Área Restrita

Fetagro

Missa celebrou Dia Nacional da Consciência Negra

20/11/2013
06/05/2015
6
Notícias
0 ComentáriosImprimirEmail

Hoje, 20 de novembro, comemora-se o Dia Nacional da Consciência Negra como forma de lembrar o sofrimento dos negros ao longo da história, desde a época da colonização do Brasil, tentando garantir seus direitos sociais. A data é marcada pela luta contra o preconceito racial, contra a inferioridade da classe perante a sociedade.

Para reforçar a conscientização da luta histórica dos negros e o combate ao racismo foi celebrada a 11º Missa Afro, na Paróquia São Pedro, em Cacoal, no último sábado (17). O evento foi uma organização do Grupo União da Consciência Negra (Grucon) com objetivo de divulgar o Dia Nacional da Consciência Negra e levar todos à reflexão sobre a inserção do negro na sociedade brasileira.

De acordo com o coordenador do Grucon, Benildo Lima, “a igreja Católica tem contribuído para essa organização de forma especial, com a participação dos Padres que já atuam na evangelização e conscientização da sociedade pelo fim do racismo e preconceito aos negros”.

O O presidente da Federação dos Trabalhadores na Agricultura de Rondônia (FETAGRO) Fábio Menezes participou da Missa Afro.  A entidade também tem sido apoiadora do Grucon, considerando a importância da raça negra e de sua cultura na formação do povo brasileiro e da cultura do nosso país.

Grucon

O Grupo de União da Consciência Negra  atua em Ji-Paraná desde 1992, tendo em suas principais ações a realização de seminários, palestras, eventos culturais e encontros regionais como forma de lembrar a resistência do negro à escravidão de forma geral e seu sofrimento ao longo da história, desde a época da colonização do Brasil, e registrando o dia 20 de novembro, Dia Nacional da Consciência Negra, marcado pela luta contra o preconceito racial e pela garantia de direitos sociais aos negros.

Fonte: Assessoria FETAGRO (com colaboração de Jussara de Barros)

[gallery link="file"]  

Comentários

CAPTCHA Image
Recarregar Imagem

Veja Também

Imagem Indisponível
30/07/2014

Regional Cone Sul promove formação sindical

Iniciou ontem (29), na sede do Sindicato de Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais (STTR) de Cerejeiras, o primeiro módulo do curso de formação político sindical da Escola Nacional de Formação da CONTAG (ENFOC), para dirigentes e representantes de base sindical do Regional Cone Sul. O curso será ministrado em 3 módulos, com 3 dias cada, com objetivo de capacitar cerca de 40 lideranças sindicais do Movimento Sindical dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais (MSTTR), proporcionando a cada participante uma visão ampla sobre as principais bandeiras de luta do Movimento, ampliando o conhecimento e revitalizando o comprometimento dos mesmos com o MSTTR, a partir da base. Propõe-se, ao...

Imagem Indisponível
11/07/2014

STTR de Theobroma promove curso de derivados do leite

O Sindicato dos Trabalhadores (as) Rurais do município de Theobroma, em parceria com a Emater Theobroma, realizou de 07 a 11 de julho um curso de derivados do leite, para trabalhadoras(es) rurais do Assentamento Primavera. O curso teve o objetivo de capacitar as trabalhadoras(es) para que elas possam produzir diversos alimentos à base do leite para subsistência familiar e comercialização e, assim, contribuírem na complementação da renda familiar. O curso foi ministrado por uma extensionista da Emater do município de Alvorada do Oeste, que ensinou as participantes a produzirem diversos tipos de queijos e doces. Fonte: Assessoria STTR de Theobroma

Conferência Estadual debate assistência técnica com foco em agroecologia
11/04/2016

Conferência Estadual debate assistência técnica com foco em agroecologia

Estabelecer estratégias e ações prioritárias para promover a universalização da Assistência Técnica e Extensão Rural (Ater) pública e de qualidade aos agricultores e agricultoras familiares do Estado de Rondônia. Esse é o objetivo da 2ª Conferência Estadual de Assistência Técnica e Extensão Rural na Agricultura Familiar e Reforma Agrária, que acontecerá de 12 a 14 de abril, no Centro de Treinamento da Emater-RO (Centrer), em Ouro Preto do Oeste.    Cerca de 200 pessoas, representantes de agricultores, povos indígenas, comunidades tradicionais...