Área Restrita

Fetagro

Rondônia tem participação ativa na 2ª Conferencia Nacional de Desenvolvimento Rural Sustentável e Solidário

18/10/2013
06/05/2015
6
Notícias
0 ComentáriosImprimirEmail

Voltado à construção participativa de um Plano Nacional de Desenvolvimento Rural Sustentável e Solidário (PNDRSS), que envolva todas as instâncias de governo, do federal ao municipal, além de representantes da sociedade civil organizada, o Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA) e o Conselho Nacional de Desenvolvimento Rural Sustentável e Solidário (Condraf) promoveram de 14 a 17 de outubro, em Brasília, a 2ª Conferência Nacional de Desenvolvimento Rural Sustentável e Solidário (CNDRSS).

A 2ª CNDRSS contou com a presença de mais de 1500 representações do poder público e da sociedade civil organizada de todos os estados da Federação e do Distrito Federal, delegados(as), convidados e observadores. Rondônia esteve presente com 28 delegados, representado os sete Territórios Rurais e da Cidadania do estado. Entre eles a secretária de Meio Ambiente da FETAGRO, Creonice Vilarim, o diretor presidente da Cresol Base Rondônia, Sandro Souza da Silva e a vice-presidente e secretária de política agrária do Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais de Vilhena e Chupinguaia, Adriane Appelt.

A 2ª CNDRSS teve como objetivo geral a Construção de uma forma participativa do Plano Nacional de Desenvolvimento Rural Sustentável e Solidário – PNDRSS, materializando as concepções, princípios e diretrizes estratégicos da Política de Desenvolvimento do Brasil Rural (PDBR), por meio da avaliação de políticas públicas, seus avanços e desafios, com a indicação de metas de curto, médio e longo prazos, como afirmação de um projeto político que concebe o rural como componente estratégico do desenvolvimento nacional. Quatro eixos estratégicos conduziram a Conferência: 1 - Desenvolvimento Socioeconômico e Ambiental do Brasil Rural e Fortalecimento da Agricultura e Agroecologia; 2 - Reforma Agrária e Democratização do Acesso a Terra e aos Recursos Naturais; 3 - Abordagem Territorial como Estratégia de Desenvolvimento Rural e Promoção da Qualidade de Vida; 4 - Gestão e Participação Social.

Além da metodologia de estudo, debate, sistematização, priorização e aprovação do documento final que serviu para construção do Plano Nacional de Desenvolvimento Rural Sustentável e Solidário – PNDRSS, a Conferência Nacional foi espaço de realização da cerimônia de lançamento do Dia Mundial da Alimentação, organizado pelo MDA, MDS, CONSEA, FAO e GT do Ano Internacional da Agricultura Familiar e da cerimônia de lançamento do Plano Nacional de Agroecologia e Produção Orgânica – PLANAPO, com a presença da Presidenta da Republica Dilma Rousseff.

Para Sandro Souza e Creonice Vilarim o processo de construção e realização das Conferências territoriais e estaduais, que culminou com a realização da 2ª CNDRSS, foi de fundamental importância para reafirmar e consolidar as demandas de políticas públicas para o desenvolvimento rural sustentável e solidário composto por agricultores (as) familiares, povos e comunidades tradicionais.

Fonte: Sandro Souza da Silva - diretor presidente da Cresol Base Rondônia Edição: Assessoria FETAGRO  

Comentários

CAPTCHA Image
Recarregar Imagem

Veja Também

Imagem Indisponível
30/07/2014

Regional Cone Sul promove formação sindical

Iniciou ontem (29), na sede do Sindicato de Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais (STTR) de Cerejeiras, o primeiro módulo do curso de formação político sindical da Escola Nacional de Formação da CONTAG (ENFOC), para dirigentes e representantes de base sindical do Regional Cone Sul. O curso será ministrado em 3 módulos, com 3 dias cada, com objetivo de capacitar cerca de 40 lideranças sindicais do Movimento Sindical dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais (MSTTR), proporcionando a cada participante uma visão ampla sobre as principais bandeiras de luta do Movimento, ampliando o conhecimento e revitalizando o comprometimento dos mesmos com o MSTTR, a partir da base. Propõe-se, ao...

Imagem Indisponível
11/07/2014

STTR de Theobroma promove curso de derivados do leite

O Sindicato dos Trabalhadores (as) Rurais do município de Theobroma, em parceria com a Emater Theobroma, realizou de 07 a 11 de julho um curso de derivados do leite, para trabalhadoras(es) rurais do Assentamento Primavera. O curso teve o objetivo de capacitar as trabalhadoras(es) para que elas possam produzir diversos alimentos à base do leite para subsistência familiar e comercialização e, assim, contribuírem na complementação da renda familiar. O curso foi ministrado por uma extensionista da Emater do município de Alvorada do Oeste, que ensinou as participantes a produzirem diversos tipos de queijos e doces. Fonte: Assessoria STTR de Theobroma

Conferência Estadual debate assistência técnica com foco em agroecologia
11/04/2016

Conferência Estadual debate assistência técnica com foco em agroecologia

Estabelecer estratégias e ações prioritárias para promover a universalização da Assistência Técnica e Extensão Rural (Ater) pública e de qualidade aos agricultores e agricultoras familiares do Estado de Rondônia. Esse é o objetivo da 2ª Conferência Estadual de Assistência Técnica e Extensão Rural na Agricultura Familiar e Reforma Agrária, que acontecerá de 12 a 14 de abril, no Centro de Treinamento da Emater-RO (Centrer), em Ouro Preto do Oeste.    Cerca de 200 pessoas, representantes de agricultores, povos indígenas, comunidades tradicionais...