Área Restrita

Fetagro

STTRs realizam ações alusivas ao Dia Internacional da Não-Violência à Mulher

27/11/2013
06/05/2015
6
Notícias
0 ComentáriosImprimirEmail

O Dia Internacional da Não-Volência à Mulher, celebrado do dia 25 de novembro, foi comemorado pelos Sindicatos dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais (STTRs) dos municípios de Rolim de Moura, Theobroma e Nova Mamoré com atividades que mobilizaram, principalmente, mulheres trabalhadoras rurais.

Entre as ações alusivas à data foram realizadas palestras e passeatas como forma de lembrar, protestar e mobilizar contra a violência à mulher. O STTR de Rolim de Moura reuniu um grupo de pessoas nas principais ruas e avenidas do município com faixas e cartazes alusivos. A programação contou ainda com a participação do delegado de Polícia Civil César de Almeida que ministrou palestra sobre a Lei Maria da Penha.

De acordo com a secretária de mulheres do Sindicato, Marta Nogueira, a manifestação propôs alertar a população sobre a violência sofrida diariamente por muitas mulheres. “Precisamos dizer à sociedade que basta de violência”.

Nos municípios de Theobroma e Nova Mamoré foram realizadas palestras sobre a temática. Presente nas atividades dos dois municípios, a secretária de Mulheres da FETAGRO, Izabel de Oliveira, ressaltou a importância da data para a conscientização de toda sociedade e das próprias mulheres que sofrem qualquer tipo de violência para que não a aceitem e denunciem.

Izabel destacou que a violência contra a mulher é uma preocupação fundamental dos movimentos sociais, e que o Movimento Sindical dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais (MSTTR) tem feito esse enfrentamento. “A violência às mulheres do campo e da cidade é avidamente repudiada pelo movimento”, frisou. Lembrou da seriedade e comprometimento do MSTTR (CONTAG, FETAGRO e STTRs) à questão e pontuou a Lei Maria da Penha como uma das grandes conquistas das mulheres do campo e da cidade. Falou de ações como a Marcha das Margaridas que trouxe resultados como a Campanha Nacional de Enfrentamento à Violência contra Mulheres do Campo, da Floresta e das Águas; Criação e Funcionamento do Fórum Nacional de Elaboração de Políticas para o Enfrentamento à Violência contra as Mulheres do Campo, da Floresta e das Águas; e Elaboração e Inserção de Diretrizes na Política Nacional de Enfrentamento à Violência contra as Mulheres voltadas para o atendimento das mulheres rurais.

A iniciativa dos STTRs, através das respectivas Secretarias de Mulheres, foi elogiada pela secretária Izabel por demonstrar o comprometimento do movimento sindical no enfrentamento à violência contras as mulheres, seja ela física, psicológica, sexual, moral ou patrimonial; e por lutar pelo fim dessa realidade que causa tanto sofrimento e fere os direitos humanos, a dignidade e a vida de muitas pessoas.

Fonte: Assessoria FETAGRO

Fotos:  Assessoria FETAGRO/STTR de Nova Mamoré/Site Rolnews

Comentários

CAPTCHA Image
Recarregar Imagem

Veja Também

Imagem Indisponível
30/07/2014

Regional Cone Sul promove formação sindical

Iniciou ontem (29), na sede do Sindicato de Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais (STTR) de Cerejeiras, o primeiro módulo do curso de formação político sindical da Escola Nacional de Formação da CONTAG (ENFOC), para dirigentes e representantes de base sindical do Regional Cone Sul. O curso será ministrado em 3 módulos, com 3 dias cada, com objetivo de capacitar cerca de 40 lideranças sindicais do Movimento Sindical dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais (MSTTR), proporcionando a cada participante uma visão ampla sobre as principais bandeiras de luta do Movimento, ampliando o conhecimento e revitalizando o comprometimento dos mesmos com o MSTTR, a partir da base. Propõe-se, ao...

Imagem Indisponível
11/07/2014

STTR de Theobroma promove curso de derivados do leite

O Sindicato dos Trabalhadores (as) Rurais do município de Theobroma, em parceria com a Emater Theobroma, realizou de 07 a 11 de julho um curso de derivados do leite, para trabalhadoras(es) rurais do Assentamento Primavera. O curso teve o objetivo de capacitar as trabalhadoras(es) para que elas possam produzir diversos alimentos à base do leite para subsistência familiar e comercialização e, assim, contribuírem na complementação da renda familiar. O curso foi ministrado por uma extensionista da Emater do município de Alvorada do Oeste, que ensinou as participantes a produzirem diversos tipos de queijos e doces. Fonte: Assessoria STTR de Theobroma

Conferência Estadual debate assistência técnica com foco em agroecologia
11/04/2016

Conferência Estadual debate assistência técnica com foco em agroecologia

Estabelecer estratégias e ações prioritárias para promover a universalização da Assistência Técnica e Extensão Rural (Ater) pública e de qualidade aos agricultores e agricultoras familiares do Estado de Rondônia. Esse é o objetivo da 2ª Conferência Estadual de Assistência Técnica e Extensão Rural na Agricultura Familiar e Reforma Agrária, que acontecerá de 12 a 14 de abril, no Centro de Treinamento da Emater-RO (Centrer), em Ouro Preto do Oeste.    Cerca de 200 pessoas, representantes de agricultores, povos indígenas, comunidades tradicionais...