Área Restrita

Fetagro

GTE 2013: Nome de cônjuge na Ficha da Idaron é novamente reivindicado

20/08/2013
06/05/2015
6
Notícias
0 ComentáriosImprimirEmail

A pauta do Grito da Terra Estadual 2013 é ampla e propõe políticas públicas para agricultores e agricultoras familiares.  Um dos pontos de grande expectativa dos agricultores familiares é a garantia da inclusão do nome do cônjuge na Ficha de Controle Sanitário (Ficha da Idaron) da Agência de Defesa Sanitária Agrosilvopastoril do Estado de Rondônia (Idaron).

Atualmente, na Ficha da Idaron só é permitido um membro do grupo familiar ser inscrito e então poder movimentar a ficha de bovídeos. Essa atual condição impede o cônjuge de agir sobre o gado, uma vez que a ficha é bloqueada na ausência do titular. Vale ressaltar, que a maioria dos cadastros são oficializados pelos homens.

De acordo com os trabalhadores rurais, a inclusão dos nomes na Ficha seria uma forma de proporcionar segurança jurídica aos familiares. “Um dos pontos é dar visibilidade a produção das mulheres e dos filhos(as), haja vista que essa produção não é exclusivamente do homem, titular da propriedade. Uma outra questão e seguir as mudanças que outros órgãos já têm utilizado, como o nome da mulher no titulo da propriedade, na Declaração de Aptidão ao Pronaf (DAP), em financiamentos e programas sociais; restando apenas a Ficha do Idaron”, argumentam.

Segundo o presidente da FETAGRO, Fábio Menezes, há outro fator ainda mais preocupante: com o falecimento do titular, que via de regra é o marido, a ficha fica bloqueada até que se conclua o inventário; e a família fica impedida de vender, transferir, comprar novas criações. “Fica impedido o que é da família, o que todos construíram juntos”, observa.

Essa é uma reivindicação antiga do movimento sindical de trabalhadores e trabalhadoras rurais, e que foi apresentada como proposta ao governador do estado, durante a edição do ano passado do Grito da Terra Estadual. Na época, o governador Confúcio Moura e o presidente da Idaron Marcelo Henrique Borges assumiram compromisso de fazer a mudança. Em reuniões realizadas nos meses de maio e junho deste ano, com o governador do estado e o presidente da Idaron, esse tema foi rediscutido e, novamente, as autoridades garantiram atendê-lo; porém, não foram efetivadas até o momento.

A reunião para negociação deste e demais pontos de pauta junto à Idaron está marcada para esta manhã, na sede da Seagri.

Fonte: Assessoria FETAGRO

Comentários

CAPTCHA Image
Recarregar Imagem

Veja Também

Imagem Indisponível
30/07/2014

Regional Cone Sul promove formação sindical

Iniciou ontem (29), na sede do Sindicato de Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais (STTR) de Cerejeiras, o primeiro módulo do curso de formação político sindical da Escola Nacional de Formação da CONTAG (ENFOC), para dirigentes e representantes de base sindical do Regional Cone Sul. O curso será ministrado em 3 módulos, com 3 dias cada, com objetivo de capacitar cerca de 40 lideranças sindicais do Movimento Sindical dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais (MSTTR), proporcionando a cada participante uma visão ampla sobre as principais bandeiras de luta do Movimento, ampliando o conhecimento e revitalizando o comprometimento dos mesmos com o MSTTR, a partir da base. Propõe-se, ao...

Imagem Indisponível
11/07/2014

STTR de Theobroma promove curso de derivados do leite

O Sindicato dos Trabalhadores (as) Rurais do município de Theobroma, em parceria com a Emater Theobroma, realizou de 07 a 11 de julho um curso de derivados do leite, para trabalhadoras(es) rurais do Assentamento Primavera. O curso teve o objetivo de capacitar as trabalhadoras(es) para que elas possam produzir diversos alimentos à base do leite para subsistência familiar e comercialização e, assim, contribuírem na complementação da renda familiar. O curso foi ministrado por uma extensionista da Emater do município de Alvorada do Oeste, que ensinou as participantes a produzirem diversos tipos de queijos e doces. Fonte: Assessoria STTR de Theobroma

Conferência Estadual debate assistência técnica com foco em agroecologia
11/04/2016

Conferência Estadual debate assistência técnica com foco em agroecologia

Estabelecer estratégias e ações prioritárias para promover a universalização da Assistência Técnica e Extensão Rural (Ater) pública e de qualidade aos agricultores e agricultoras familiares do Estado de Rondônia. Esse é o objetivo da 2ª Conferência Estadual de Assistência Técnica e Extensão Rural na Agricultura Familiar e Reforma Agrária, que acontecerá de 12 a 14 de abril, no Centro de Treinamento da Emater-RO (Centrer), em Ouro Preto do Oeste.    Cerca de 200 pessoas, representantes de agricultores, povos indígenas, comunidades tradicionais...