Área Restrita

Fetagro

Negociação GTE: Incra assegura habitação para assentados e salas de Cidadania em sindicatos; falta de orçamento traz limitações em ações do órgão

27/06/2014
06/05/2015
6
Notícias
0 ComentáriosImprimirEmail

Aconteceu na manhã desta quinta-feira (26), na sede do Incra em Ji-Paraná, reunião para continuação da negociação do Grito da Terra Estadual 2014, com o superintendente regional do instituto, Luiz Flávio. Participaram o presidente da FETAGRO, Fábio Menezes, dirigentes dos STTRs filiados e representantes de associações e assentamentos.

Entre os principais pontos da pauta, reivindicados e propostos pelos trabalhadores (as) rurais na agriculuira familiar, consta: regularização de títulos, priorizando agricultores familiares; destinação de terras públicas para fim de reforma agrária; regularização dos assentamentos existentes, combatendo a concentração de terra; investimento em infraestrutura em assentamentos, especialmente com estradas, sistema de água e energia elétrica e habitação rural; e implantação da Sala da Cidadania nos STTRs.

A reunião foi aberta com as falas do superintendente do INCRA e do presidente da FETAGRO, agradecendo a presença de todos e dando as boas vindas. Luiz Flávio destacou que é com satisfação que volta a se reunir com as representações sindicais, “uma vez que sempre está à disposição da categoria e tem a FETAGRO e os STTRs como parceiros”. Fábio Menezes ressaltou que aquela reunião é uma continuação das negociações já iniciadas no Grito da Terra Brasil, realizado em maio.

Em resposta à reivindicação de regularização dos assentamentos, o superintende Luiz Flávio alegou falta de orçamento e afirmou que a questão só deverá ser revista no próximo ano, devido este ano ser atípico, referindo-se especialmente as eleições. Quanto a investimentos para melhoria de infraestrutura nos assentamentos, o titular do Incra informou que estão sendo tomadas algumas medidas como fechamento de demandas para habitações e construção de poços artesianos, bem como de equipamentos para fomentar a comercialização das produções. Flávio reafirmou que a supressão orçamentária do órgão traz limitações em suas ações, como para investimento em abertura e recuperação de estradas. Em relação a energia elétrica nos assentamentos, ele adiantou que os recursos do programa Luz para Todos não suprirão toda demanda.

Para agilizar o processo de implantação da Sala de Cidadania nos Sindicatos dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais, o Incra assegurou que será ofertada uma oficina de capacitação para operacionalização da Sala da Cidadania, no dia 14 de julho, em Ji-Paraná.

Foi acordado também que serão elaboradas, pela FETAGRO e Incra,  agendas de reuniões para mobilização e organização do Programa Nacional de Habitação Rural/Minha Casa Minha Vida para assentamentos demandados pelo movimento sindical.

Outras demandas apresentadas, como: regularização de títulos, priorizando agricultores familiares que têm a posse do imóvel; destinação de terras públicas para fim de reforma agrária; revisão dos valores dos Títulos entregues nos assentamentos da reforma agrária, com valores muito elevados; entre outros foram debatidos e considerados pelo superintendente que também se comprometeu em priorizá-los a partir da regulamentação da lei 13001/2014, que dispõe sobre a liquidação de créditos concedidos aos assentados da reforma agrária e dá novas providências para regularização  e titulação dos projetos de assentamentos da reforma agrária.

  Fonte: Assessoria FETAGRO    

Comentários

CAPTCHA Image
Recarregar Imagem

Veja Também

Imagem Indisponível
30/07/2014

Regional Cone Sul promove formação sindical

Iniciou ontem (29), na sede do Sindicato de Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais (STTR) de Cerejeiras, o primeiro módulo do curso de formação político sindical da Escola Nacional de Formação da CONTAG (ENFOC), para dirigentes e representantes de base sindical do Regional Cone Sul. O curso será ministrado em 3 módulos, com 3 dias cada, com objetivo de capacitar cerca de 40 lideranças sindicais do Movimento Sindical dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais (MSTTR), proporcionando a cada participante uma visão ampla sobre as principais bandeiras de luta do Movimento, ampliando o conhecimento e revitalizando o comprometimento dos mesmos com o MSTTR, a partir da base. Propõe-se, ao...

Imagem Indisponível
11/07/2014

STTR de Theobroma promove curso de derivados do leite

O Sindicato dos Trabalhadores (as) Rurais do município de Theobroma, em parceria com a Emater Theobroma, realizou de 07 a 11 de julho um curso de derivados do leite, para trabalhadoras(es) rurais do Assentamento Primavera. O curso teve o objetivo de capacitar as trabalhadoras(es) para que elas possam produzir diversos alimentos à base do leite para subsistência familiar e comercialização e, assim, contribuírem na complementação da renda familiar. O curso foi ministrado por uma extensionista da Emater do município de Alvorada do Oeste, que ensinou as participantes a produzirem diversos tipos de queijos e doces. Fonte: Assessoria STTR de Theobroma

Conferência Estadual debate assistência técnica com foco em agroecologia
11/04/2016

Conferência Estadual debate assistência técnica com foco em agroecologia

Estabelecer estratégias e ações prioritárias para promover a universalização da Assistência Técnica e Extensão Rural (Ater) pública e de qualidade aos agricultores e agricultoras familiares do Estado de Rondônia. Esse é o objetivo da 2ª Conferência Estadual de Assistência Técnica e Extensão Rural na Agricultura Familiar e Reforma Agrária, que acontecerá de 12 a 14 de abril, no Centro de Treinamento da Emater-RO (Centrer), em Ouro Preto do Oeste.    Cerca de 200 pessoas, representantes de agricultores, povos indígenas, comunidades tradicionais...