Área Restrita

Fetagro

Artesão estimula espírito natalino de jiparanaenses com decoração em garrafa pet há oito anos

13/01/2014
06/05/2015
6
Notícias
0 ComentáriosImprimirEmail

As comemorações natalinas na cidade de Ji-Paraná, Região Central do Estado, tiveram muito mais encantamento neste último ano. A Administração Municipal, tomando como exemplo a iniciativa da Associação de Mulheres de Negócios de Ji-Paraná, apostou e investiu no trabalho e criatividade do artesão Berg Lima que, reutilizando mais de 150 mil garrafas pet, ornamentou diferentes pontos da cidade com enfeites de Natal e alimentou o espírito natalino de toda população.

A parceria entre Administração Municipal, Associação de Mulheres e do artesão contou com o louvável voluntarismo de muitos cidadãos na arrecadação do material reciclável e da confecção dos enfeites, e que fez de Ji-Paraná uma das cidades mais caracterizadas ao período natalino no Estado.  Doze pontos receberam as decorações e, pela primeira vez, os Distritos de Nova Colina e Nova Londrina também receberam os enfeites. As muitas garrafas pet reaproveitadas deram forma a enormes árvores, velas, anjos, boneco de neves, pacotes de presentes, velas, entre outros adereços alusivos.

“Foi um encantamento! A cidade estava no “clima” de Natal...toda iluminada...e a ornamentação toda feita com garrafas plásticas ficou muito bonita, além de respeitar as questões ambientais”, descreveu a professora Neuza de Almeida. E tem sido justamente o respeito ao meio ambiente aliado a geração de renda que inspira Berg desde 2002 a trabalhar com o reaproveitamento de garrafas pet.

O artesão, estimulado pela esposa Luzia, começou a desenvolver seu trabalho, especificamente com esse material reciclável, confeccionando arranjos de flores. E viveram desta produção por cinco anos. Em 2006 foi convidado pela Associação de Mulheres de Negócio de Ji-Paraná a ornamentar a Casa do Papai Noel, principal referência natalina do município, localizada no Centro da cidade.  Desde então Berg confecciona os enfeites para a decoração da Casa do Papai Noel, trazendo novidades entre as opções de enfeites a cada ano. Já foram vistos e visitados trabalhos como uma gigante bota do Papai Noel e um bolo comemorativo aos 15 anos de instalação da Casa, entre os outros adereços mencionados anteriormente. Mas a grande novidade deste último Natal surpreendeu a todos. Berg e os voluntários apresentaram uma árvore de Natal com 12 metros de altura, que recebeu ainda bolas coloridas e uma estrela fixada em seu topo. A enorme árvore atraiu inúmeras visitas de crianças, adolescentes, adultos e idosos ao longo dos 30 dias em que esteve instalada na entrada da Casa do Papai Noel. Toda decoração natalina da cidade pôde ser admirada até o último dia 06.

Para Berg, 45 anos, casado, pai de duas filhas, o seu trabalho tem trazido muita satisfação e gratidão. “Sinto-me realizado. Esse trabalho é minha principal fonte de renda e ainda gera encantamento e alegria nas pessoas. Isso me deixa realizado”, afirmou. O artesão ainda desenvolve a função de pintor em construção civil. Apesar das profissões o fazerem morar na cidade, não o distancia de sua origem campesina. Filho de trabalhadores rurais, Berg concilia as atividades exercidas na cidade com a vida no campo.

O trabalho realizado pelo artesão exclusivamente com garrafas pet, é avaliado como diferenciado e educativo ambientalmente. E isso trouxe a ele reconhecimento em âmbito estadual. Administrações de outros municípios já o contataram para que também forneça seus objetos decorativos para o próximo Natal. Berg também tem recebido encomenda do comercio local para produções alusivas não somente à época natalina, mas a outras importantes datas comemorativas. Ainda como resultado de sua dedicação profissional, ele tem ministrado cursos em reutilização de garrafas pet.

  Fonte: Luciane Machado                                                        

Comentários

CAPTCHA Image
Recarregar Imagem

Veja Também

Imagem Indisponível
30/07/2014

Regional Cone Sul promove formação sindical

Iniciou ontem (29), na sede do Sindicato de Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais (STTR) de Cerejeiras, o primeiro módulo do curso de formação político sindical da Escola Nacional de Formação da CONTAG (ENFOC), para dirigentes e representantes de base sindical do Regional Cone Sul. O curso será ministrado em 3 módulos, com 3 dias cada, com objetivo de capacitar cerca de 40 lideranças sindicais do Movimento Sindical dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais (MSTTR), proporcionando a cada participante uma visão ampla sobre as principais bandeiras de luta do Movimento, ampliando o conhecimento e revitalizando o comprometimento dos mesmos com o MSTTR, a partir da base. Propõe-se, ao...

Imagem Indisponível
11/07/2014

STTR de Theobroma promove curso de derivados do leite

O Sindicato dos Trabalhadores (as) Rurais do município de Theobroma, em parceria com a Emater Theobroma, realizou de 07 a 11 de julho um curso de derivados do leite, para trabalhadoras(es) rurais do Assentamento Primavera. O curso teve o objetivo de capacitar as trabalhadoras(es) para que elas possam produzir diversos alimentos à base do leite para subsistência familiar e comercialização e, assim, contribuírem na complementação da renda familiar. O curso foi ministrado por uma extensionista da Emater do município de Alvorada do Oeste, que ensinou as participantes a produzirem diversos tipos de queijos e doces. Fonte: Assessoria STTR de Theobroma

Conferência Estadual debate assistência técnica com foco em agroecologia
11/04/2016

Conferência Estadual debate assistência técnica com foco em agroecologia

Estabelecer estratégias e ações prioritárias para promover a universalização da Assistência Técnica e Extensão Rural (Ater) pública e de qualidade aos agricultores e agricultoras familiares do Estado de Rondônia. Esse é o objetivo da 2ª Conferência Estadual de Assistência Técnica e Extensão Rural na Agricultura Familiar e Reforma Agrária, que acontecerá de 12 a 14 de abril, no Centro de Treinamento da Emater-RO (Centrer), em Ouro Preto do Oeste.    Cerca de 200 pessoas, representantes de agricultores, povos indígenas, comunidades tradicionais...