Área Restrita

Fetagro

FETAGRO e Cresol firmam parceria para operacionalização de linhas de crédito

26/11/2013
06/05/2015
6
Notícias
0 ComentáriosImprimirEmail

Cresol Base Rondônia e FETAGRO firmaram Termo de Cooperação para operacionalização do Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf) nas linhas Jovem e Mulher, ontem (25), durante o Seminário Estadual Sobre Gênero e Geração para Acesso às Políticas Públicas da Agricultura Familiar, realizado na sede da Escola Família Agrícola (EFA), no município de Jaru.

A parceria visa o desenvolvimento sustentável do campo e da agricultura familiar com participação de jovens e mulheres de maneira ativa. Propõe incentivar e articular iniciativas econômicas que ampliem as oportunidades de trabalho, de distribuição de renda, de produção de alimentos e melhoria de qualidade de vida.

O presidente da Cresol Base Rondônia, Sandro Souza da Silva, disse ser muito satisfatório para a cooperativa poder atender aos agricultores familiares através do acesso ao crédito, promovendo a inclusão social. E ressaltou a importância das políticas públicas, como o Pronaf e suas linhas de recursos específicos, para o desenvolvimento de seus cooperados e para o fortalecimento e crescimento da agricultura familiar.

Para o presidente da FETAGRO Fábio Menezes o momento é de muita importância para a sucessão rural familiar. “Atender financiamento de propostas de crédito da mulher agricultora e de projetos de investimento de jovens agricultores estimula e contribui com a sucessão familiar e permanência no campo”. Fábio ressaltou que o Termo de Cooperação consolida o entendimento do Movimento Sindical Rural (FETAGRO e STTRs) quanto a importância do cooperativismo como ferramenta de desenvolvimento e inclusão social.

Vale ressaltar que a iniciativa atende a uma reivindicação dos agricultores (as) familiares, organizados pelo Movimento sindical dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais (MSTTR), de obterem nova alternativa de acesso a esses créditos, uma vez que os mesmos disseram encontrar dificuldades de acesso, chegando à constatação de que o Pronaf Jovem ainda não foi acessado no Estado. Relatos apontam a burocracia e critérios de seleção como maiores empecilhos ao financiamento.

Jovens

Com o recurso, jovens agricultoras e agricultores podem financiar qualquer atividade geradora de renda. Para acessar a linha de crédito, o jovem agricultor deve ter idade entre 16 e 29 anos. A Cresol também firmou parceria com a Associação das Escolas Família Agrícola (AEFARO), onde os Projeto Profissionalizante do Jovem (PPJ) poderá ser financiado.  A parceria exige que o/a jovem esteja cursando o último ano em uma Escola família Agrícola vinculada à AEFARO ou que seja ex aluno.

Mulher

A linha de crédito Pronaf Mulher é uma condição especial hoje dentro da agricultura familiar para as agricultoras, permitindo-as a desenvolver seus projetos. A parceria foi firmada e entre Cresol e FETAGRO e atenderá a demanda das agricultoras que estejam sindicalizadas aos sindicatos pertencentes à área de abrangência das cooperativas Cresol.

Fonte: Assessoria FETAGRO

Comentários

CAPTCHA Image
Recarregar Imagem

Veja Também

Imagem Indisponível
30/07/2014

Regional Cone Sul promove formação sindical

Iniciou ontem (29), na sede do Sindicato de Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais (STTR) de Cerejeiras, o primeiro módulo do curso de formação político sindical da Escola Nacional de Formação da CONTAG (ENFOC), para dirigentes e representantes de base sindical do Regional Cone Sul. O curso será ministrado em 3 módulos, com 3 dias cada, com objetivo de capacitar cerca de 40 lideranças sindicais do Movimento Sindical dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais (MSTTR), proporcionando a cada participante uma visão ampla sobre as principais bandeiras de luta do Movimento, ampliando o conhecimento e revitalizando o comprometimento dos mesmos com o MSTTR, a partir da base. Propõe-se, ao...

Imagem Indisponível
11/07/2014

STTR de Theobroma promove curso de derivados do leite

O Sindicato dos Trabalhadores (as) Rurais do município de Theobroma, em parceria com a Emater Theobroma, realizou de 07 a 11 de julho um curso de derivados do leite, para trabalhadoras(es) rurais do Assentamento Primavera. O curso teve o objetivo de capacitar as trabalhadoras(es) para que elas possam produzir diversos alimentos à base do leite para subsistência familiar e comercialização e, assim, contribuírem na complementação da renda familiar. O curso foi ministrado por uma extensionista da Emater do município de Alvorada do Oeste, que ensinou as participantes a produzirem diversos tipos de queijos e doces. Fonte: Assessoria STTR de Theobroma

Conferência Estadual debate assistência técnica com foco em agroecologia
11/04/2016

Conferência Estadual debate assistência técnica com foco em agroecologia

Estabelecer estratégias e ações prioritárias para promover a universalização da Assistência Técnica e Extensão Rural (Ater) pública e de qualidade aos agricultores e agricultoras familiares do Estado de Rondônia. Esse é o objetivo da 2ª Conferência Estadual de Assistência Técnica e Extensão Rural na Agricultura Familiar e Reforma Agrária, que acontecerá de 12 a 14 de abril, no Centro de Treinamento da Emater-RO (Centrer), em Ouro Preto do Oeste.    Cerca de 200 pessoas, representantes de agricultores, povos indígenas, comunidades tradicionais...