Área Restrita

Fetagro

Incra deve efetivar repasse do Pronera à Efa-Vale até a data de mobilização

14/05/2014
06/05/2015
6
Notícias
0 ComentáriosImprimirEmail

Em resposta a reunião de negociação ocorrida na manhã de ontem (13), entre representantes da Associação de Pais e Alunos da Escola Família Agrícola Vale do Guaporé (Aefavag/Efa-Vale) e Superintendência Regional do Incra, que objetivou regularizar o cumprimento do convênio com o Programa Nacional de Educação na Reforma Agrária (Pronera/Incra), o instituto confirmou, na manhã de hoje (14),  o envio de solicitação de orçamento e recurso ao Incra Nacional para atendimento da demanda.

A confirmação foi dada ao presidente da FETAGRO, Fábio Menezes, que tem acompanhado as dificuldades enfrentadas pela escola em conseqüência dos atrasos no pagamento do recurso, e mediado as negociações junto ao Incra.  Segundo ele, a regularização do convênio é imprescindível para que a Escola Família Agrícola retome seu funcionamento e que não seja prejudicado o calendário escolar.

Conforme comunicado da superintendência regional, deverá ocorrer o pagamento da primeira parcela do convênio, ajustado para profissionalizar 54 alunos provenientes de áreas de reforma agrária da região do vale do Guaporé, com o curso Técnico em Agropecuária integrado ao Ensino Médio. O convênio prevê quatro parcelas anuais.

Também como resultado da reunião, está agendada para a próxima segunda-feira, dia 19, uma reunião na sede Efa-Vale, com pais e alunos, na qual o assegurador do Pronera, Hilton Cordeiro, informará as medidas tomadas pelo Incra e deverá apontar a data em que será realizada a liberação da parcela.

A comissão de negociação do Grito da Terra Brasil, que se encontra em Brasília, dará prioridade no acompanhamento desta demanda, assegurando que os problemas sejam resolvidos até o dia 20 de maio, data programada para uma mobilização no Incra, em Porto Velho, sob a condição de só retornarem para o município e para a escola com a problemática solucionada.

  Fonte: Assessoria FETAGRO

Comentários

CAPTCHA Image
Recarregar Imagem

Veja Também

Imagem Indisponível
30/07/2014

Regional Cone Sul promove formação sindical

Iniciou ontem (29), na sede do Sindicato de Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais (STTR) de Cerejeiras, o primeiro módulo do curso de formação político sindical da Escola Nacional de Formação da CONTAG (ENFOC), para dirigentes e representantes de base sindical do Regional Cone Sul. O curso será ministrado em 3 módulos, com 3 dias cada, com objetivo de capacitar cerca de 40 lideranças sindicais do Movimento Sindical dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais (MSTTR), proporcionando a cada participante uma visão ampla sobre as principais bandeiras de luta do Movimento, ampliando o conhecimento e revitalizando o comprometimento dos mesmos com o MSTTR, a partir da base. Propõe-se, ao...

Imagem Indisponível
11/07/2014

STTR de Theobroma promove curso de derivados do leite

O Sindicato dos Trabalhadores (as) Rurais do município de Theobroma, em parceria com a Emater Theobroma, realizou de 07 a 11 de julho um curso de derivados do leite, para trabalhadoras(es) rurais do Assentamento Primavera. O curso teve o objetivo de capacitar as trabalhadoras(es) para que elas possam produzir diversos alimentos à base do leite para subsistência familiar e comercialização e, assim, contribuírem na complementação da renda familiar. O curso foi ministrado por uma extensionista da Emater do município de Alvorada do Oeste, que ensinou as participantes a produzirem diversos tipos de queijos e doces. Fonte: Assessoria STTR de Theobroma

Conferência Estadual debate assistência técnica com foco em agroecologia
11/04/2016

Conferência Estadual debate assistência técnica com foco em agroecologia

Estabelecer estratégias e ações prioritárias para promover a universalização da Assistência Técnica e Extensão Rural (Ater) pública e de qualidade aos agricultores e agricultoras familiares do Estado de Rondônia. Esse é o objetivo da 2ª Conferência Estadual de Assistência Técnica e Extensão Rural na Agricultura Familiar e Reforma Agrária, que acontecerá de 12 a 14 de abril, no Centro de Treinamento da Emater-RO (Centrer), em Ouro Preto do Oeste.    Cerca de 200 pessoas, representantes de agricultores, povos indígenas, comunidades tradicionais...