Área Restrita

Fetagro

Seminário planeja expansão do cooperativismo de crédito em Rondônia

16/07/2013
06/05/2015
6
Notícias
0 ComentáriosImprimirEmail

A expansão e o fortalecimento do cooperativismo de crédito no Estado de Rondônia é tema de debate no Seminário do Cooperativismo de Crédito Solidário, iniciado nesta manhã, em Ouro preto do oeste.

O Seminário é uma parceria Sistema Cresol Baser e Banco Nacional do Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), e reúne diretores e assessores da Cresol Base Rondônia e Cooperativas, representações sindicais  como FETAGRO e STTRs, representantes de organizações do poder público e da sociedade civil, parceiros da agricultura familiar e do cooperativismo no Estado para aproximar o Projeto de Expansão Cresol/BNDES dos verdadeiros atores do cooperativismo solidário na região. Também participam do evento o presidente do Sistema Cresol Alzimiro Tom[e e os assessores da Área Agropecuária e de Inclusão Social do BNDES Geraldo Smith e Cristiane Marques.

Segundo o presidente da Cresol Base Rondônia, Sandro Souza da Silva, o propósito é definir  estratégias de expansão com a Cresol em Rondônia, devido a grande demanda  de acesso a produtos e serviços bancários que há no Estado. “Nosso objetivo é promover a inclusão social e produtiva por intermédio da expansão do crédito”, afirmou.

O Presidente do Sistema Cresol, Alzimiro Thomé, destacou a importância das parceiras e o envolvimento do BNDES no projeto de expansão da Cresol.  “O BNDES através do Projeto de Expansão é um parceiro fundamental para expandirmos as ações e trabalharmos ainda mais para o desenvolvimento local através do cooperativismo da Cresol”.

Fábio Menezes, presidente da FETAGRO, destacou o apoio da  Cresol e  BNDES à economia solidária como perspectiva de desenvolvimento com vistas às especificidades da região e no fortalecimento da agricultura familiar.  E afirmou que a Federação e os sindicatos filiados à ela estão a disposição para contribuir na construção do plano de expansão e fortalecimento do sistema em Rondônia.

O evento que se estende até amanhã, além do debate acerca da expansão do cooperativismo solidário no Estado, irá trabalhar a compreensão do crédito como ferramenta de desenvolvimento e inclusão social.

O seminário trouxe também uma contextualização da agricultura familiar em Rondônia, os desafios e as oportunidades com a participação do vice-presidente e secretário de políticas agrárias da FETAGRO, Lázaro Dobri (Lazinho).

Lazinho apresentou dados sobre a produção da agricultura familiar no estado com comparativo à produção em nível nacional, e apontou a capacidade de crescimento do sistema de cooperativismo Cresol , mediante a força da agricultura familiar em Rondônia. Para ele, o cooperativismo é o caminho para a organização e padronização da produção do agricultor, podendo ser divididos nos ramos: Crédito, Produção e Assistência Técnica.

Fonte: Assessoria FETAGRO

Comentários

CAPTCHA Image
Recarregar Imagem

Veja Também

Imagem Indisponível
30/07/2014

Regional Cone Sul promove formação sindical

Iniciou ontem (29), na sede do Sindicato de Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais (STTR) de Cerejeiras, o primeiro módulo do curso de formação político sindical da Escola Nacional de Formação da CONTAG (ENFOC), para dirigentes e representantes de base sindical do Regional Cone Sul. O curso será ministrado em 3 módulos, com 3 dias cada, com objetivo de capacitar cerca de 40 lideranças sindicais do Movimento Sindical dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais (MSTTR), proporcionando a cada participante uma visão ampla sobre as principais bandeiras de luta do Movimento, ampliando o conhecimento e revitalizando o comprometimento dos mesmos com o MSTTR, a partir da base. Propõe-se, ao...

Imagem Indisponível
11/07/2014

STTR de Theobroma promove curso de derivados do leite

O Sindicato dos Trabalhadores (as) Rurais do município de Theobroma, em parceria com a Emater Theobroma, realizou de 07 a 11 de julho um curso de derivados do leite, para trabalhadoras(es) rurais do Assentamento Primavera. O curso teve o objetivo de capacitar as trabalhadoras(es) para que elas possam produzir diversos alimentos à base do leite para subsistência familiar e comercialização e, assim, contribuírem na complementação da renda familiar. O curso foi ministrado por uma extensionista da Emater do município de Alvorada do Oeste, que ensinou as participantes a produzirem diversos tipos de queijos e doces. Fonte: Assessoria STTR de Theobroma

Conferência Estadual debate assistência técnica com foco em agroecologia
11/04/2016

Conferência Estadual debate assistência técnica com foco em agroecologia

Estabelecer estratégias e ações prioritárias para promover a universalização da Assistência Técnica e Extensão Rural (Ater) pública e de qualidade aos agricultores e agricultoras familiares do Estado de Rondônia. Esse é o objetivo da 2ª Conferência Estadual de Assistência Técnica e Extensão Rural na Agricultura Familiar e Reforma Agrária, que acontecerá de 12 a 14 de abril, no Centro de Treinamento da Emater-RO (Centrer), em Ouro Preto do Oeste.    Cerca de 200 pessoas, representantes de agricultores, povos indígenas, comunidades tradicionais...