Área Restrita

Fetagro

FETAGRO aponta problemática em financiamento agrícola no Estado

06/07/2013
06/05/2015
6
Notícias
0 ComentáriosImprimirEmail

Foi evidenciada a problemática no acesso ao crédito do Pronaf por agricultores familiares. A conclusão é do presidente da Federação dos Trabalhadores na Agricultura de Rondônia (Fetagro) Fábio Menezes, após participação na Mesa Redonda da Comissão de Integração Nacional, Desenvolvimento Regional e da Amazônia da Câmara Federal, que debateu a atuação das instituições financeiras oficiais em relação a execução do Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar – Pronaf, ontem (5), Em Ouro Preto do Oeste.

O evento foi coordenado pelo deputado federal Anselmo de Jesus (PT/RO) com objetivo de discutir com os atores envolvidos nas políticas de financiamento agrícola a atuação das instituições financeiras, pois, segundo o parlamentar, “relatos apontaram a obrigatoriedade de aquisição de pacotes de serviços, aplicação em caderneta de poupança de uma parte do crédito recebido, equivalente ao pagamento da primeira parcela do financiamento como precondição para aprovação do crédito”.  Além da Fetagro, participaram da mesa redonda representantes das agencias oficiais – Banco da Amazônia e Banco do Brasil, da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater), de Sindicatos de Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais e agricultores familiares.

Para o presidente da Fetagro, o debate deixou claro o problema de acesso ao crédito, impedindo os agricultores de aumentarem suas rendas e a qualidade de vida. Fábio denunciou que os bancos têm criado muitas normas e regras que dificultam e, até mesmo, impede o acesso.  Como exemplo, citou a venda “casada” de serviços e a demora nas análises e vistorias para liberação. “Condenamos a obrigatoriedade de contratação de serviços como condicionamento para liberação do Pronaf”, afirmou.

Lázaro Dobri, vice-presidente e secretário de política agrária da Fetagro,  sugeriu aos bancos que criem uma carteira de crédito agrícola para desburocratizar a análise e liberação do Pronaf. Pediu pela melhora da estrutura e contratação de pessoal para poder oferecer um atendimento diferenciado aos agricultores. “Muitos agricultores moram longe e ficam as vezes o dia todo para serem atendido. É preciso mudar a forma de atendimento, capacitando os funcionários para bem atender aos trabalhadores e trabalhadoras rurais”, analisou.

Fábio Menezes assegurou que a Federação irá potencializar essa questão nas reivindicações do Grito da Terra Estadual, programado para o próximo mês. “Precisamos de ações concretas e soluções”, disse.

Fonte: Assessoria FETAGRO

Fotos: Assessoria dep. fed. Anselmo de Jesus

Comentários

CAPTCHA Image
Recarregar Imagem

Veja Também

Imagem Indisponível
30/07/2014

Regional Cone Sul promove formação sindical

Iniciou ontem (29), na sede do Sindicato de Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais (STTR) de Cerejeiras, o primeiro módulo do curso de formação político sindical da Escola Nacional de Formação da CONTAG (ENFOC), para dirigentes e representantes de base sindical do Regional Cone Sul. O curso será ministrado em 3 módulos, com 3 dias cada, com objetivo de capacitar cerca de 40 lideranças sindicais do Movimento Sindical dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais (MSTTR), proporcionando a cada participante uma visão ampla sobre as principais bandeiras de luta do Movimento, ampliando o conhecimento e revitalizando o comprometimento dos mesmos com o MSTTR, a partir da base. Propõe-se, ao...

Imagem Indisponível
11/07/2014

STTR de Theobroma promove curso de derivados do leite

O Sindicato dos Trabalhadores (as) Rurais do município de Theobroma, em parceria com a Emater Theobroma, realizou de 07 a 11 de julho um curso de derivados do leite, para trabalhadoras(es) rurais do Assentamento Primavera. O curso teve o objetivo de capacitar as trabalhadoras(es) para que elas possam produzir diversos alimentos à base do leite para subsistência familiar e comercialização e, assim, contribuírem na complementação da renda familiar. O curso foi ministrado por uma extensionista da Emater do município de Alvorada do Oeste, que ensinou as participantes a produzirem diversos tipos de queijos e doces. Fonte: Assessoria STTR de Theobroma

Conferência Estadual debate assistência técnica com foco em agroecologia
11/04/2016

Conferência Estadual debate assistência técnica com foco em agroecologia

Estabelecer estratégias e ações prioritárias para promover a universalização da Assistência Técnica e Extensão Rural (Ater) pública e de qualidade aos agricultores e agricultoras familiares do Estado de Rondônia. Esse é o objetivo da 2ª Conferência Estadual de Assistência Técnica e Extensão Rural na Agricultura Familiar e Reforma Agrária, que acontecerá de 12 a 14 de abril, no Centro de Treinamento da Emater-RO (Centrer), em Ouro Preto do Oeste.    Cerca de 200 pessoas, representantes de agricultores, povos indígenas, comunidades tradicionais...