
Festival reúne mais de 2 mil jovens trabalhadores/as rurais
O 14º Festival Estadual da Juventude Rural, realizado no último sábado, no município de Seringueiras, superou as expectativas. Essa sensação foi compartilhada pelos mais de dois mil jovens trabalhadores e trabalhadoras rurais participantes.
Para a Comissão Estadual Organizadora e o Sindicato de Seringueiras, anfitrião do evento, o Festival alcançou harmonia na proposta de unir confraternização, diversão e reflexão acerca da sustentabilidade no campo dos mais jovens representantes da classe trabalhadora rural.
A organização da produção tem sido compreendida como estímulo ao empreendedorismo rural. E o Festival trouxe nesta edição como tema Juventude e Empreendedorismo Rural e como lema Jovem Agricultor Permanecendo no Campo e Sendo Empreendedor.
Além do entretenimento, o Festival tem sido um grande espaço de muito diálogo, reflexão e de articulação política para o fortalecimento e permanência dos jovens no campo. Os temas empreendedorismo, educação no campo e Programa Jovem Saber nortearam os debates durante o evento, por meio da realização de oficinas.
“Lutamos e nos organizamos para que a juventude não saia do campo. E o Festival é mais um passo que damos para reafirmarmos a importância da nossa permanência no campo com dignidade e renda”, disse Ailton Nunes, Secretário de Juventude da FETAGRO.
Para Heider Bonfim, funcionário do STTR de Seringueiras e integrante da comissão organizadora, “o evento também cumpre o papel de formação e organização sindical, contribuindo no fortalecimento da juventude junto aos sindicatos”.
Atividades culturais e esportivas
O Festival também é um momento em que os jovens têm a oportunidade de mostrar seus talentos. Por meio de atividades culturais como a dança, música e poesia muitos jovens de vários municípios retrataram, com orgulho e com crítica, a realidade da vida jovem no campo.
O esporte também foi valorizado com a realização de competições em diversas modalidades. Troféus de confecção exclusiva do artesão Adriano santos da Silva, foram oferecidos aos vencedores.
Os jovens desfrutaram ainda de muita música tocada ao vivo durante todo o dia. A dupla sertaneja Henrique e Renan e a banda LM Stilus comandaram a animação musical.
CUT
A Central Única dos Trabalhadores (CUT/RO) mais uma vez prestigiou o Festival. Representada pelo presidente Itamar Ferreira, pelo vice-presidente José Cícero, pela secretária de finanças Euzilene Pereira, pelo secretário geral Raimundo Enelcio Pereira e pelo secretário de igualdade racial Marco José Fernandes, a Central reafirmou seu apoio às ações dos sindicatos rurais, e em especial a juventude rural.
“É uma alegria participar do Festival. Apostamos e apoiamos essa organização”, disse Itamar Ferreira acrescentando que o momento é valoroso pelo compartilhamento de experiências e reflexão dos jovens.
O Festival acontece desde o ano de 1997 sob organização da Comissão Estadul Organizadora, em parceria com a FETAGRO e Sindicatos filiados a Federação.
Fonte: Assessoria FETAGRO