Área Restrita

Fetagro

Deputados atendem Grito da Terra e aprovam mudanças na Lei de Associativismo e Cooperativismo

28/09/2013
06/05/2015
6
Notícias
0 ComentáriosImprimirEmail

A preocupação em relação às determinações da Lei Complementar nº 714 de maio de 2013 que instituiu a Política Estadual de Apoio ao Associativismo e Cooperativismo (POLECOOP), expostas nos artigos 6º, 8º e 10º, foi ponto de pauta do último Grito da Terra Estadual, uma vez que são inconstitucionais e que em suma impõem condições de funcionamento às cooperativas e as obrigam a vincular-se a um órgão de representação e até mesmo depender deste para sua constituição.

De acordo com a secretária de Meio Ambiente da FETAGRO, Creonice Vilarim, a POLECOOP é importante, mas por apresentar estes artigos que, segundo ela, ferem a constituição federal, precisa ser revista. “Essa situação nos levou a ter esse tema como pauta da nossa mobilização (Grito da Terra) e a negociá-lo inicialmente junto a secretária estadual de agricultura (Seagri), que resultou na constituição de um Grupo de Trabalho para melhor tratar o assunto, e também com a Assembleia Legislativa”, explicou a secretária.

Em continuidade às discussões, o Grupo de Trabalho, que é constituído por representantes da Seagri, FETAGRO e COOCARAM, se reuniu na última quarta-feira (25), em Porto Velho. A reunião foi considerada produtiva pela dirigente da FETAGRO por contar com a participação de todos os membros do grupo, com a qual foi possível estabelecer ações. Mas o resultado foi considerado positivo, principalmente, pela constatação de que a Assembleia Legislativa já havia revogado os referidos artigos da Lei 714, por meio do Projeto de Lei Complementar nº 142/2013 de propositura do deputado Hermínio Coelho, na última terça-feira (24), e que agora aguarda sanção ou veto do governador do estado.

Para Creonice, esse foi um importante passo dado contra a inconstitucionalidade, a imposição de condições de funcionamento às cooperativas, às obrigações que vão de encontro aos direitos assegurados pela Constituição e, especialmente, contra a liberdade de criação de associações, sem interferência estatal em seu funcionamento.  “A POLECOOP como está hoje, nos engessa”, resumiu.

A dirigente informou que a partir de agora a Federação e os demais membros do Grupo, com apoio da Central Única dos Trabalhadores (CUT), farão um trabalho de articulação política e de acompanhamento para que o governador venha sancionar o PL 142/2013 e então a conquista seja alcançada de fato. “Nós esperamos que o governador tenha sensatez em sua análise e venha sancionar o Projeto de Lei”, comentou Creonice.

Fonte: Assessoria FETAGRO/CUT

Comentários

CAPTCHA Image
Recarregar Imagem

Veja Também

Imagem Indisponível
30/07/2014

Regional Cone Sul promove formação sindical

Iniciou ontem (29), na sede do Sindicato de Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais (STTR) de Cerejeiras, o primeiro módulo do curso de formação político sindical da Escola Nacional de Formação da CONTAG (ENFOC), para dirigentes e representantes de base sindical do Regional Cone Sul. O curso será ministrado em 3 módulos, com 3 dias cada, com objetivo de capacitar cerca de 40 lideranças sindicais do Movimento Sindical dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais (MSTTR), proporcionando a cada participante uma visão ampla sobre as principais bandeiras de luta do Movimento, ampliando o conhecimento e revitalizando o comprometimento dos mesmos com o MSTTR, a partir da base. Propõe-se, ao...

Imagem Indisponível
11/07/2014

STTR de Theobroma promove curso de derivados do leite

O Sindicato dos Trabalhadores (as) Rurais do município de Theobroma, em parceria com a Emater Theobroma, realizou de 07 a 11 de julho um curso de derivados do leite, para trabalhadoras(es) rurais do Assentamento Primavera. O curso teve o objetivo de capacitar as trabalhadoras(es) para que elas possam produzir diversos alimentos à base do leite para subsistência familiar e comercialização e, assim, contribuírem na complementação da renda familiar. O curso foi ministrado por uma extensionista da Emater do município de Alvorada do Oeste, que ensinou as participantes a produzirem diversos tipos de queijos e doces. Fonte: Assessoria STTR de Theobroma

Conferência Estadual debate assistência técnica com foco em agroecologia
11/04/2016

Conferência Estadual debate assistência técnica com foco em agroecologia

Estabelecer estratégias e ações prioritárias para promover a universalização da Assistência Técnica e Extensão Rural (Ater) pública e de qualidade aos agricultores e agricultoras familiares do Estado de Rondônia. Esse é o objetivo da 2ª Conferência Estadual de Assistência Técnica e Extensão Rural na Agricultura Familiar e Reforma Agrária, que acontecerá de 12 a 14 de abril, no Centro de Treinamento da Emater-RO (Centrer), em Ouro Preto do Oeste.    Cerca de 200 pessoas, representantes de agricultores, povos indígenas, comunidades tradicionais...