Área Restrita

Fetagro

FETAGRO e deputado Anselmo de Jesus debatem o Código Florestal com agricultores

08/11/2013
06/05/2015
6
Notícias
0 ComentáriosImprimirEmail

“Esta nova legislação veio beneficiar a todos os agricultores, principalmente os agricultores familiares do Brasil e, claro, os do Estado de Rondônia, eliminando a insegurança jurídica vivida por todos nos últimos anos”. Assim avaliou o vice-presidente da FETAGRO, Lazinho, a respeito do novo Código Florestal Brasileiro, na manhã desta sexta-feira (08), durante o Seminário sobre Legislação Ambiental e Agricultura Familiar, realizado no centro de Treinamento da Emater (Centrer), em Ouro Preto do Oeste.

O seminário, uma iniciativa do mandato do deputado federal Anselmo de Jesus (PT-RO) em parceria com a Federação dos Trabalhadores na Agricultura do Estado de Rondônia (FETAGRO), reuniu mais de 300 lideranças ligadas ao setor rural e a agricultura familiar de vários municípios rondonienses para apresentar aos presentes os principais avanços da política ambiental brasileira e debater sobre os desafios da agricultura familiar no processo de adaptação do novo Código Florestal Brasileiro.

Lazinho fez uma explanação acerca da nova legislação ambiental e resgatou todo o processo que reiniciou as discussões sobre a temática, e que culminou com a revisão e alteração do Código Florestal. Explicou que a correção do Código era necessária e urgente, pois os produtores de alimentos advindos da agricultura familiar em Rondônia e no Brasil não poderiam ser penalizados por erros cometidos ao longo dos anos, principalmente pelo Estado brasileiro. Também destacou a importância do encontro e ressaltou que as mudanças na legislação são conquistas dos agricultores familiares, juntamente com a FETAGRO e os Sindicatos de Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais (STTR’s), uma vez que tiveram papel fundamental nesta conquista ao encamparem essa discussão. Em resumo à conquista, informou que o novo Código traz tratamento diferenciado à agricultura familiar.

O deputado Anselmo destacou que a legislação traz ganhos, principalmente, à agricultura familiar brasileira. Para ele, uma forma de reconhecimento da importância deste setor, especialmente nos âmbitos da segurança alimentar, da empregabilidade e ambiental. Pontuou que “o novo código traz avanços significativos à agricultura familiar, mas que não basta só o governo criar condições para implementar as novas regras, é necessário o envolvimento do cidadão”, justificando assim a realização do seminário para contribuir com debates e esclarecimentos para que o trabalhador (a) possa se conscientizar sobre a importância de sua participação nesse processo.

Prestigiaram o evento o deputado federal Padre Ton, deputada estadual Epifanea Barbosa, delegado federal do Desenvolvimento Agrário Genair Capelini, Emater, e prefeitos e vereadores ligados ao Movimento Sindical de Trabalhadores  e Trabalhadoras Rurais.

Cartilha

Durante o seminário foi lançada a Cartilha “Novo Código Florestal Brasileiro, Preservar para Vida”, uma publicação produzida pelo mandato do deputado federal Anselmo com objetivo de apresentar ao agricultor familiar, de forma simples, as principais alterações da legislação.

Fonte: Assessoria FETAGRO (com informações de Leonice Leal e Josias Brito)

Comentários

CAPTCHA Image
Recarregar Imagem

Veja Também

Imagem Indisponível
30/07/2014

Regional Cone Sul promove formação sindical

Iniciou ontem (29), na sede do Sindicato de Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais (STTR) de Cerejeiras, o primeiro módulo do curso de formação político sindical da Escola Nacional de Formação da CONTAG (ENFOC), para dirigentes e representantes de base sindical do Regional Cone Sul. O curso será ministrado em 3 módulos, com 3 dias cada, com objetivo de capacitar cerca de 40 lideranças sindicais do Movimento Sindical dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais (MSTTR), proporcionando a cada participante uma visão ampla sobre as principais bandeiras de luta do Movimento, ampliando o conhecimento e revitalizando o comprometimento dos mesmos com o MSTTR, a partir da base. Propõe-se, ao...

Imagem Indisponível
11/07/2014

STTR de Theobroma promove curso de derivados do leite

O Sindicato dos Trabalhadores (as) Rurais do município de Theobroma, em parceria com a Emater Theobroma, realizou de 07 a 11 de julho um curso de derivados do leite, para trabalhadoras(es) rurais do Assentamento Primavera. O curso teve o objetivo de capacitar as trabalhadoras(es) para que elas possam produzir diversos alimentos à base do leite para subsistência familiar e comercialização e, assim, contribuírem na complementação da renda familiar. O curso foi ministrado por uma extensionista da Emater do município de Alvorada do Oeste, que ensinou as participantes a produzirem diversos tipos de queijos e doces. Fonte: Assessoria STTR de Theobroma

Conferência Estadual debate assistência técnica com foco em agroecologia
11/04/2016

Conferência Estadual debate assistência técnica com foco em agroecologia

Estabelecer estratégias e ações prioritárias para promover a universalização da Assistência Técnica e Extensão Rural (Ater) pública e de qualidade aos agricultores e agricultoras familiares do Estado de Rondônia. Esse é o objetivo da 2ª Conferência Estadual de Assistência Técnica e Extensão Rural na Agricultura Familiar e Reforma Agrária, que acontecerá de 12 a 14 de abril, no Centro de Treinamento da Emater-RO (Centrer), em Ouro Preto do Oeste.    Cerca de 200 pessoas, representantes de agricultores, povos indígenas, comunidades tradicionais...