Área Restrita

Fetagro

FETAGRO prestigia entrega de maquinários e de títulos de regularização fundiária

24/05/2014
06/05/2015
6
Notícias
0 ComentáriosImprimirEmail

A FETAGRO, representada pelo presidente Fábio Menezes, prestigiou a cerimônia de entrega de máquinas do PAC 2 Equipamentos para municípios do estado com menos de 50 mil habitantes e de títulos definitivos de propriedades do Terra Legal entregues para produtores rurais, atingindo a marca de mil títulos neste ano. O evento ocorreu nesta sexta-feira (23), durante a Feira Rondônia Rural Show, em Ji-Paraná.

Com a presença do ministro do Desenvolvimento Agrário, Miguel Rossetto, foram entregues 45 caminhões-caçambas, completando a doação de 135 máquinas para os municípios de Rondônia. Os municípios já haviam sido contemplados, também pelo PAC 2, com uma retroescavadeira, uma motoniveladora e um caminhão pipa.  O ministro lembrou que “as máquinas são parte das ações do Governo Federal para o fortalecimento da agricultura familiar e melhoria da qualidade de vida no campo”.

Em relação a entrega dos títulos de regularização fundiária, o ministro avaliou “que este é um trabalho fundamental para o fim dos conflitos agrários”.   Com o título definitivo, emitido pelo programa Terra Legal do MDA, o agricultor tem reconhecido seu direito sobre a sua propriedade e tem condição de acessar todas  as políticas de fortalecimento da agricultura familiar que o Governo Federal disponibiliza.

Em sua fala, o presidente Fábio, ressaltou a importância daquele momento para o desenvolvimento rural sustentável e para a agricultura familiar, neste ano, celebrado como Ano Internacional da Agricultura Familiar. Mas pontuou que os conflitos agrários ainda são problemas do cotidiano e que é preciso avançar para o fim destes; que o Pronera é uma importante política para a reforma agrária, mas que precisa ser redirecionada; e que o movimento sindical gostaria  de contribuir para esta construção.

Ele destacou também os programas Luz para Todos e Habitação Rural/Minha Casa Minha Vida, que têm transformado a vida dos agricultores (as) familiares e dado dignidade ao campo. Fábio colocou que o Luz para Todos dá condições de implantar agroindústrias e armazenar a produção, entre outras benfeitorias, mas ainda precisa atender mais de 18 mil famílias no Estado. Observou que o Programa Nacional de Habitação Rural PNHR também precisa de avanços,  pois há uma grande demanda nos assentamentos, nas áreas quilombolas e indígenas  e nas propriedades da agricultura familiar.

Fábio mais uma vez posicionou que a Federação e os Sindicatos de Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais querem construir junto com o governo federal o entendimento de que estes pontos são prioridades para fortalecimento da agricultura familiar.E que, especialmente neste ano, é preciso garantir esses avanços e dar continuidade a esse conjunto de políticas públicas que a presidenta Dilma tem desenvolvido.

Na oportunidade, o dirigente registrou a alegria em ter a presença do ministro novamente em Rondônia, recordando a vinda dele a segunda edição da Feira Estadual de Produção da Agricultura familiar (Fepaf), promovida pela FETAGRO e Sindicatos de Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais, em 2005.

Propostas

Na ocasião, o presidente da FETAGRO, Fábio Menezes, entregou ao ministro Miguel Rossetto, um documento que registra propostas para o fortalecimento da agricultura familiar, que versam em áreas como da educação e agrária. “Tivemos a possibilidade de discutir sobre o crescimento e fortalecimento da agricultura familiar, que é a principal bandeira da FETAGRO e que também é priorizada pelo ministro, pelo MDA”, registrou.

Visitas

Após a doação de máquinas e a entrega de títulos, o ministro Miguel Rossetto, visitou o estande do Programa Mais Alimentos e das agroindústrias da agricultura familiar, acompanhado do presidente da FETAGRO e autoridades políticas.

Fonte:  Assessoria FETAGRO

         (com informações do MDA)

Comentários

CAPTCHA Image
Recarregar Imagem

Veja Também

Imagem Indisponível
30/07/2014

Regional Cone Sul promove formação sindical

Iniciou ontem (29), na sede do Sindicato de Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais (STTR) de Cerejeiras, o primeiro módulo do curso de formação político sindical da Escola Nacional de Formação da CONTAG (ENFOC), para dirigentes e representantes de base sindical do Regional Cone Sul. O curso será ministrado em 3 módulos, com 3 dias cada, com objetivo de capacitar cerca de 40 lideranças sindicais do Movimento Sindical dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais (MSTTR), proporcionando a cada participante uma visão ampla sobre as principais bandeiras de luta do Movimento, ampliando o conhecimento e revitalizando o comprometimento dos mesmos com o MSTTR, a partir da base. Propõe-se, ao...

Imagem Indisponível
11/07/2014

STTR de Theobroma promove curso de derivados do leite

O Sindicato dos Trabalhadores (as) Rurais do município de Theobroma, em parceria com a Emater Theobroma, realizou de 07 a 11 de julho um curso de derivados do leite, para trabalhadoras(es) rurais do Assentamento Primavera. O curso teve o objetivo de capacitar as trabalhadoras(es) para que elas possam produzir diversos alimentos à base do leite para subsistência familiar e comercialização e, assim, contribuírem na complementação da renda familiar. O curso foi ministrado por uma extensionista da Emater do município de Alvorada do Oeste, que ensinou as participantes a produzirem diversos tipos de queijos e doces. Fonte: Assessoria STTR de Theobroma

Conferência Estadual debate assistência técnica com foco em agroecologia
11/04/2016

Conferência Estadual debate assistência técnica com foco em agroecologia

Estabelecer estratégias e ações prioritárias para promover a universalização da Assistência Técnica e Extensão Rural (Ater) pública e de qualidade aos agricultores e agricultoras familiares do Estado de Rondônia. Esse é o objetivo da 2ª Conferência Estadual de Assistência Técnica e Extensão Rural na Agricultura Familiar e Reforma Agrária, que acontecerá de 12 a 14 de abril, no Centro de Treinamento da Emater-RO (Centrer), em Ouro Preto do Oeste.    Cerca de 200 pessoas, representantes de agricultores, povos indígenas, comunidades tradicionais...