Área Restrita

Fetagro

FETAGs da Região Norte discutem com presidente do INCRA questões agrárias da Amazônia

02/07/2013
06/05/2015
6
Notícias
0 ComentáriosImprimirEmail

Durante a realização do Encontro das Federações dos Trabalhadores na Agricultura da Região Norte, em Macapá/AP, nos dias 01 e 02 de julho, com a presença do presidente nacional do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra), Carlos Guedes, foram debatidos vários problemas elencados do Grito da Terra Brasil e que carecem de ações mais eficazes do INCRA para sua efetivação.

As Federações trouxeram problemáticas que estão sendo vivenciadas pelos assentados, reapresentaram proposições que o movimento sindical vem historicamente propondo, mas quando executadas não atendem os interesses e as necessidades dos trabalhadores sem terra e também expuseram situações preocupantes de trabalhadores que foram assentados em condições precárias.

A Federação do Amapá convocou representantes dos assentamentos para discutir as situações dos Projetos de Assentamentos (PAs) que foram emancipados sem que as políticas mais importantes e estruturantes fossem realizadas, e para discutir, com base no diagnostico feito pela Federação, ações para que o Incra Nacional possa implementa-las visando assegurar o acesso as políticas públicas.

Segundo Luis, coordenador do Regional Norte, essa agenda é muito importante para que o Incra crie um ambiente de aproximação com as Federações da Região e que compreenda as necessidades especificas que, diuturnamente, vem sendo pautadas pela CONTAG em edições do Grito da Terra e em fóruns de diálogo.

Em resposta, o presidente nacional do Incra informou que algumas questões estratégicas estão sendo encaminhadas e tratadas nas agendas estaduais pactuadas através do Grito da Terra. Foi informado por ele que quanto ao Crédito Instalação, normatizado pela Portaria número 352 de 18 de junho de 2013, onde o INCRA pagará o processo em que for devidamente comprovado o beneficiário que acessou e que tipo de beneficio foi acessado, tem feito um diálogo com a Caixa Econômica e com o Banco do Brasil para a execução do Programa Minha Casa Minha Vida para os assentamentos. Carlos Guedes ainda assegurou que está sendo construída uma proposta de residência agrária para a juventude egressa do Programa Nacional de Educação na Reforma Agrária (Pronera), e que para isso precisa da colaboração da juventude da CONTAG.

Guedes reafirmou que está atendo as questões de infraestrutura, repassando o recurso para aquisição do óleo diesel para as Superintendências Regionais. Ele pediu para que as Federações e Sindicatos denunciem ao Incra Nacional os municípios em que as máquinas adquiridas com recursos do PAC não estejam atendendo a agricultura familiar.

O presidente propôs a criação de um Grupo de Trabalho com o Incra e as Federações do Norte para acompanhar a execução das políticas e construir uma proposta de inclusão das ações de infraestrutura a serem incluídas no PAC 3.

Para o vice-presidente da CONTAG, William Clementino, “a discussão com o Instituto foi positiva e nos trouxe grandes desafios para assegurar uma ação prioritária para a execução das ações da reforma agrária”.

Fonte: Assessoria FETAGRO

Comentários

CAPTCHA Image
Recarregar Imagem

Veja Também

Imagem Indisponível
30/07/2014

Regional Cone Sul promove formação sindical

Iniciou ontem (29), na sede do Sindicato de Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais (STTR) de Cerejeiras, o primeiro módulo do curso de formação político sindical da Escola Nacional de Formação da CONTAG (ENFOC), para dirigentes e representantes de base sindical do Regional Cone Sul. O curso será ministrado em 3 módulos, com 3 dias cada, com objetivo de capacitar cerca de 40 lideranças sindicais do Movimento Sindical dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais (MSTTR), proporcionando a cada participante uma visão ampla sobre as principais bandeiras de luta do Movimento, ampliando o conhecimento e revitalizando o comprometimento dos mesmos com o MSTTR, a partir da base. Propõe-se, ao...

Imagem Indisponível
11/07/2014

STTR de Theobroma promove curso de derivados do leite

O Sindicato dos Trabalhadores (as) Rurais do município de Theobroma, em parceria com a Emater Theobroma, realizou de 07 a 11 de julho um curso de derivados do leite, para trabalhadoras(es) rurais do Assentamento Primavera. O curso teve o objetivo de capacitar as trabalhadoras(es) para que elas possam produzir diversos alimentos à base do leite para subsistência familiar e comercialização e, assim, contribuírem na complementação da renda familiar. O curso foi ministrado por uma extensionista da Emater do município de Alvorada do Oeste, que ensinou as participantes a produzirem diversos tipos de queijos e doces. Fonte: Assessoria STTR de Theobroma

Conferência Estadual debate assistência técnica com foco em agroecologia
11/04/2016

Conferência Estadual debate assistência técnica com foco em agroecologia

Estabelecer estratégias e ações prioritárias para promover a universalização da Assistência Técnica e Extensão Rural (Ater) pública e de qualidade aos agricultores e agricultoras familiares do Estado de Rondônia. Esse é o objetivo da 2ª Conferência Estadual de Assistência Técnica e Extensão Rural na Agricultura Familiar e Reforma Agrária, que acontecerá de 12 a 14 de abril, no Centro de Treinamento da Emater-RO (Centrer), em Ouro Preto do Oeste.    Cerca de 200 pessoas, representantes de agricultores, povos indígenas, comunidades tradicionais...