Área Restrita

Fetagro

Novo Horizonte, Nova União e Campo Novo sediam reuniões para discutir Crédito Fundiário

05/07/2013
06/05/2015
6
Notícias
0 ComentáriosImprimirEmail

Trabalhadores rurais convidados dos STTR’s de Novo Horizonte e Nova União participaram, nesta semana, de uma reunião sobre o Programa Nacional de Crédito Fundiário (PNCF), na sede dos respectivos sindicatos.

As discussões foram dirigidas pelo consultor do Crédito Fundiário, através da FETAGRO, Ênio Queiroz, que cumpre neste momento a etapa de difusão, mobilização e capacitação inicial do PNCF, que é destinada a aprimorar e qualificar a seleção dos pretensos candidatos e possibilita conhecimentos sobre as características do programa, obtenção de documentos, as normas de elegibilidade e condições do financiamento.

O encontro em Novo Horizonte, realizado no dia 3, reuniu mais de 100 trabalhadores e trabalhadoras rurais e contou com a presença de representantes da Emater e do Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural. No dia 4, em Nova União, participaram cerca de 50 pessoas, entre possíveis beneficiários, Emater e Secretaria Municipal de Ação Social.

De acordo com o consultor Ênio Queiroz foi discutido com os participantes o crédito fundiário no contexto geral da reforma agrária para fortalecer e apoiar a estruturação de organizações produtivas da agricultura familiar, através da capacitação de técnicos e lideranças do MSTTR e entidades parceiras envolvidas. Também foram apresentados os novos marcos regulatórios do PNCF e apresentado um levantamento da situação do crédito fundiário no Estado de Rondônia. Ênio relatou sobre a atuação dos parceiros sociais do programa no estado e o controle social exercido, bem como repassou as competências de cada um em relação ao programa. Também foram realizados encaminhamentos para qualificação e envio de propostas e realizado planejamento para as atividades para 2013.

Segundo o consultor, após repasse das informações os participantes apresentaram suas dúvidas que foram prontamente sanadas. Ainda de acordo com ele, os trabalhadores reconheceram o Programa como importante meio para que as pessoas consigam suas áreas e realizem o sonho de serem donos do seu pedaço de chão.

Além dos assuntos referentes ao crédito fundiário foram trabalhadas também questões da representação política, representação sindical, histórico do MSTTR e políticas públicas.

Campo de Novo

O Programa Nacional de Crédito Fundiário também será debatido com trabalhadores e trabalhadoras rurais de Campo Novo de Rondônia, hoje, dia 5, na sede do STTR local.

Fonte: Assessoria FETAGRO

Comentários

CAPTCHA Image
Recarregar Imagem

Veja Também

Imagem Indisponível
30/07/2014

Regional Cone Sul promove formação sindical

Iniciou ontem (29), na sede do Sindicato de Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais (STTR) de Cerejeiras, o primeiro módulo do curso de formação político sindical da Escola Nacional de Formação da CONTAG (ENFOC), para dirigentes e representantes de base sindical do Regional Cone Sul. O curso será ministrado em 3 módulos, com 3 dias cada, com objetivo de capacitar cerca de 40 lideranças sindicais do Movimento Sindical dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais (MSTTR), proporcionando a cada participante uma visão ampla sobre as principais bandeiras de luta do Movimento, ampliando o conhecimento e revitalizando o comprometimento dos mesmos com o MSTTR, a partir da base. Propõe-se, ao...

Imagem Indisponível
11/07/2014

STTR de Theobroma promove curso de derivados do leite

O Sindicato dos Trabalhadores (as) Rurais do município de Theobroma, em parceria com a Emater Theobroma, realizou de 07 a 11 de julho um curso de derivados do leite, para trabalhadoras(es) rurais do Assentamento Primavera. O curso teve o objetivo de capacitar as trabalhadoras(es) para que elas possam produzir diversos alimentos à base do leite para subsistência familiar e comercialização e, assim, contribuírem na complementação da renda familiar. O curso foi ministrado por uma extensionista da Emater do município de Alvorada do Oeste, que ensinou as participantes a produzirem diversos tipos de queijos e doces. Fonte: Assessoria STTR de Theobroma

Conferência Estadual debate assistência técnica com foco em agroecologia
11/04/2016

Conferência Estadual debate assistência técnica com foco em agroecologia

Estabelecer estratégias e ações prioritárias para promover a universalização da Assistência Técnica e Extensão Rural (Ater) pública e de qualidade aos agricultores e agricultoras familiares do Estado de Rondônia. Esse é o objetivo da 2ª Conferência Estadual de Assistência Técnica e Extensão Rural na Agricultura Familiar e Reforma Agrária, que acontecerá de 12 a 14 de abril, no Centro de Treinamento da Emater-RO (Centrer), em Ouro Preto do Oeste.    Cerca de 200 pessoas, representantes de agricultores, povos indígenas, comunidades tradicionais...