Área Restrita

Fetagro

Coletivo prioriza ações para o Dia Mundial do Meio Ambiente

13/05/2014
06/05/2015
6
Notícias
0 ComentáriosImprimirEmail

O planejamento de ações em comemoração ao Dia Mundial do Meio Ambiente marcou o Coletivo Estadual de Meio Ambiente, realizado na última semana (dias 7 e 8), pela FETAGRO, por meio da secretaria respectiva.

Dada a importância da data, comemorada no dia 5 de junho, os secretários (as) de meio ambiente dos STTRs filiados a Federação discutiram e deliberam por ações contínuas que ampliem o debate acerca do tema e fomentem a conscientização pelo respeito e defesa do meio ambiente, indispensável pela manutenção da vida.    Foi proposto que sejam realizados encontros, especialmente com o público rural, nas escolas (polos) e grupos de agricultores familiares.

De acordo com a secretária de meio ambiente da Federação, Creonice Vilarim, também é preciso perceber o meio ambiente como fator importante socialmente e economicamente no campo e na cidade. “Imaginemos o agricultor familiar sem a água vinda da mãe natureza: como conseguiremos manter nossas produções e sobrevivência? Sem esse recurso natural preservado, como ficará nossa cultura leiteira, nossas plantações de café, nossa piscicultura?”, exemplificou.

O preocupante crescimento do uso de agrotóxicos também foi fortemente debatido no encontro. Para reforçar as concepções e tomar conhecimento da realidade dos malefícios, os participantes assistiram ao vídeo-documentário “O Veneno está na Mesa 2”, que atualiza e avança na abordagem do modelo agrícola nacional atual e de suas consequências para a saúde pública, e apresenta experiências agroecológicas empreendidas em todo o Brasil, mostrando a existência de alternativas viáveis de produção de alimentos saudáveis, que respeitam a natureza, os trabalhadores rurais e os consumidores.

O conceito e a prática da agroecologia tem tido a defesa da FETAGRO, que tem reforçado junto aos agricultores familiares a importância e viabilidade da transição do modelo produtivo tradicional para o agroecológico. Contribuindo neste debate esteve presente o extensionista da Emater Ji-Paraná, Jurandir Mesquita. O coletivo ainda contou com a participação de representantes do Centro de Estudos da Cultura e do Meio Ambiente da Amazônia – Rioterra, abordando sobre os impactos do aquecimento global.

Nos dois dias de trabalho ainda foram tratados outros assuntos de interesse da categoria, primando pela avaliação e proposição de novas ações e políticas que atendam as demandas específicas da área, bem como por discutir diretrizes para possíveis projetos de trabalho da Secretaria.

Fonte: Assessoria FETAGRO

Comentários

CAPTCHA Image
Recarregar Imagem

Veja Também

Imagem Indisponível
30/07/2014

Regional Cone Sul promove formação sindical

Iniciou ontem (29), na sede do Sindicato de Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais (STTR) de Cerejeiras, o primeiro módulo do curso de formação político sindical da Escola Nacional de Formação da CONTAG (ENFOC), para dirigentes e representantes de base sindical do Regional Cone Sul. O curso será ministrado em 3 módulos, com 3 dias cada, com objetivo de capacitar cerca de 40 lideranças sindicais do Movimento Sindical dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais (MSTTR), proporcionando a cada participante uma visão ampla sobre as principais bandeiras de luta do Movimento, ampliando o conhecimento e revitalizando o comprometimento dos mesmos com o MSTTR, a partir da base. Propõe-se, ao...

Imagem Indisponível
11/07/2014

STTR de Theobroma promove curso de derivados do leite

O Sindicato dos Trabalhadores (as) Rurais do município de Theobroma, em parceria com a Emater Theobroma, realizou de 07 a 11 de julho um curso de derivados do leite, para trabalhadoras(es) rurais do Assentamento Primavera. O curso teve o objetivo de capacitar as trabalhadoras(es) para que elas possam produzir diversos alimentos à base do leite para subsistência familiar e comercialização e, assim, contribuírem na complementação da renda familiar. O curso foi ministrado por uma extensionista da Emater do município de Alvorada do Oeste, que ensinou as participantes a produzirem diversos tipos de queijos e doces. Fonte: Assessoria STTR de Theobroma

Conferência Estadual debate assistência técnica com foco em agroecologia
11/04/2016

Conferência Estadual debate assistência técnica com foco em agroecologia

Estabelecer estratégias e ações prioritárias para promover a universalização da Assistência Técnica e Extensão Rural (Ater) pública e de qualidade aos agricultores e agricultoras familiares do Estado de Rondônia. Esse é o objetivo da 2ª Conferência Estadual de Assistência Técnica e Extensão Rural na Agricultura Familiar e Reforma Agrária, que acontecerá de 12 a 14 de abril, no Centro de Treinamento da Emater-RO (Centrer), em Ouro Preto do Oeste.    Cerca de 200 pessoas, representantes de agricultores, povos indígenas, comunidades tradicionais...