Área Restrita

Fetagro

Juventude rural de nove países latinos debaterão políticas de acesso à terra e sucessão rural

29/10/2013
06/05/2015
6
Notícias
0 ComentáriosImprimirEmail

Inicia hoje (29) o Seminário Internacional da Juventude Rural pela Reforma Agrária e Crédito Fundiário que reunirá cerca de 65 jovens rurais da Argentina, Bolívia, Brasil, Chile, Equador, Nicarágua, Paraguai, Peru e Uruguai. A atividade ocorrerá até o dia 31 de outubro, em Brasília, e terá como um dos objetivos criar um espaço de articulação para formular análises críticas sobre as políticas de juventude, de integração e cooperação desenvolvidos pelos governos no âmbito rural.

O evento será sediado na Confederação Nacional dos Trabalhadores na Agricultura (CONTAG) e está sendo organizado pelas Secretarias de Jovens, de Política Agrária e pela Vice-Presidência e Secretaria de Relações Internacionais da CONTAG. A Secretaria de Reordenamento Agrário do Ministério do Desenvolvimento Agrário (SRA/MDA) está como parceira.

Para a secretária de Jovens Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais da CONTAG, Mazé Morais, “esse será um momento de extrema importância, porque teremos a oportunidade de dialogar com jovens de outros países e de conhecer as experiências desses locais. Por meio deste intercâmbio com países da América Latina, consolidaremos uma aliança internacional que fortalecerá nossa luta em torno do direito da juventude permanecer no campo com renda e cidadania”. Participam pela juventude do MSTTR de Rondônia o secretário de juventude da FETAGRO Ailton Nunes e a vice-presidente e secretária de política agrária do STTR de Vilhena/Chupinguaia Adriane Appelt.

Programação

Logo no primeiro dia do seminário está prevista a realização de uma conferência sobre a conjuntura agrária internacional e a sucessão juvenil. Este momento contará com a presença de especialistas sobre esta temática na América Latina, como Luis Caputo e Martine Dirven.

Também estão programados trabalhos em grupos para a elaboração de diagnóstico da realidade social juvenil, que será importante para o planejamento das ações para os próximos anos para dar visibilidade à juventude rural em todo o mundo, principalmente durante o Ano Internacional da Agricultura Familiar em 2014 e nos preparativos do Ano Internacional da Juventude Rural em 2015.

No último dia, 31/10, será feita a leitura e entrega da Carta Política da Juventude presente no seminário, direcionada às autoridades brasileiras e dos outros oito países representados.

Fonte: Assessoria CONTAG

Comentários

CAPTCHA Image
Recarregar Imagem

Veja Também

Imagem Indisponível
30/07/2014

Regional Cone Sul promove formação sindical

Iniciou ontem (29), na sede do Sindicato de Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais (STTR) de Cerejeiras, o primeiro módulo do curso de formação político sindical da Escola Nacional de Formação da CONTAG (ENFOC), para dirigentes e representantes de base sindical do Regional Cone Sul. O curso será ministrado em 3 módulos, com 3 dias cada, com objetivo de capacitar cerca de 40 lideranças sindicais do Movimento Sindical dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais (MSTTR), proporcionando a cada participante uma visão ampla sobre as principais bandeiras de luta do Movimento, ampliando o conhecimento e revitalizando o comprometimento dos mesmos com o MSTTR, a partir da base. Propõe-se, ao...

Imagem Indisponível
11/07/2014

STTR de Theobroma promove curso de derivados do leite

O Sindicato dos Trabalhadores (as) Rurais do município de Theobroma, em parceria com a Emater Theobroma, realizou de 07 a 11 de julho um curso de derivados do leite, para trabalhadoras(es) rurais do Assentamento Primavera. O curso teve o objetivo de capacitar as trabalhadoras(es) para que elas possam produzir diversos alimentos à base do leite para subsistência familiar e comercialização e, assim, contribuírem na complementação da renda familiar. O curso foi ministrado por uma extensionista da Emater do município de Alvorada do Oeste, que ensinou as participantes a produzirem diversos tipos de queijos e doces. Fonte: Assessoria STTR de Theobroma

Conferência Estadual debate assistência técnica com foco em agroecologia
11/04/2016

Conferência Estadual debate assistência técnica com foco em agroecologia

Estabelecer estratégias e ações prioritárias para promover a universalização da Assistência Técnica e Extensão Rural (Ater) pública e de qualidade aos agricultores e agricultoras familiares do Estado de Rondônia. Esse é o objetivo da 2ª Conferência Estadual de Assistência Técnica e Extensão Rural na Agricultura Familiar e Reforma Agrária, que acontecerá de 12 a 14 de abril, no Centro de Treinamento da Emater-RO (Centrer), em Ouro Preto do Oeste.    Cerca de 200 pessoas, representantes de agricultores, povos indígenas, comunidades tradicionais...