Área Restrita

Fetagro

Suspensão de reintegração de posse no Cone Sul é mais uma conquista do Grito da Terra

13/02/2014
06/05/2015
6
Notícias
0 ComentáriosImprimirEmail

A Federação dos Trabalhadores na Agricultura de Rondônia (Fetagro) e mais 107 famílias de posseiros que ocupam terras do lote 52, setor 07, Gleba Corumbiara, no município de Chupinguaia comemoram a suspensão de reintegração de posse da área, ordenada, no último dia 11, pela juíza da 2º Vara Cível de Vilhena, Sandra Beatriz Merenda.

Esta conquista foi alcançada após determinação da Secretaria Extraordinária de regularização Fundiária na Amazônia Legal (Serfal) para o cancelamento da matrícula do Contrato de Alienação de Terras Públicas (CATP), expedido ao senhor Edson Roncon, por não cumprir cláusulas contratuais. Com o cancelamento as terras voltam a pertencer a União e poderão ser destinadas a reforma agrária.

Todo o processo para a busca da reintegração foi desenvolvido em parceira com a participação da organização das famílias por meio da Associação Nossa Senhora Aparecida, da Fetagro, deputado federal Padre Ton, Comissão Pastoral da Terra, Delegacia Federal do MDA e Ouvidoria Agrária Nacional. De acordo a presidente da Associação Nossa Senhora Aparecida, Eva Ortiz Arrigo, estas representações foram fundamentais para a sustentação do processo. “Somos muito gratos a todos os companheiros pelo empenho e consideração às nossas famílias, e que contribuíram de forma decisiva para esta vitória”, destacou.

Eva lembra que a luta ainda não terminou, pois é preciso agora buscar a regularização das famílias na área com a emissão dos títulos de terra definitivos. “Estamos muito felizes com a reintegração que nos permite ficarmos na terra dando continuidade as nossas produções, mas sabemos que ainda há para o que lutar. Queremos nosso pedacinho de terra legalizado para viver e produzir”.

O vice-presidente e secretário de políticas agrárias da Fetagro, Lázaro Dobri (Lazinho), destaca que a questão foi um dos principais pontos de pauta do último Grito da Terra Estadual, realizado no mês de agosto, tendo conseguido na ocasião apresentar e discutir o assunto junto ao Programa Terra Legal e  Incra em Brasilia. Para Lazinho, o momento é para muita comemoração, pois um importante passo para a reforma agrária foi dado. “Agora, esperamos que o cartório faça imediatamente o cancelamento do registro e o Terra Legal seja imitido na posse o mais breve possível, e as famílias sejam assentadas”, disse.

Lazinho observou que também é esperado que as demais áreas da região em situação semelhante passem rapidamente pelo mesmo procedimento para que possam cessar os conflitos agrários na região Cone Sul, que acontecem em decorrência da insegurança jurídica em que vivem as famílias de trabalhadores rurais que estão lá produzindo para sua subsistência e para todo o Estado de Rondônia.

  Fonte: Assessoria FETAGRO

Comentários

CAPTCHA Image
Recarregar Imagem

Veja Também

Imagem Indisponível
30/07/2014

Regional Cone Sul promove formação sindical

Iniciou ontem (29), na sede do Sindicato de Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais (STTR) de Cerejeiras, o primeiro módulo do curso de formação político sindical da Escola Nacional de Formação da CONTAG (ENFOC), para dirigentes e representantes de base sindical do Regional Cone Sul. O curso será ministrado em 3 módulos, com 3 dias cada, com objetivo de capacitar cerca de 40 lideranças sindicais do Movimento Sindical dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais (MSTTR), proporcionando a cada participante uma visão ampla sobre as principais bandeiras de luta do Movimento, ampliando o conhecimento e revitalizando o comprometimento dos mesmos com o MSTTR, a partir da base. Propõe-se, ao...

Imagem Indisponível
11/07/2014

STTR de Theobroma promove curso de derivados do leite

O Sindicato dos Trabalhadores (as) Rurais do município de Theobroma, em parceria com a Emater Theobroma, realizou de 07 a 11 de julho um curso de derivados do leite, para trabalhadoras(es) rurais do Assentamento Primavera. O curso teve o objetivo de capacitar as trabalhadoras(es) para que elas possam produzir diversos alimentos à base do leite para subsistência familiar e comercialização e, assim, contribuírem na complementação da renda familiar. O curso foi ministrado por uma extensionista da Emater do município de Alvorada do Oeste, que ensinou as participantes a produzirem diversos tipos de queijos e doces. Fonte: Assessoria STTR de Theobroma

Conferência Estadual debate assistência técnica com foco em agroecologia
11/04/2016

Conferência Estadual debate assistência técnica com foco em agroecologia

Estabelecer estratégias e ações prioritárias para promover a universalização da Assistência Técnica e Extensão Rural (Ater) pública e de qualidade aos agricultores e agricultoras familiares do Estado de Rondônia. Esse é o objetivo da 2ª Conferência Estadual de Assistência Técnica e Extensão Rural na Agricultura Familiar e Reforma Agrária, que acontecerá de 12 a 14 de abril, no Centro de Treinamento da Emater-RO (Centrer), em Ouro Preto do Oeste.    Cerca de 200 pessoas, representantes de agricultores, povos indígenas, comunidades tradicionais...