Área Restrita

Fetagro

Congresso Nacional aprova Estatuto da Juventude

10/07/2013
06/05/2015
6
Notícias
0 ComentáriosImprimirEmail
[caption id="attachment_2870" align="aligncenter" width="640"] Encontro da Comissão Nacional de Jovens da CONTAG[/caption]  

A Câmara dos Deputados aprovou nessa terça-feira (9/7) o substitutivo do Senado ao Projeto de Lei 4529/04, que institui o Estatuto da Juventude. O texto define princípios e diretrizes para o Poder Público criar e organizar políticas para cidadãos de 15 a 29 anos de idade. A aprovação do Estatuto da Juventude pelo Senado Federal ocorreu em 16 de abril, e agora vai à sanção da presidenta Dilma.

De acordo com o secretário de jovens da FETAGRO, Ailton Santos, a aprovação é resultado da luta da juventude, tanto do campo quanto da cidade, por garantia de direitos em diversos âmbitos. Ailton considera que este foi mais um avanço da trajetória histórica da juventude trabalhadora rural do Movimento Sindical de Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais (CONTAG, FETAGs e STTRs), que tem por missão pautar e negociar questões fundamentais para o meio rural. “Esta é uma luta histórica dos(as) jovens brasileiros(as) e tem sido uma agenda permanente da juventude rural”, destacou Ailton.

O secretário lembra que o Estatuto sempre esteve na pauta da Secretaria de Jovens da CONTAG e das negociações dos Gritos da Terra Brasil (GTBs).

Em nota, a Secretaria Nacional de Juventude da Secretaria Geral da Presidência da República afirma que a aprovação do Estatuto da Juventude, é um imenso legado para o Brasil: a partir de agora as políticas voltadas para a juventude são uma obrigação do Estado, para além da transitoriedade dos governos.

Ressalta que hoje serão cerca de 51 milhões de jovens de 15 a 29 anos que receberão uma declaração de direitos que, além de reafirmar aqueles já garantidos por lei – como os direitos à educação, ao trabalho, à saúde, à cultura, à comunicação, à segurança pública e ao esporte e lazer -, também incorpora novidades, como o direito à participação social, à diversidade, ao território e à sustentabilidade. Entre os benefícios diretos aos jovens, o Estatuto traz incentivos para o acesso à cultura e à mobilidade.

O documento também prevê a criação do Sistema Nacional de Juventude (Sinajuve), do qual devem participar todos os governos municipais, estaduais e federal, com o objetivo de articular políticas públicas específicas e estabelecer compromissos para o segmento. Todos os estados e municípios deverão ter planos de políticas para os jovens e conselhos de juventude para colaborar nessa formulação e fiscalização.

Fonte: Assessoria FETAGRO (com informações da Secretaria Nacional de Juventude)

Comentários

CAPTCHA Image
Recarregar Imagem

Veja Também

Imagem Indisponível
30/07/2014

Regional Cone Sul promove formação sindical

Iniciou ontem (29), na sede do Sindicato de Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais (STTR) de Cerejeiras, o primeiro módulo do curso de formação político sindical da Escola Nacional de Formação da CONTAG (ENFOC), para dirigentes e representantes de base sindical do Regional Cone Sul. O curso será ministrado em 3 módulos, com 3 dias cada, com objetivo de capacitar cerca de 40 lideranças sindicais do Movimento Sindical dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais (MSTTR), proporcionando a cada participante uma visão ampla sobre as principais bandeiras de luta do Movimento, ampliando o conhecimento e revitalizando o comprometimento dos mesmos com o MSTTR, a partir da base. Propõe-se, ao...

Imagem Indisponível
11/07/2014

STTR de Theobroma promove curso de derivados do leite

O Sindicato dos Trabalhadores (as) Rurais do município de Theobroma, em parceria com a Emater Theobroma, realizou de 07 a 11 de julho um curso de derivados do leite, para trabalhadoras(es) rurais do Assentamento Primavera. O curso teve o objetivo de capacitar as trabalhadoras(es) para que elas possam produzir diversos alimentos à base do leite para subsistência familiar e comercialização e, assim, contribuírem na complementação da renda familiar. O curso foi ministrado por uma extensionista da Emater do município de Alvorada do Oeste, que ensinou as participantes a produzirem diversos tipos de queijos e doces. Fonte: Assessoria STTR de Theobroma

Conferência Estadual debate assistência técnica com foco em agroecologia
11/04/2016

Conferência Estadual debate assistência técnica com foco em agroecologia

Estabelecer estratégias e ações prioritárias para promover a universalização da Assistência Técnica e Extensão Rural (Ater) pública e de qualidade aos agricultores e agricultoras familiares do Estado de Rondônia. Esse é o objetivo da 2ª Conferência Estadual de Assistência Técnica e Extensão Rural na Agricultura Familiar e Reforma Agrária, que acontecerá de 12 a 14 de abril, no Centro de Treinamento da Emater-RO (Centrer), em Ouro Preto do Oeste.    Cerca de 200 pessoas, representantes de agricultores, povos indígenas, comunidades tradicionais...