Área Restrita

Fetagro

Encontro Regional Norte inicia com análise sobre os cenários e desafios para o movimento sindical

12/03/2014
06/05/2015
6
Notícias
0 ComentáriosImprimirEmail

O primeiro Encontro Regional da CONTAG foi iniciado na manhã desta quarta-feira, 12 de março. O Auditório Margarida Maria Alves, na sede da CONTAG, está sediando o Encontro Regional Norte, com a presença de todas as sete Federações de Trabalhadores na Agricultura da região e da Coordenação Regional Nordeste e da Diretoria e Assessoria da Confederação. A Federação de Rondônia (FETAGRO) está representada pelos diretores Ailton Santos (Juventude), Creonice Vilarim (Meio Ambiente), Izabel de Oliveira (Mulheres), Tamara Ezequiel (Geral) e Rosiléia Inácio (Formação e Organização Sindical) e pelos dirigentes dos STTRs de Vilhena, Udo Wahlbrink; de Jaru, João Matias ; de Rolim de Moura, Francisco Venturini; de São Miguel do Guaporé, Marcília Simas; e de Alvorada do Oeste, Daiane Souto.

O coordenador da Regional Norte da CONTAG, Carlos Augusto Santos Silva, destacou os desafios da região e de todo o MSTTR. “Não tenho dúvidas de que todos(as) nós, dirigentes sindicais, temos a grande responsabilidade de colocar em prática nossas vivências e vigor na luta pela terra e em outras políticas no planejamento nacional da CONTAG. E tenho certeza de que vamos cumprir essa missão.” Em seguida, o presidente da CONTAG, Alberto Broch, também destacou a importância desse ano para a agricultura familiar e para o Brasil. “O ano de 2014 é extremamente importante. É um ano de muito repensar. É o Ano Internacional da Agricultura Familiar, Camponesa e Indígena, ano da Copa do Mundo no Brasil e das eleições. Esses encontros também são importantes porque preparam os rumos do nosso Conselho Deliberativo Ampliado Extraordinário, dando continuidade às decisões no nosso 11º Congresso.”

A secretária de Mulheres Trabalhadoras Rurais da CONTAG, Alessandra Lunas, iniciou sua fala homenageando as mulheres pelo 8 de Março e logo pontuou que é preciso, após o encontro, refletir com a base todo o debate que será feito. “Só assim conseguiremos fazer o contraponto ao outro modelo de desenvolvimento praticado no País. Serão três dias longos com essa força nossa que com certeza, olharemos para os desafios de fazer sindicalismo na Amazônia”, observou.

Análise de Conjuntura Alessandra Lunas fez uma análise de conjuntura sobre os Cenários e Desafios do MSTTR. A dirigente iniciou apresentando a diferença do foco entre os dois modelos de desenvolvimento no campo: agricultura familiar e agronegócio.  A dirigente também apresentou elementos sobre as mudanças socioeconômicas a partir da década de 1990, quando houve intensificação do capitalismo no meio rural. Alessandra também apresentou a organização do Sistema Confederativo do MSTTR (CONTAG/ FETAGs e STTRs) e levantou a reflexão de como está essa representatividade. “Temos uma trajetória de 50 anos de luta, de muitos esforços, mas os desafios continuam enormes”, encerrou a análise.

Mais elementos O vice-presidente e secretário de Relações Internacionais da CONTAG, Willian Clementino, continuou a análise de conjuntura abordando o Ano Internacional da Agricultura Familiar, Camponesa e Indígena (AIAF/CI), a Reforma Política e as Eleições 2014.

O Encontro Regional Norte acontece até a próxima sexta-feira (14). O Encontro Regional Centro-Oeste será realizado de 13 a 15 de março, também em Brasília, e os Encontros das Regionais Nordeste, Sudeste e Sul ocorrerão na próxima semana, nos dias 17 a 19 de março, em Recife/PE, Vitória/ES e Curitiba/PR, respectivamente.

Leia a matéria completa, com maiores informações da analise de conjuntura dos diretores da CONTAG, pelo link abaixo

http://www.contag.org.br/index.php?modulo=portal&acao=interna&codpag=101&id=9399&data=12/03/2014&nw=1&mt=1

Fonte: Assessoria CONTAG

Edição: Assessoria FETAGRO

Fotos: Cesar Ramos e Ailton Nunes

Comentários

CAPTCHA Image
Recarregar Imagem

Veja Também

Imagem Indisponível
30/07/2014

Regional Cone Sul promove formação sindical

Iniciou ontem (29), na sede do Sindicato de Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais (STTR) de Cerejeiras, o primeiro módulo do curso de formação político sindical da Escola Nacional de Formação da CONTAG (ENFOC), para dirigentes e representantes de base sindical do Regional Cone Sul. O curso será ministrado em 3 módulos, com 3 dias cada, com objetivo de capacitar cerca de 40 lideranças sindicais do Movimento Sindical dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais (MSTTR), proporcionando a cada participante uma visão ampla sobre as principais bandeiras de luta do Movimento, ampliando o conhecimento e revitalizando o comprometimento dos mesmos com o MSTTR, a partir da base. Propõe-se, ao...

Imagem Indisponível
11/07/2014

STTR de Theobroma promove curso de derivados do leite

O Sindicato dos Trabalhadores (as) Rurais do município de Theobroma, em parceria com a Emater Theobroma, realizou de 07 a 11 de julho um curso de derivados do leite, para trabalhadoras(es) rurais do Assentamento Primavera. O curso teve o objetivo de capacitar as trabalhadoras(es) para que elas possam produzir diversos alimentos à base do leite para subsistência familiar e comercialização e, assim, contribuírem na complementação da renda familiar. O curso foi ministrado por uma extensionista da Emater do município de Alvorada do Oeste, que ensinou as participantes a produzirem diversos tipos de queijos e doces. Fonte: Assessoria STTR de Theobroma

Conferência Estadual debate assistência técnica com foco em agroecologia
11/04/2016

Conferência Estadual debate assistência técnica com foco em agroecologia

Estabelecer estratégias e ações prioritárias para promover a universalização da Assistência Técnica e Extensão Rural (Ater) pública e de qualidade aos agricultores e agricultoras familiares do Estado de Rondônia. Esse é o objetivo da 2ª Conferência Estadual de Assistência Técnica e Extensão Rural na Agricultura Familiar e Reforma Agrária, que acontecerá de 12 a 14 de abril, no Centro de Treinamento da Emater-RO (Centrer), em Ouro Preto do Oeste.    Cerca de 200 pessoas, representantes de agricultores, povos indígenas, comunidades tradicionais...