Área Restrita

Fetagro

Unir aprova curso de Licenciatura em Educação do Campo

20/06/2014
06/05/2015
6
Notícias
0 ComentáriosImprimirEmail

No último dia 10 de junho, o curso de Licenciatura em Educação do Campo foi aprovado em todas as instâncias institucionais da Universidade Federal de Rondônia (Unir). A informação foi repassada pela coordenadora do Departamento de Educação, professora Flavine Miranda, à Federação dos Trabalhadores na Agricultura de Rondônia (FETAGRO) que comemora a notícia.

A implantação do curso de Licenciatura em Educação do Campo, que tramita no Campus da Unir em Rolim de Moura, é considerada pelo Movimento Sindical Rural uma vitória. Este curso vem ao encontro das expectativas dos representantes do campo para uma educação do campo de qualidade, que respeita as especificidades e os princípios da educação do campo, baseados nas relações educador, educando e comunidade.

De acordo com o secretário de juventude da FETAGRO, Ailton dos Santos, esse curso de graduação é resultado de reivindicações e proposições do campo para uma educação pensada para as demandas específicas do campo, e deverá contribui para evitar que o ingresso de jovens e adultos na educação superior reforce a alternativa de deixar de viver no campo.

Foram responsáveis pela elaboração do Projeto Político-Pedagógico do curso os professores dos Departamentos de Educação, História e Agronomia, do Campus da UNIR em Rolim de Moura, FETAGRO, Movimento dos Pequenos Agricultores (MPA) e Associação das Escolas Famílias Agrícolas (Aefaro).

O curso deverá ser aplicado no sistema de alternância, subdividindo-se em Tempo Escola e Tempo Comunidade, e tem como público-alvo moradores ou trabalhadores da área rural que queiram trabalhar como educadores nas séries finais do Ensino Fundamental e no Ensino Médio. A previsão de início do curso é para o segundo semestre letivo de 2014.

Fonte: Assessoria FETAGRO

Comentários

CAPTCHA Image
Recarregar Imagem

Veja Também

Imagem Indisponível
30/07/2014

Regional Cone Sul promove formação sindical

Iniciou ontem (29), na sede do Sindicato de Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais (STTR) de Cerejeiras, o primeiro módulo do curso de formação político sindical da Escola Nacional de Formação da CONTAG (ENFOC), para dirigentes e representantes de base sindical do Regional Cone Sul. O curso será ministrado em 3 módulos, com 3 dias cada, com objetivo de capacitar cerca de 40 lideranças sindicais do Movimento Sindical dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais (MSTTR), proporcionando a cada participante uma visão ampla sobre as principais bandeiras de luta do Movimento, ampliando o conhecimento e revitalizando o comprometimento dos mesmos com o MSTTR, a partir da base. Propõe-se, ao...

Imagem Indisponível
11/07/2014

STTR de Theobroma promove curso de derivados do leite

O Sindicato dos Trabalhadores (as) Rurais do município de Theobroma, em parceria com a Emater Theobroma, realizou de 07 a 11 de julho um curso de derivados do leite, para trabalhadoras(es) rurais do Assentamento Primavera. O curso teve o objetivo de capacitar as trabalhadoras(es) para que elas possam produzir diversos alimentos à base do leite para subsistência familiar e comercialização e, assim, contribuírem na complementação da renda familiar. O curso foi ministrado por uma extensionista da Emater do município de Alvorada do Oeste, que ensinou as participantes a produzirem diversos tipos de queijos e doces. Fonte: Assessoria STTR de Theobroma

Conferência Estadual debate assistência técnica com foco em agroecologia
11/04/2016

Conferência Estadual debate assistência técnica com foco em agroecologia

Estabelecer estratégias e ações prioritárias para promover a universalização da Assistência Técnica e Extensão Rural (Ater) pública e de qualidade aos agricultores e agricultoras familiares do Estado de Rondônia. Esse é o objetivo da 2ª Conferência Estadual de Assistência Técnica e Extensão Rural na Agricultura Familiar e Reforma Agrária, que acontecerá de 12 a 14 de abril, no Centro de Treinamento da Emater-RO (Centrer), em Ouro Preto do Oeste.    Cerca de 200 pessoas, representantes de agricultores, povos indígenas, comunidades tradicionais...