Área Restrita

Fetagro

CRESOL participa de agenda da cafeicultura em Rondônia

14/05/2014
06/05/2015
6
Notícias
0 ComentáriosImprimirEmail

A cafeicultura é a cultura perene mais bem difundida no Estado de Rondônia, destacando-se como uma das principais fontes de economia e renda da agricultura familiar. De modo geral, a espécie de café robusta é cultivada por aproximadamente 95% das propriedades, onde coloca o estado em segundo lugar em nível nacional como produtor de café da cultivar conilon, com previsão de 1,4 milhões de sacas na safra de 2014.

Mas o envelhecimento das lavouras, baixo nível tecnológico, falta de qualidade da matéria prima, baixa produtividade, oscilação de preço, escassez de mão de obra e custo de produção são os principais gargalos encontrados para o desenvolvimento desta cadeia produtiva, e esses fatores tem resultado no desestimulo dos produtores e preocupado as autoridades e representantes dos setores produtivos na área da cafeicultura nos últimos anos.

No entanto, a revitalização da cultura cafeeira em Rondônia é tema que está sendo tratado nos mais diversos espaços e com a união dos seguimentos envolvidos na cadeia produtiva. Entre as principais ações desenvolvidas está: a revitalização da Câmara Setorial do Café de Rondônia, que tem por objetivo promover os debates e a integração entre os diversos seguimentos seja ele governamental, dos setores da cadeia produtiva e dos agentes econômicos e de apoio ao desenvolvimento; a realização de Dias de Campo que tem por objetivo apresentar ao conhecimento dos agricultores e técnicos as experiências bem sucedidas e palestras ilustrativas sobre o cultivo e manejo da cafeicultura; a produção e comercialização de mudas com alto valor genético, através da técnica de clonagem, que reproduz uma planta conservando suas características produtivas, resistentes ou tolerantes ao ataque de pragas e doenças, e que aliadas a um bom manejo facilita a formação de lavouras homogêneas com alta produtividade; e a reorganização das cooperativas de produção da agricultura familiar objetivando dar apoio e suporte aos cooperados no processo produtivo e comercialização da produção.

E o Sistema CRESOL está presente como parceiro e importante apoiador e fomentador da cadeia produtiva. Para o Diretor Presidente da CRESOL BASE RONDÔNIA, Sandro Souza,  as cooperativas de crédito do sistema CRESOL encontram-se como potenciais agentes de desenvolvimento e crédito, para apoiar nos diversos estágios da cadeia produtiva, que se dá desde a implantação da cultura cafeeira até a comercialização com linhas de crédito, seja com recursos próprios ou recursos oficiais, com a operacionalização das linhas do PRONAF e do PRONAMP, tanto para custei ou investimento da cadeia produtiva.

Assim, no ultimo dia 09 de maio o sistema CRESOL em Rondônia esteve participando e apoiando a realização de um Dia de Campo realizado na propriedade do Senhor Giomar Monteiro, sendo este um Cooperado da CRESOL do município de Ministro Andreazza. O evento foi realizado numa parceria entre EMATER, Secretaria Municipal de Agricultura, Prefeitura Municipal, Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais. O evento contou com a presença de mais de 300 agricultores do município e de municípios vizinhos que estão interessados em investir na cafeicultura. A propriedade é referência na região por apresentar uma produtividade ascendente, onde nesta safra irá produzir mais de 100 sacas de café por hectare; podendo esta ser um recorde em comparado com a produtividade média das lavouras tradicionais do estado.

Fonte: Cresol Base Rondônia/Sandro Souza

Comentários

CAPTCHA Image
Recarregar Imagem

Veja Também

Imagem Indisponível
30/07/2014

Regional Cone Sul promove formação sindical

Iniciou ontem (29), na sede do Sindicato de Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais (STTR) de Cerejeiras, o primeiro módulo do curso de formação político sindical da Escola Nacional de Formação da CONTAG (ENFOC), para dirigentes e representantes de base sindical do Regional Cone Sul. O curso será ministrado em 3 módulos, com 3 dias cada, com objetivo de capacitar cerca de 40 lideranças sindicais do Movimento Sindical dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais (MSTTR), proporcionando a cada participante uma visão ampla sobre as principais bandeiras de luta do Movimento, ampliando o conhecimento e revitalizando o comprometimento dos mesmos com o MSTTR, a partir da base. Propõe-se, ao...

Imagem Indisponível
11/07/2014

STTR de Theobroma promove curso de derivados do leite

O Sindicato dos Trabalhadores (as) Rurais do município de Theobroma, em parceria com a Emater Theobroma, realizou de 07 a 11 de julho um curso de derivados do leite, para trabalhadoras(es) rurais do Assentamento Primavera. O curso teve o objetivo de capacitar as trabalhadoras(es) para que elas possam produzir diversos alimentos à base do leite para subsistência familiar e comercialização e, assim, contribuírem na complementação da renda familiar. O curso foi ministrado por uma extensionista da Emater do município de Alvorada do Oeste, que ensinou as participantes a produzirem diversos tipos de queijos e doces. Fonte: Assessoria STTR de Theobroma

Conferência Estadual debate assistência técnica com foco em agroecologia
11/04/2016

Conferência Estadual debate assistência técnica com foco em agroecologia

Estabelecer estratégias e ações prioritárias para promover a universalização da Assistência Técnica e Extensão Rural (Ater) pública e de qualidade aos agricultores e agricultoras familiares do Estado de Rondônia. Esse é o objetivo da 2ª Conferência Estadual de Assistência Técnica e Extensão Rural na Agricultura Familiar e Reforma Agrária, que acontecerá de 12 a 14 de abril, no Centro de Treinamento da Emater-RO (Centrer), em Ouro Preto do Oeste.    Cerca de 200 pessoas, representantes de agricultores, povos indígenas, comunidades tradicionais...