Área Restrita

Fetagro

FETAGRO registra primeiras assinaturas do PNHR em Projeto de Assentamento

16/12/2013
06/05/2015
6
Notícias
0 ComentáriosImprimirEmail

Na última sexta-feira, dia 13, famílias de trabalhadores rurais do assentamento União 1, no município de Parecis, foram contemplados pelo Programa Nacional de Habitação Rural (PNHR). Estas são as primeiras famílias assentadas do Estado a receberem o benefício, através de uma parceria entre a Federação dos Trabalhadores na Agricultura de Rondônia (Fetagro), Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais (STTR), Caixa Econômica Federal e Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra).

41 famílias assinaram os contratos do PNHR e serão beneficiadas com a construção de uma casa de quase 60 metros quadrados, em alvenaria, contendo dois quartos, sala, banheiro social, cozinha e área de serviço. Para a agricultora Claudete de Castro “a emoção e alegria não cabia no peito”. Ela e o esposo Marcos Alves de Almeida assinaram o contrato e garantiram a realização do sonho de ter uma nova moradia depois de mais de oito anos. “Estamos muito felizes. Vamos sair de uma casa em péssimas condições para uma (casa) bem mais segura e com mais conforto”, disse Claudete que é mãe de três filhos e mantém com o esposo a produção de leite e hortaliças em sua propriedade.

O ato das assinaturas foi realizado no barracão do assentamento e reuniu, além dos beneficiários, diretores da Fetagro, dirigentes do STTR de Parecis e representantes da Caixa Econômica.

A parceria para a implementação do programa em assentamentos da reforma agrária é uma conquista dos trabalhadores rurais, organizados pela FETAGRO e Sindicatos filiados, alcançada após negociações do Grito da Terra Estadual, maior mobilização de reivindicação e proposição de políticas públicas que assistam â categoria, realizado no mês de agosto, em Porto Velho. A negociação prevê contemplar 1.300 famílias de assentados.

Para o secretário de Políticas Agrícolas da Fetagro, Ivan Tavares, a satisfação é muito grande por saber que a maioria das famílias espera por essa oportunidade há mais de 15 anos. “É um resultado que nos emociona e que nos estimula a continuarmos nossa luta, nosso trabalho de representação dos trabalhadores e trabalhadoras rurais. É muito gratificante participar deste momento com as famílias beneficiadas e presenciar a alegria de todos ao conquistarem uma moradia mais digna, com conforto e segurança, e que irá contribuir na melhoria da qualidade de vida de cada família, no campo”, disse.

De acordo com o vice-presidente e secretário de políticas agrárias da Federação, Lázaro Dobri (Lazinho), a entidade e os sindicatos organizam cada vez mais suas ações com o Programa Minha Casa Minha Vida para que a implementação desse Programa cresça mais, a cada dia, no Estado. A Fetagro é a entidade organizadora e executora do PNHR no Estado. “A Fetagro tem a honra de poder, junto com os nossos sindicatos, trabalhar na construção dessas casas que trarão qualidade de vida para os agricultores”.

Novas assinaturas

Lazinho destaca que é prioridade da Federação trabalhar o PNHR com os assentamentos da reforma agrária, assegurando o acesso a essa importante política pública para a qualidade de vida no campo, e informa que na próxima quarta-feira, dia 18, serão assinados mais de 50 contratos de habitação rural dos assentamentos da reforma agrária Maranatá e Águas Claras, nos municípios de Chupinguaia e Vilhena, demarcados em terras da antiga fazenda Santa Elina.

                             

Comentários

CAPTCHA Image
Recarregar Imagem

Veja Também

Imagem Indisponível
30/07/2014

Regional Cone Sul promove formação sindical

Iniciou ontem (29), na sede do Sindicato de Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais (STTR) de Cerejeiras, o primeiro módulo do curso de formação político sindical da Escola Nacional de Formação da CONTAG (ENFOC), para dirigentes e representantes de base sindical do Regional Cone Sul. O curso será ministrado em 3 módulos, com 3 dias cada, com objetivo de capacitar cerca de 40 lideranças sindicais do Movimento Sindical dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais (MSTTR), proporcionando a cada participante uma visão ampla sobre as principais bandeiras de luta do Movimento, ampliando o conhecimento e revitalizando o comprometimento dos mesmos com o MSTTR, a partir da base. Propõe-se, ao...

Imagem Indisponível
11/07/2014

STTR de Theobroma promove curso de derivados do leite

O Sindicato dos Trabalhadores (as) Rurais do município de Theobroma, em parceria com a Emater Theobroma, realizou de 07 a 11 de julho um curso de derivados do leite, para trabalhadoras(es) rurais do Assentamento Primavera. O curso teve o objetivo de capacitar as trabalhadoras(es) para que elas possam produzir diversos alimentos à base do leite para subsistência familiar e comercialização e, assim, contribuírem na complementação da renda familiar. O curso foi ministrado por uma extensionista da Emater do município de Alvorada do Oeste, que ensinou as participantes a produzirem diversos tipos de queijos e doces. Fonte: Assessoria STTR de Theobroma

Conferência Estadual debate assistência técnica com foco em agroecologia
11/04/2016

Conferência Estadual debate assistência técnica com foco em agroecologia

Estabelecer estratégias e ações prioritárias para promover a universalização da Assistência Técnica e Extensão Rural (Ater) pública e de qualidade aos agricultores e agricultoras familiares do Estado de Rondônia. Esse é o objetivo da 2ª Conferência Estadual de Assistência Técnica e Extensão Rural na Agricultura Familiar e Reforma Agrária, que acontecerá de 12 a 14 de abril, no Centro de Treinamento da Emater-RO (Centrer), em Ouro Preto do Oeste.    Cerca de 200 pessoas, representantes de agricultores, povos indígenas, comunidades tradicionais...