Área Restrita

Fetagro

Aprovado Projeto de Lei que propõe melhorias para o/a agricultor/a familiar no Crédito Fundiário

25/04/2014
06/05/2015
6
Notícias
0 ComentáriosImprimirEmail

Foi aprovado na última (22), na Câmara dos Deputados, o Projeto de Lei Complementar (PLP) 362/2006 que vai permitir importantes mudanças para o agricultor familiar em relação ao Programa de Crédito Fundiário. Entre elas destacam-se: a ampliação no prazo de financiamento de 20 para 35 anos;  o aumento da carência para pagamento de 3 para 5 anos e a utilização de recursos do Fundo de Terras para financiar a compra de áreas entre herdeiros.

Segundo o secretário de Reordenamento Agrário do Ministério do Desenvolvimento Agrário (SRA/MDA), Adhemar Almeida, a aprovação é resultado do empenho de todos os deputados comprometidos com a agricultura familiar, bem como do esforço conjunto de todos os parceiros. "Parabenizamos o parlamento brasileiro pela aprovação. Nós, do MDA, vamos fazer a nossa parte, propondo os melhoramentos no Programa de Crédito Fundiário que a medida aprovada permite", disse entusiasmado o secretário.

Com a aprovação, destacou Alemida, o Programa Nacional de Crédito Fundiário (PNCF) passa a ser uma importante opção de acesso à terra para a juventude, pois ao financiar a sucessão da propriedade ele contribui para permanência do jovem no campo e para a consolidação do regime de propriedade da agricultura familiar.

“Foram anos de luta e de articulação para chegarmos a essa tão sonhada aprovação. Com o PLP 362 aprovado, a nossa expectativa é de avançar no Programa Nacional de Crédito Fundiário”, disse Zenildo Xavier, secretário de Política Agrária da CONTAG.

O relator do texto final aprovado, Dep. Elvino Bohn Gass (PT-RS),  agradeceu a presença dos agricultores familiares, da representação da Confederação dos Trabalhadores na Agricultura (Contag) e do secretário da SRA, que estiveram presentes no plenário durante a votação. O texto agora seguirá para sanção da Presidenta Dilma Rousseff.

O PLP 362/2006

Aprovado na Câmara dos Deputados, por 304 votos, o Projeto de Lei Complementar (PLP) 362/2006 - proposto pelo Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA) - altera dispositivo da Lei Complementar nº 93, de 4 de fevereiro de 1998, que institui o Fundo de Terras e da Reforma Agrária – Banco da Terra – e dá outras providências.

Fonte: http://portal.mda.gov.br/portal/sra/noticias/item?item_id=16375261

Comentários

CAPTCHA Image
Recarregar Imagem

Veja Também

Imagem Indisponível
30/07/2014

Regional Cone Sul promove formação sindical

Iniciou ontem (29), na sede do Sindicato de Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais (STTR) de Cerejeiras, o primeiro módulo do curso de formação político sindical da Escola Nacional de Formação da CONTAG (ENFOC), para dirigentes e representantes de base sindical do Regional Cone Sul. O curso será ministrado em 3 módulos, com 3 dias cada, com objetivo de capacitar cerca de 40 lideranças sindicais do Movimento Sindical dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais (MSTTR), proporcionando a cada participante uma visão ampla sobre as principais bandeiras de luta do Movimento, ampliando o conhecimento e revitalizando o comprometimento dos mesmos com o MSTTR, a partir da base. Propõe-se, ao...

Imagem Indisponível
11/07/2014

STTR de Theobroma promove curso de derivados do leite

O Sindicato dos Trabalhadores (as) Rurais do município de Theobroma, em parceria com a Emater Theobroma, realizou de 07 a 11 de julho um curso de derivados do leite, para trabalhadoras(es) rurais do Assentamento Primavera. O curso teve o objetivo de capacitar as trabalhadoras(es) para que elas possam produzir diversos alimentos à base do leite para subsistência familiar e comercialização e, assim, contribuírem na complementação da renda familiar. O curso foi ministrado por uma extensionista da Emater do município de Alvorada do Oeste, que ensinou as participantes a produzirem diversos tipos de queijos e doces. Fonte: Assessoria STTR de Theobroma

Conferência Estadual debate assistência técnica com foco em agroecologia
11/04/2016

Conferência Estadual debate assistência técnica com foco em agroecologia

Estabelecer estratégias e ações prioritárias para promover a universalização da Assistência Técnica e Extensão Rural (Ater) pública e de qualidade aos agricultores e agricultoras familiares do Estado de Rondônia. Esse é o objetivo da 2ª Conferência Estadual de Assistência Técnica e Extensão Rural na Agricultura Familiar e Reforma Agrária, que acontecerá de 12 a 14 de abril, no Centro de Treinamento da Emater-RO (Centrer), em Ouro Preto do Oeste.    Cerca de 200 pessoas, representantes de agricultores, povos indígenas, comunidades tradicionais...