Área Restrita

Fetagro

Saúde do trabalhador (a) em destaque para o MSTTR nesta semana

29/05/2014
06/05/2015
6
Notícias
0 ComentáriosImprimirEmail

Lideranças do Movimento Sindical dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais de Rondônia participam de 26 a 30 de maio, em Várzea Grande/MT, do  curso do Projeto  de Formação de Lideranças para Gestão da Política Nacional de Saúde das Populações do Campo, Floresta e Águas.

O curso é uma das ações do Projeto Saúde, idealizado pelo MSTTR (Contag/Fetags/STTRs), que tratará de questões voltadas não somente para saúde, mas também trabalho, meio ambiente e alimentação. O Projeto Saúde será trabalhado em 19 estados brasileiros, e se soma a várias ações articuladas do governo e do Movimento Sindical, como por exemplo, os Centros de Referência em Saúde do Trabalhador (Cerest). Estas ações visam fazer levantamentos e sistematizações, de forma a criar uma base mais sólida para a implementação da Política Nacional de Saúde Integral das populações do campo, das florestas e das águas.

O MSTTR de Rondônia está representado pelos dirigentes sindicais Creonice Vilarim (FETAGRO), Clarinda da Silva (STTR Chupinguaia), Teófilo Santana (STTR Vilhena), Divino Borges (STTR Cerejeiras) e Hélio Borges (STTR de Corumbiara) que serão os facilitadores na implementação do projeto no Estado. A maioria dos integrantes pertence à Região do Cone Sul, especialmente porque esta região concentra maior uso de agrotóxicos e apresenta elevado número de contaminações e acidentes de trabalhos, devido o crescimento do agronegócio.

Este é o primeiro módulo do curso de capacitação dos facilitadores que será concluído em três encontros, contemplando as cinco regiões do país.  Neste primeiro módulo tem sido refletido sobre o Sistema Único de Saúde (SUS) como política pública na perspectiva na garantia de direitos e conquistas frente os modelos de desenvolvimento rural em disputa; tem-se conhecido sobre a Política Nacional de Saúde Integral para a População do Campo e da Floresta, identificando os seus desafios para a implementação em cada território; bem como construindo relações pedagógicas e políticas que viabilizem o pertencimento ao projeto e estabelecendo articulação entre MSTTR e gestores/trabalhadores do SUS para elaboração de estratégias para implementação da Política Nacional de Saúde Integral.

Conferência

Com objetivo de analisar prioridades e elaborar propostas para a implementação da Política Nacional de Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora, considerando os processos produtivos no território e a situação de saúde dos trabalhadores, está sendo realizada de 28 a 29, a 2ª Conferência Macrorregional de Saúde do Trabalhador e Trabalhadora, em Vilhena, com a participação do STTR de Vilhena/Chupinguaia.

Vigilância em saúde

Outra atividade com foco na saúde do trabalhador está sendo realizada nesta semana. Acontece, também em Vilhena, o Curso Básico de Vigilância em Saúde do Trabalhador, debatendo principalmente sobre o controle social e de intervenção nos processos produtivos de saúde e sobre o controle dos agravos à saúde do Trabalhador. Participa deste curso o dirigente do STTR de Vilhena/Chupinguaia, Ademir Aparecido Clementino.

Fonte: Assessoria FETAGRO

Comentários

CAPTCHA Image
Recarregar Imagem

Veja Também

Imagem Indisponível
30/07/2014

Regional Cone Sul promove formação sindical

Iniciou ontem (29), na sede do Sindicato de Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais (STTR) de Cerejeiras, o primeiro módulo do curso de formação político sindical da Escola Nacional de Formação da CONTAG (ENFOC), para dirigentes e representantes de base sindical do Regional Cone Sul. O curso será ministrado em 3 módulos, com 3 dias cada, com objetivo de capacitar cerca de 40 lideranças sindicais do Movimento Sindical dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais (MSTTR), proporcionando a cada participante uma visão ampla sobre as principais bandeiras de luta do Movimento, ampliando o conhecimento e revitalizando o comprometimento dos mesmos com o MSTTR, a partir da base. Propõe-se, ao...

Imagem Indisponível
11/07/2014

STTR de Theobroma promove curso de derivados do leite

O Sindicato dos Trabalhadores (as) Rurais do município de Theobroma, em parceria com a Emater Theobroma, realizou de 07 a 11 de julho um curso de derivados do leite, para trabalhadoras(es) rurais do Assentamento Primavera. O curso teve o objetivo de capacitar as trabalhadoras(es) para que elas possam produzir diversos alimentos à base do leite para subsistência familiar e comercialização e, assim, contribuírem na complementação da renda familiar. O curso foi ministrado por uma extensionista da Emater do município de Alvorada do Oeste, que ensinou as participantes a produzirem diversos tipos de queijos e doces. Fonte: Assessoria STTR de Theobroma

Conferência Estadual debate assistência técnica com foco em agroecologia
11/04/2016

Conferência Estadual debate assistência técnica com foco em agroecologia

Estabelecer estratégias e ações prioritárias para promover a universalização da Assistência Técnica e Extensão Rural (Ater) pública e de qualidade aos agricultores e agricultoras familiares do Estado de Rondônia. Esse é o objetivo da 2ª Conferência Estadual de Assistência Técnica e Extensão Rural na Agricultura Familiar e Reforma Agrária, que acontecerá de 12 a 14 de abril, no Centro de Treinamento da Emater-RO (Centrer), em Ouro Preto do Oeste.    Cerca de 200 pessoas, representantes de agricultores, povos indígenas, comunidades tradicionais...