Área Restrita

Fetagro

CONTAG registra mais uma conquista na luta por direitos

17/07/2013
06/05/2015
6
Notícias
0 ComentáriosImprimirEmail

Depois de uma intensa mobilização junto aos parlamentares que integraram a Comissão Especial para a reforma do Código de Processo Civil, a CONTAG obteve uma importante conquista pelos direitos do povo do campo - a aprovação do artigo 579 do Projeto de Lei (PL) nº 6.025/2005. A aprovação do artigo nesta comissão só aconteceu por conta das pressões da entidade e dos trabalhadores e trabalhadoras rurais durante o processo de deliberação do capítulo sobre as Ações Possessórias.

A aprovação do capítulo sobre as Ações Possessórias – principalmente o artigo 579 – vai possibilitar a participação do Ministério Público, da Defensoria Pública e de outros órgãos do Estado na mediação dos conflitos fundiários em que a posse coletiva da terra estiver em discussão. A aprovação do artigo foi uma derrota para os ruralistas, que investiram fortemente na derrubada deste dispositivo. A manutenção do item significa um avanço expressivo para os trabalhadores e trabalhadoras rurais, especialmente aqueles envolvidos nos processos de luta pela terra, como os posseiros e posseiras e acampados e acampadas.

“No Brasil, em muitos casos, a propriedade da terra é um direito questionável, não só pela grilagem, mas também, porque muitos detentores de áreas deixam de cumprir a função social da terra. Por isso, é importante aperfeiçoar os meios que regulam o direito de posse e a ação do Poder Judiciário e do Estado sobre esta questão”, afirma o vice-presidente e secretário de Relações Internacionais da CONTAG, Willian Clementino.

A derrota dos ruralistas teve maior impacto porque eles haviam se posicionado estrategicamente para evitar qualquer avanço no artigo 579. “O cenário era de que iríamos perder todo o artigo. Mas a nossa intervenção e articulação política, aliada à mobilização dos trabalhadores e trabalhadoras rurais nas sessões de votação foram determinantes para reverter esse quadro, assegurando a nossa vitória”, comemora Willian Clementino.

Resultados

De acordo com o Artigo 579, se o conflito durar mais de um ano e um dia, o juiz será obrigado a convocar audiência para ouvir as partes, com a participação de representantes do Ministério Publico e da Defensoria Pública.  O dispositivo é fundamental para os trabalhadores e trabalhadoras do campo, principalmente, por conta do atual cenário de disputa de terra e território no país entre a agricultura familiar e comunidades tradicionais contra o latifúndio.

“Com a aprovação deste artigo será possível avançar no combate à violência no campo gerada pelos latifundiários, especialmente, no momento dos despejos das áreas ocupadas”, explica o secretário de Política Agrária da CONTAG, Zenildo Pereira Xavier. Os parlamentares reconheceram que a entidade teve papel fundamental para garantir o artigo 579.

Próximos passos

A reforma do Código de Processo Civil seguirá para votação no Plenário da Câmara. Esta será a última etapa do procedimento legislativo. Se for aprovada pela maioria dos deputados presentes na sessão, o documento será levado à sanção da presidenta Dilma Rousseff.

“Devemos continuar mobilizados, atentos e pressionando os deputados para garantir que o texto do projeto – sobretudo do artigo 579 – seja aprovado no Congresso. É necessário que essa vitória que tivemos contra os ruralistas seja motivadora e envolva ainda mais os trabalhadores e trabalhadoras no que se refere ao acompanhamento do trabalho do Legislativo”, diz Willian Clementino.

Fonte: Assessoria CONTAG

Comentários

CAPTCHA Image
Recarregar Imagem

Veja Também

Imagem Indisponível
30/07/2014

Regional Cone Sul promove formação sindical

Iniciou ontem (29), na sede do Sindicato de Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais (STTR) de Cerejeiras, o primeiro módulo do curso de formação político sindical da Escola Nacional de Formação da CONTAG (ENFOC), para dirigentes e representantes de base sindical do Regional Cone Sul. O curso será ministrado em 3 módulos, com 3 dias cada, com objetivo de capacitar cerca de 40 lideranças sindicais do Movimento Sindical dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais (MSTTR), proporcionando a cada participante uma visão ampla sobre as principais bandeiras de luta do Movimento, ampliando o conhecimento e revitalizando o comprometimento dos mesmos com o MSTTR, a partir da base. Propõe-se, ao...

Imagem Indisponível
11/07/2014

STTR de Theobroma promove curso de derivados do leite

O Sindicato dos Trabalhadores (as) Rurais do município de Theobroma, em parceria com a Emater Theobroma, realizou de 07 a 11 de julho um curso de derivados do leite, para trabalhadoras(es) rurais do Assentamento Primavera. O curso teve o objetivo de capacitar as trabalhadoras(es) para que elas possam produzir diversos alimentos à base do leite para subsistência familiar e comercialização e, assim, contribuírem na complementação da renda familiar. O curso foi ministrado por uma extensionista da Emater do município de Alvorada do Oeste, que ensinou as participantes a produzirem diversos tipos de queijos e doces. Fonte: Assessoria STTR de Theobroma

Conferência Estadual debate assistência técnica com foco em agroecologia
11/04/2016

Conferência Estadual debate assistência técnica com foco em agroecologia

Estabelecer estratégias e ações prioritárias para promover a universalização da Assistência Técnica e Extensão Rural (Ater) pública e de qualidade aos agricultores e agricultoras familiares do Estado de Rondônia. Esse é o objetivo da 2ª Conferência Estadual de Assistência Técnica e Extensão Rural na Agricultura Familiar e Reforma Agrária, que acontecerá de 12 a 14 de abril, no Centro de Treinamento da Emater-RO (Centrer), em Ouro Preto do Oeste.    Cerca de 200 pessoas, representantes de agricultores, povos indígenas, comunidades tradicionais...