Área Restrita

Fetagro

Festival da Juventude Rural: Rondônia tem participação ativa e conquista premiações

05/05/2015
07/05/2015
Notícias
0 ComentáriosImprimirEmail

A juventude rural de Rondônia deixou sua marca no 3° Festival Nacional da Juventude Rural, realizado de 27 a 30 de abril, em Brasília. Com participação ativa em toda a programação do Festival, os mais de 130 jovens de todo o Estado compartilharam experiências e informações em oficinas temáticas, contribuindo na defesa de um meio rural com qualidade de vida e desenvolvimento sustentável e solidário e incentivando a permanência no campo. Prestigiaram as atividades culturais que reforçaram a identidade dos trabalhadores e trabalhadoras rurais, mas que também mostraram a necessidade de incentivo à cultura no campo. E nas atividades esportivas, a competição - comum em disputas - deu lugar à integração e confraternização da juventude rural brasileira. Desejosos por classificações nas modalidades em que disputavam, mas revestidos pelo espírito de união, nossos representantes conquistaram para o Estado o 1° lugar nas modalidades vôlei, futebol e atletismo/corrida masculino; 2° lugar no futsal masculino; 1° lugar na sinuca feminino; e 3° lugar no futebol feminino. Encerrando as ações do Festival, os/as jovens realizaram ato pelas ruas da capital federal até a Esplanada dos Ministérios, levando a bandeira da juventude na luta por Terra, Políticas Públicas e Sucessão Rural no Brasil e toda América Latina.

 

Presidenta Dilma
Em reconhecimento a importância da juventude rural, a presidenta Dilma Rousseff marcou presença no penúltimo dia do 3º Festival da Juventude Rural. Em seu pronunciamento ela ressaltou que as várias conquistas só chegam ao campo devido às reivindicações pautadas nas ações de massa estratégicas do Movimento Sindical dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais (MSTTR), a exemplo do Festival da Juventude Rural, Marcha das Margaridas e Grito da Terra Brasil; e enalteceu a força da juventude rural. “Nós daremos suporte ao desenvolvimento de vocês, pois são os jovens do campo que garantem a comida na mesa da nossa população. Em vocês está o futuro desse país”, disse.

 

A presidenta ainda destacou a necessidade do governo se empenhar para fortalecer o campo com agroindústria familiar; Produção de alimentos agroecológicos sem contaminação e manipulação; Internet na zona rural para jovens agricultores (as); Reforma Agrária com Assistência Técnica e Crédito; Habitação com qualidade, onde citou o Minha Casa, Minha Vida Rural; Acesso à Educação, com Escolas Técnicas e Universidades no meio rural.

 

Para o jovem Marcio Porto, dirigente do STTR de Ji-Paraná, o festival já se consagrou como uma das mais importantes ações do MSTTR em defesa dos trabalhadores rurais e da agricultura familiar. “Estivemos lá (no 3° festival da juventude rural), apresentando nossas pautas e debatendo o futuro do campo Brasileiro”.

 

O secretário de Jovens da FETAGRO, Ailton Santos, falou com alegria e satisfação acerca da participação da delegação rondoniense. “Nossos jovens tiveram uma grande oportunidade de conhecimento e empoderamento. Compreendemos cada vez mais que para que seja assegurada sucessão rural é preciso acesso amplo às políticas públicas, onde a juventude do campo seja reconhecida como sujeito integral no desenvolvimento rural sustentável e solidário. Por isso, estamos engrandecidos pela ida ao festival e convictos de que nossa luta continua”.

 

Para Mazé Morais, secretária de Juventude Rural da CONTAG, o Festival deixou a sensação de que o Movimento Sindical Rural faz o caminho certo investindo em ações estratégicas, a exemplo do 3º Festival da Juventude Rural. “Nossa voz não será nunca silenciada, estaremos sempre gritando e mostrando ao poder público e para a sociedade o ideal de campo, Floresta e Águas que queremos. O nosso 3º Festival fica na história como um momento de fortalecimento e compromisso com a luta”, disse.

 

Galeria

Comentários

CAPTCHA Image
Recarregar Imagem

Veja Também

Imagem Indisponível
30/07/2014

Regional Cone Sul promove formação sindical

Iniciou ontem (29), na sede do Sindicato de Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais (STTR) de Cerejeiras, o primeiro módulo do curso de formação político sindical da Escola Nacional de Formação da CONTAG (ENFOC), para dirigentes e representantes de base sindical do Regional Cone Sul. O curso será ministrado em 3 módulos, com 3 dias cada, com objetivo de capacitar cerca de 40 lideranças sindicais do Movimento Sindical dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais (MSTTR), proporcionando a cada participante uma visão ampla sobre as principais bandeiras de luta do Movimento, ampliando o conhecimento e revitalizando o comprometimento dos mesmos com o MSTTR, a partir da base. Propõe-se, ao...

Imagem Indisponível
11/07/2014

STTR de Theobroma promove curso de derivados do leite

O Sindicato dos Trabalhadores (as) Rurais do município de Theobroma, em parceria com a Emater Theobroma, realizou de 07 a 11 de julho um curso de derivados do leite, para trabalhadoras(es) rurais do Assentamento Primavera. O curso teve o objetivo de capacitar as trabalhadoras(es) para que elas possam produzir diversos alimentos à base do leite para subsistência familiar e comercialização e, assim, contribuírem na complementação da renda familiar. O curso foi ministrado por uma extensionista da Emater do município de Alvorada do Oeste, que ensinou as participantes a produzirem diversos tipos de queijos e doces. Fonte: Assessoria STTR de Theobroma

Conferência Estadual debate assistência técnica com foco em agroecologia
11/04/2016

Conferência Estadual debate assistência técnica com foco em agroecologia

Estabelecer estratégias e ações prioritárias para promover a universalização da Assistência Técnica e Extensão Rural (Ater) pública e de qualidade aos agricultores e agricultoras familiares do Estado de Rondônia. Esse é o objetivo da 2ª Conferência Estadual de Assistência Técnica e Extensão Rural na Agricultura Familiar e Reforma Agrária, que acontecerá de 12 a 14 de abril, no Centro de Treinamento da Emater-RO (Centrer), em Ouro Preto do Oeste.    Cerca de 200 pessoas, representantes de agricultores, povos indígenas, comunidades tradicionais...