Área Restrita

Fetagro

FETAGRO, Cresol e Unicafes discutem cooperativismo de produção e economia solidaria

22/04/2014
06/05/2015
6
Notícias
0 ComentáriosImprimirEmail

Iniciou nesta manhã a 3ª etapa do Programa Nacional de Educação em Cooperativismo Solidário, promovida pela parceria Unicafes (União Nacional das Cooperativas de Agricultura Familiar e Economia Solidária), Cresol Base Rondônia e FETAGRO com objetivo de aprimorar as estratégias organizacionais do cooperativismo solidário, tornando-o um instrumento de desenvolvimento local sustentável dos agricultores(as) familiares para que promova a inclusão social, articulando iniciativas econômicas que ampliem as oportunidades de trabalho, de distribuição de renda, de produção de alimentos, das melhorias de qualidade de vida, da manutenção da biodiversidade e da diminuição das desigualdades. A atividade segue até amanhã (23), no Centro de Formação da FETAGRO, em Ji-Paraná.

Outra proposta que motiva o evento é constituição da Unicafes Rondônia e o processo de filiação das cooperativas na Unicafes Nacional como estratégia para fomento e fortalecimento do cooperativismo solidário como mecanismo de fortalecimento da Agricultura Familiar e das iniciativas de Economia Solidária no Estado.

Participam da atividade representantes de cooperativas de produção e de crédito/Cresol, dirigentes da FETAGRO e representantes dos Sindicatos dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais. Para a solenidade de abertura do evento, na amanhã de hoje, compuseram a mesa de honra: o presidente da Cresol Base Rondônia, Sandro Souza da Silva, o presidente da FETAGRO, Fábio Menezes, a secretária de mulheres trabalhadoras rurais da FETAGRO, Izabel de Oliveira e o assessor do deputado federal Anselmo de Jesus (PT/RO), Manoel Carlos Dantas. O evento também tem sido prestigiado pelo presidente da Unicafes Nacional, Luiz Ademar Possamai, que se faz presente desde o início da tarde.

Fábio Menezes, destacou em sua fala a participação ativa do Movimento Sindical, ao longo dos anos, nos debates sobre a importância da organização da produção para o crescimento e o fortalecimento da agricultura familiar. E reafirmou o apoio da Federação para a constituição da Unicafes Estadual, considerada oportuna no Ano Internacional da Agricultura Familiar (AIAF/14), declarada mundialmente pela ONU.

Sandro Souza falou da importância do encontro para o fomento à organização da produção da agricultura familiar. “Que bom que retomamos essa discussão que defende a força da categoria”.

Em sua fala, o presidente da Unicafes, Luiz Ademir Possamai, destacou a importância da união neste ano, que é tão oportuna para o setor. Externou a satisfação de vir acompanhar este debate no Estado, principalmente quanto a criação da Unicafes Estadual e sua filiação à Nacional. Possamai ainda falou dos avanços e desafio da organização. “Acreditamos no cooperativismo como um instrumento de desenvolvimento sustentável dos agricultores e das agricultoras familiares. Temos tido importantes conquistas, mas precisamos ainda avançar nas políticas de apoio ao cooperativismo”, pontuou.

Programação

Neste primeiro dia do Encontro será abordado sobre a organização da produção e agricultura familiar, com socialização dos processos com as cooperativas de Rondônia.  Está prevista a Assembleia de Constituição da Unicafes Rondônia. Na ocasião, devem acontecer também as eleições do Conselho Fiscal e Administrativo.

No segundo e último dia de evento, será discutido sobre as estratégias de mercado e modelo de comercialização para produção da agricultura familair; sobre gestão contábil, fiscal e administrativa do cooperativismos de produção; e sobre regime tributário.

Fonte: Assessoria FETAGRO (com informações da Unicafes Nacional)

Comentários

CAPTCHA Image
Recarregar Imagem

Veja Também

Imagem Indisponível
30/07/2014

Regional Cone Sul promove formação sindical

Iniciou ontem (29), na sede do Sindicato de Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais (STTR) de Cerejeiras, o primeiro módulo do curso de formação político sindical da Escola Nacional de Formação da CONTAG (ENFOC), para dirigentes e representantes de base sindical do Regional Cone Sul. O curso será ministrado em 3 módulos, com 3 dias cada, com objetivo de capacitar cerca de 40 lideranças sindicais do Movimento Sindical dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais (MSTTR), proporcionando a cada participante uma visão ampla sobre as principais bandeiras de luta do Movimento, ampliando o conhecimento e revitalizando o comprometimento dos mesmos com o MSTTR, a partir da base. Propõe-se, ao...

Imagem Indisponível
11/07/2014

STTR de Theobroma promove curso de derivados do leite

O Sindicato dos Trabalhadores (as) Rurais do município de Theobroma, em parceria com a Emater Theobroma, realizou de 07 a 11 de julho um curso de derivados do leite, para trabalhadoras(es) rurais do Assentamento Primavera. O curso teve o objetivo de capacitar as trabalhadoras(es) para que elas possam produzir diversos alimentos à base do leite para subsistência familiar e comercialização e, assim, contribuírem na complementação da renda familiar. O curso foi ministrado por uma extensionista da Emater do município de Alvorada do Oeste, que ensinou as participantes a produzirem diversos tipos de queijos e doces. Fonte: Assessoria STTR de Theobroma

Conferência Estadual debate assistência técnica com foco em agroecologia
11/04/2016

Conferência Estadual debate assistência técnica com foco em agroecologia

Estabelecer estratégias e ações prioritárias para promover a universalização da Assistência Técnica e Extensão Rural (Ater) pública e de qualidade aos agricultores e agricultoras familiares do Estado de Rondônia. Esse é o objetivo da 2ª Conferência Estadual de Assistência Técnica e Extensão Rural na Agricultura Familiar e Reforma Agrária, que acontecerá de 12 a 14 de abril, no Centro de Treinamento da Emater-RO (Centrer), em Ouro Preto do Oeste.    Cerca de 200 pessoas, representantes de agricultores, povos indígenas, comunidades tradicionais...