Área Restrita

Fetagro

Agricultores familiares do PA Martim Pescador recebem Títulos de Domínio da terra

13/11/2013
06/05/2015
6
Notícias
0 ComentáriosImprimirEmail

A conquista do título definitivo da propriedade foi alcançada, através do Programa Terra legal, por agricultores familiares do Projeto de Assentamento Martim Pescador, no Distrito Nova Aliança, no município de Urupá, nesta terça-feira (12).

A ocasião foi bastante comemorada pelos assentados e pelas representações sindicais, públicas e políticas presentes. Fizeram-se presente o prefeito de Urupá Serjão, vereadores, o superintendente regional do Incra Luiz Flávio de Carvalho, o secretário estadual de Agricultura Evandro Padovani, a coordenadora estadual de regularização fundiária Ednéia Gusmão, o presidente da FETAGRO Fábio Menezes e o presidente do STTR de Urupá Gilmar Gusmão, entre outros.

Foram entregues 84 títulos de domínio à agricultores familiares assentados, viabilizados por meio do termo de Cooperação Técnica (TCT) entre Incra e governo do estado/Seagri. O secretário Padovani explicou que essa parceria contou desde o início com apoio fundamental da FETAGRO e STTRs, que contribuiu, entre outras ações, no levantamento e indicação das demandas.

Para o superintende do Incra o trabalho realizado em conjunto permitiu que o órgão cumprisse seu objetivo maior de criar assentamentos da reforma agrária e garantir a titulação da terra. “É mais do que justo essa titulação ao PA Martim Pescador, onde há agricultores familiares que aguardam por esse direito há mais de 20 anos”, afirmou. Luiz Flávio ainda se comprometeu em dar continuidade á regularização de terras localizando as famílias que ainda não estão regularizadas. E,d estacou que a reforma agrária está sendo feita não só para assentar, mas também para trazer melhoria de vida e dignidade aos assistidos por ela.

O presidente da FETAGRO Fábio Menezes disse ser “muito gratificante ver umas das principais reivindicações do movimento sindical sendo atendida e trazendo alegria e dignidade para um trabalhador (a)”. Fábio desejou aos titulados “que este documento traga, a cada um, o acesso a políticas públicas, traga renda e dignidade”.   “Parabéns a cada um, a cada família aqui. Que o título seja o início de uma nova fase de produção, de investimento, e que seja para a permanência no campo”, desejou o dirigente.

Habitação

O presidente da FETAGRO informou que a Federação iniciou um trabalho junto com o Incra para a implementação do Programa Nacional de Habitação Rural (PNHR) nos assentamentos.  Fábio destacou que a FETAGRO, entidade organizadora e executora do PNHR no Estado, registra o total de quatro mil casas construídas para agricultores familiares, por meio do Programa; e que a entidade agora tem como prioridade trabalhar com os assentamentos da reforma agrária e do Credito Fundiário. “Nova moradia trará dignidade aos assentados da reforma agrária”,  observou.

Luz para Todos

Na ocasião, Fábio Menezes lembrou que é preciso dar continuidade ao Programa Luz para Todos no Estado. Informou que ainda há mais de 18 mil famílias sem energia elétrica no campo, e pediu o apoio a todos e que somem forças com a Federação na luta para que estas milhares de famílias possam ser contempladas. A continuidade do Programa Luz para Todos no Estado de Rondônia foi uma das principais reivindicações dos trabalhadores e trabalhadoras rurais no Grito da Terra Estadual de 2013, exigindo dos órgãos responsáveis compromisso para esta demanda. O dirigente apontou que os prejuízos causados pela falta de energia comprometem a capacidade de produção dos agricultores familiares. Destacou também que o acesso à luz elétrica é um dos requisitos para financiamento do Programa Nacional de Habitação Rural (PNHR), feito pela Caixa Econômica Federal.

  Fonte: Assessoria FETAGRO [gallery link="file"]

Comentários

CAPTCHA Image
Recarregar Imagem

Veja Também

Imagem Indisponível
30/07/2014

Regional Cone Sul promove formação sindical

Iniciou ontem (29), na sede do Sindicato de Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais (STTR) de Cerejeiras, o primeiro módulo do curso de formação político sindical da Escola Nacional de Formação da CONTAG (ENFOC), para dirigentes e representantes de base sindical do Regional Cone Sul. O curso será ministrado em 3 módulos, com 3 dias cada, com objetivo de capacitar cerca de 40 lideranças sindicais do Movimento Sindical dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais (MSTTR), proporcionando a cada participante uma visão ampla sobre as principais bandeiras de luta do Movimento, ampliando o conhecimento e revitalizando o comprometimento dos mesmos com o MSTTR, a partir da base. Propõe-se, ao...

Imagem Indisponível
11/07/2014

STTR de Theobroma promove curso de derivados do leite

O Sindicato dos Trabalhadores (as) Rurais do município de Theobroma, em parceria com a Emater Theobroma, realizou de 07 a 11 de julho um curso de derivados do leite, para trabalhadoras(es) rurais do Assentamento Primavera. O curso teve o objetivo de capacitar as trabalhadoras(es) para que elas possam produzir diversos alimentos à base do leite para subsistência familiar e comercialização e, assim, contribuírem na complementação da renda familiar. O curso foi ministrado por uma extensionista da Emater do município de Alvorada do Oeste, que ensinou as participantes a produzirem diversos tipos de queijos e doces. Fonte: Assessoria STTR de Theobroma

Conferência Estadual debate assistência técnica com foco em agroecologia
11/04/2016

Conferência Estadual debate assistência técnica com foco em agroecologia

Estabelecer estratégias e ações prioritárias para promover a universalização da Assistência Técnica e Extensão Rural (Ater) pública e de qualidade aos agricultores e agricultoras familiares do Estado de Rondônia. Esse é o objetivo da 2ª Conferência Estadual de Assistência Técnica e Extensão Rural na Agricultura Familiar e Reforma Agrária, que acontecerá de 12 a 14 de abril, no Centro de Treinamento da Emater-RO (Centrer), em Ouro Preto do Oeste.    Cerca de 200 pessoas, representantes de agricultores, povos indígenas, comunidades tradicionais...