e Extensão Rural na Agricultura Familiar e Reforma Agrária, que acontecerá de 12 a 14 de abril, no Centro de Treinamento da Emater-RO (Centrer), em Ouro Preto do Oeste.    Cerca de 200 pessoas, representantes de agricultores, povos indígenas, comunidades tradicionais...