Área Restrita

Fetagro

FETAGRO participa de seminário sobre Educação do Campo em Ji-Paraná

31/10/2013
06/05/2015
6
Notícias
0 ComentáriosImprimirEmail

O MSTTR, representado pela FETAGRO e STTRs, participa ativamente do 1º Seminário Municipal da Educação do Campo, em Ji-Paraná. O evento começou hoje e continua até amanhã, 01 de novembro.

A FETAGRO, convidada, também, a fazer uma análise de conjuntura da Educação do Campo, e representada pelo presidente Fábio Menezes, enfatizou a importância do seminário por propor fazer um diagnóstico da educação do campo e construir uma proposta de educação com a participação direta dos sujeitos do campo. Fábio trouxe a compreensão dos representas do campo de que ainda não se oferece uma educação de qualidade para o campo, que entenda os princípios do campo, respeitando sua identidade, e o desejo de permanência do campo. “É um momento ímpar para repensar a realidade e para discutirmos de que forma enfrentarmos essa realidade e apresentarmos uma proposta diferente à educação que atenda as necessidades dos que vivem no campo”, observou.

O dirigente ressaltou que é possível uma educação diferenciada e contextualizada. “Estamos aqui com os grandes responsáveis para a construção de propostas à questão, que são os gestores, professores, pais e alunos”.

Na oportunidade, o presidente manifestou a indignação dos movimentos sociais do campo à atual situação da educação do campo no Estado de Rondônia e o repúdio à proposta do governo estadual de implantar o Projeto de Ensino Médio com Mediação Tecnológica que, segundo eles, é contraditório às diretrizes operacionais da educação do campo. Os representantes do campo afirmam que esse método continuará mantendo a educação oferecida desassociada da realidade deles; desvinculada da realidade social do campo. "Queremos uma educação do campo de qualidade e que respeite a identidade do campo", pontuou Fábio.

O seminário, realizado pela Secretaria Municipal de Educação (Semed) , tem como tema a frase “Semeando sonhos...cultivando direitos”. De acordo com a secretária de educação, Leiva Custódio Pereira, o encontro busca alternativas para uma pedagogia própria à educação do campo, priorizando a permanência do aluno próximo á família e a redução da evasão escolar.

Leiva reconheceu “que o poder público sozinho não da conta de apresentar uma proposta de educação do campo”; e confessou que o que “é feito é uma transposição da educação que a gente oferece para os alunos na área urbana para a rural”. Contudo, a secretária explicou que o seminário faz parte de “um processo de construção junto com outras instituições para que nossos professores consigam fazer algo de diferente e de qualidade”.

Participam do seminário toda equipe da Semed, professores das escolas da zona rural, FETAGRO, STTRS, CPT, UNIR, Projeto Padre Ezequiel, AEFARO, EFA Itapirema, pais e alunos.

  Fonte: Assessoria FETAGRO [gallery link="file"]

Comentários

CAPTCHA Image
Recarregar Imagem

Veja Também

Imagem Indisponível
30/07/2014

Regional Cone Sul promove formação sindical

Iniciou ontem (29), na sede do Sindicato de Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais (STTR) de Cerejeiras, o primeiro módulo do curso de formação político sindical da Escola Nacional de Formação da CONTAG (ENFOC), para dirigentes e representantes de base sindical do Regional Cone Sul. O curso será ministrado em 3 módulos, com 3 dias cada, com objetivo de capacitar cerca de 40 lideranças sindicais do Movimento Sindical dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais (MSTTR), proporcionando a cada participante uma visão ampla sobre as principais bandeiras de luta do Movimento, ampliando o conhecimento e revitalizando o comprometimento dos mesmos com o MSTTR, a partir da base. Propõe-se, ao...

Imagem Indisponível
11/07/2014

STTR de Theobroma promove curso de derivados do leite

O Sindicato dos Trabalhadores (as) Rurais do município de Theobroma, em parceria com a Emater Theobroma, realizou de 07 a 11 de julho um curso de derivados do leite, para trabalhadoras(es) rurais do Assentamento Primavera. O curso teve o objetivo de capacitar as trabalhadoras(es) para que elas possam produzir diversos alimentos à base do leite para subsistência familiar e comercialização e, assim, contribuírem na complementação da renda familiar. O curso foi ministrado por uma extensionista da Emater do município de Alvorada do Oeste, que ensinou as participantes a produzirem diversos tipos de queijos e doces. Fonte: Assessoria STTR de Theobroma

Conferência Estadual debate assistência técnica com foco em agroecologia
11/04/2016

Conferência Estadual debate assistência técnica com foco em agroecologia

Estabelecer estratégias e ações prioritárias para promover a universalização da Assistência Técnica e Extensão Rural (Ater) pública e de qualidade aos agricultores e agricultoras familiares do Estado de Rondônia. Esse é o objetivo da 2ª Conferência Estadual de Assistência Técnica e Extensão Rural na Agricultura Familiar e Reforma Agrária, que acontecerá de 12 a 14 de abril, no Centro de Treinamento da Emater-RO (Centrer), em Ouro Preto do Oeste.    Cerca de 200 pessoas, representantes de agricultores, povos indígenas, comunidades tradicionais...