Área Restrita

Fetagro

Trabalhadoras rurais participam de Coletivo e de oficina de reaproveitamento de garrafas pet

03/05/2014
06/05/2015
6
Notícias
0 ComentáriosImprimirEmail

Mulheres trabalhadores rurais de Alvorada do Oeste realizaram, ontem (02), na sede do STTR, um encontro integrado como espaço de diálogo, avaliação e proposição de novas ações e políticas para atender as demandas específicas das mulheres; e de oficina de reaproveitamento de garrafas pet, produzindo artesanalmente um móvel para assento e/ou decorativo, conhecido como “puff”, como incentivo a autonomia e renda das mulheres. Por meio da secretaria de mulheres do sindicato, mais de 20 trabalhadoras rurais na agricultura familiar se reuniram para o Coletivo de Mulheres e para a oficina de confecção de “puff’s”.

 O encontro, programado para todo o dia de ontem, ainda foi marcado pro momentos de confraternização com a realização de brincadeiras e sorteio de brindes, em comemoração (antecipada) ao Dia das Mães, celebrado sempre ao segundo domingo de maio.

De acordo com a secretária de mulheres do STTR de Alvorada, Valdirene Banzza, o encontro foi participativo, produtivo e divertido. A secretária destacou que importantes discussões aconteceram com vista para a promoção de ações de capacitação das mulheres trabalhadoras rurais para qualificar sua participação no MSTTR e nos espaços de formulação com vista e implementação de políticas públicas de desenvolvimento rural e de estratégias para a superação de todas as formas de discriminação e desigualdades de gênero existentes no meio rural.

Prestigiando o Coletivo, a secretária de mulheres da FETAGRO, Izabel de Oliveira, contribuiu com os debates levando informações e esclarecimentos acerca das ações da pasta, no âmbito da Federação e da Contag. Como destaque, Izabel abordou sobre o inédito projeto, encampado pela FETAGRO e Contag, denominado “Quintais Produtivos”, que tem o objetivo de garantir a segurança alimentar, geração de renda e permanência das famílias de agricultores no campo, priorizando a produção Agroecologica. “É uma proposta que está sendo nacionalmente discutida e visa incrementar a produtividade no campo”, resumiu a secretária.

As mulheres ainda debateram sobre a implementação das duas unidades móveis já disponibilizadas pela Secretaria de Políticas para as Mulheres do governo federal para o governo de Rondônia e a importância desta política e dos serviços chegarem às comunidades rurais para atenderem as mulheres trabalhadoras rurais. É importante lembrar que esta é uma conquista da maior mobilização das mulheres do campo, a Marcha das Margaridas.

A oficina para ensinar as participantes a confeccionarem os “puff’s” foi ministrada pela agricultora familiar Ivone Oliveira, que ressaltou a importância do reaproveitamento das garrafas pet para a qualidade de vida das pessoas, através das melhorias ambientais. Ivone garantiu que com o curso as mulheres além de confeccionar seus próprios “puff’s” estarão capacitadas para ensinar a outras mulheres trabalhadoras rurais.

Fonte: Assessoria FETAGRO

Comentários

CAPTCHA Image
Recarregar Imagem

Veja Também

Imagem Indisponível
30/07/2014

Regional Cone Sul promove formação sindical

Iniciou ontem (29), na sede do Sindicato de Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais (STTR) de Cerejeiras, o primeiro módulo do curso de formação político sindical da Escola Nacional de Formação da CONTAG (ENFOC), para dirigentes e representantes de base sindical do Regional Cone Sul. O curso será ministrado em 3 módulos, com 3 dias cada, com objetivo de capacitar cerca de 40 lideranças sindicais do Movimento Sindical dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais (MSTTR), proporcionando a cada participante uma visão ampla sobre as principais bandeiras de luta do Movimento, ampliando o conhecimento e revitalizando o comprometimento dos mesmos com o MSTTR, a partir da base. Propõe-se, ao...

Imagem Indisponível
11/07/2014

STTR de Theobroma promove curso de derivados do leite

O Sindicato dos Trabalhadores (as) Rurais do município de Theobroma, em parceria com a Emater Theobroma, realizou de 07 a 11 de julho um curso de derivados do leite, para trabalhadoras(es) rurais do Assentamento Primavera. O curso teve o objetivo de capacitar as trabalhadoras(es) para que elas possam produzir diversos alimentos à base do leite para subsistência familiar e comercialização e, assim, contribuírem na complementação da renda familiar. O curso foi ministrado por uma extensionista da Emater do município de Alvorada do Oeste, que ensinou as participantes a produzirem diversos tipos de queijos e doces. Fonte: Assessoria STTR de Theobroma

Conferência Estadual debate assistência técnica com foco em agroecologia
11/04/2016

Conferência Estadual debate assistência técnica com foco em agroecologia

Estabelecer estratégias e ações prioritárias para promover a universalização da Assistência Técnica e Extensão Rural (Ater) pública e de qualidade aos agricultores e agricultoras familiares do Estado de Rondônia. Esse é o objetivo da 2ª Conferência Estadual de Assistência Técnica e Extensão Rural na Agricultura Familiar e Reforma Agrária, que acontecerá de 12 a 14 de abril, no Centro de Treinamento da Emater-RO (Centrer), em Ouro Preto do Oeste.    Cerca de 200 pessoas, representantes de agricultores, povos indígenas, comunidades tradicionais...