Área Restrita

Fetagro

Festival da juventude rural de Cacoal será neste sábado, 12

11/07/2014
06/05/2015
6
Notícias
0 ComentáriosImprimirEmail

Com expectativa de reunir cerca de 300 jovens trabalhadores rurais, será realizado neste sábado, dia 12, na Comunidade Santo Antônio, Linha 11, em Cacoal, a 10º edição do Festival Municipal de Jovens.

O festival é uma promoção do Sindicato de Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais de Cacoal, por meio da Secretaria de Jovens, e tem o objetivo de promover um dia de confraternização e interação entre a juventude de diversos setores rurais do município, com realização de diferentes modalidades esportivas e culturais.

De acordo com a secretária de jovens do STTR, Valdicléia Gonçalves, toda a organização do evento conta com apoio dos demais diretores do sindicato, assessores e funcionários e tem também a expectativa de proporcionar, com a interação, maior diálogo e reflexão sobre a importância dos jovens rurais como sujeitos estratégicos de fortalecimento da agricultura familiar e da categoria trabalhadora rural. Esta edição do festival traz como tema “Juventude e Participação Política” e como lema “Jovem agricultor com o seu voto mostrando o seu valor”.

Festival estadual

O festival de jovens de Cacoal dá início à realização dos chamados Pré-festivais da Juventude Rural deste ano, sob responsabilidade das Secretarias de Jovens Trabalhadores Rurais dos STTRs. Os pré-festivais antecedem o Festival Estadual da Juventude Rural que neste ano está em sua 16º edição, programada para o dia 20 de setembro, no município de Ji-Paraná.  O lema e o tema do festival estadual (“Juventude e Participação Política” e “Jovem agricultor com o seu voto mostrando o seu valor”, respectivamente) é seguido pelos pré-festivais.

Ação de massa jovem

Os festivais, seja na etapa municipal (pré-festivais) ou na estadual, têm sido um espaço de confraternização e também de reflexão política. Caracterizam-se uma ação de massa dos jovens do campo. Nos festivais estão estampadas as bandeiras da juventude rural por melhores condições de vida e trabalho no campo, inclusive a garantia de uma sucessão rural de qualidade, que possibilite ao(à) jovem permanecer no campo com garantia de acesso à terra, sustentabilidade ambiental, condições de trabalho decente e políticas públicas diferenciadas. “Nós compreendemos aquele momento como um meio de afirmar nossas concepções de vida, reafirmando nosso desejo de permanecerem no campo com qualidade de vida”, reforçou Ailton dos Santos, secretário de jovens da FETAGRO.

Fonte: Assessoria FETAGRO

Comentários

CAPTCHA Image
Recarregar Imagem

Veja Também

Imagem Indisponível
30/07/2014

Regional Cone Sul promove formação sindical

Iniciou ontem (29), na sede do Sindicato de Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais (STTR) de Cerejeiras, o primeiro módulo do curso de formação político sindical da Escola Nacional de Formação da CONTAG (ENFOC), para dirigentes e representantes de base sindical do Regional Cone Sul. O curso será ministrado em 3 módulos, com 3 dias cada, com objetivo de capacitar cerca de 40 lideranças sindicais do Movimento Sindical dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais (MSTTR), proporcionando a cada participante uma visão ampla sobre as principais bandeiras de luta do Movimento, ampliando o conhecimento e revitalizando o comprometimento dos mesmos com o MSTTR, a partir da base. Propõe-se, ao...

Imagem Indisponível
11/07/2014

STTR de Theobroma promove curso de derivados do leite

O Sindicato dos Trabalhadores (as) Rurais do município de Theobroma, em parceria com a Emater Theobroma, realizou de 07 a 11 de julho um curso de derivados do leite, para trabalhadoras(es) rurais do Assentamento Primavera. O curso teve o objetivo de capacitar as trabalhadoras(es) para que elas possam produzir diversos alimentos à base do leite para subsistência familiar e comercialização e, assim, contribuírem na complementação da renda familiar. O curso foi ministrado por uma extensionista da Emater do município de Alvorada do Oeste, que ensinou as participantes a produzirem diversos tipos de queijos e doces. Fonte: Assessoria STTR de Theobroma

Conferência Estadual debate assistência técnica com foco em agroecologia
11/04/2016

Conferência Estadual debate assistência técnica com foco em agroecologia

Estabelecer estratégias e ações prioritárias para promover a universalização da Assistência Técnica e Extensão Rural (Ater) pública e de qualidade aos agricultores e agricultoras familiares do Estado de Rondônia. Esse é o objetivo da 2ª Conferência Estadual de Assistência Técnica e Extensão Rural na Agricultura Familiar e Reforma Agrária, que acontecerá de 12 a 14 de abril, no Centro de Treinamento da Emater-RO (Centrer), em Ouro Preto do Oeste.    Cerca de 200 pessoas, representantes de agricultores, povos indígenas, comunidades tradicionais...