Área Restrita

Fetagro

Audiência pública discutirá indenizações às vítimas do Massacre de Corumbiara

26/06/2013
06/05/2015
6
Notícias
0 ComentáriosImprimirEmail

Atendendo a solicitação da Federação dos Trabalhadores na Agricultura de Rondônia (FETAGRO), do Sindicato de Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais do município de Corumbiara e do presidente da Câmara Municipal de Corumbiara, vereador Nenzinho foi aceito pela Assembléia Legislativa do Estado pedido de audiência pública para tratar sobre as indenizações às vitimas do “Massacre de Corumbiara”, ocorrido em agosto de 1995. A audiência tem data prevista para a segunda quinzena do mês de agosto.

Para discutir o tema e a organização da audiência foi realizada uma reunião, ontem (25), no escritório do deputado federal Padre Ton, com a presença da assessoria do parlamentar, de assessores do deputado federal Anselmo de Jesus, assessores dos deputados estaduais Cláudio Carvalho, Ribamar Araujo e Epifânia Barbosa, do presidente da FETAGRO Fábio Menezes, do vereador Nenzinho e de representantes da Central Única dos Trabalhadores (CUT) e Comissão Pastoral da Terra (CPT). O dialogo entre os participantes trouxe informações sobre a atual situação das vítimas e do andamento do processo de indenização, reivindicada pelas famílias das vítimas assassinadas.

O vereador Nenzinho, que iniciou essa discussão junto a FETAGRO e aos deputados federais e estaduais destacou a importância de realizar esse momento de debate e encaminhamentos sobre a situação em que ainda vivem as vítimas do massacre, por acreditar que a retomada da discussão com os poderes, entidades e sociedade pode gerar medidas e ações que assistam às vítimas. De acordo com o vereador, seu mandato está empenhado na realização dessa audiência pública para dar resposta aos trabalhadores e trabalhadoras que o procuram, e em contribuir para que todos sejam indenizados e vivam em condições melhores. “Não dá mais para esperar. Dezoito anos já se passaram e as famílias ainda estão desassistidas", protestou.

Para o presidente da FETAGRO é muito importante que esta audiência seja realizada, uma vez que a entidade tem estado à frente de ações que façam justiça aos vitimados do massacre. Entre as ações está o pedido de indenização das vítimas, por meio de processo judicial ajuizado em janeiro de 2010, mas que até hoje não foi concluso. "Um dos desafios dessa audiência pública é fazer com o que o judiciário defina como prioridade a instrução e julgamento do processo de indenização que ajuizamos. Precisamos assegurar também que as vitimas participem desta audiência para externar à sociedade o sofrimento em que vivem até hoje".

Outra reunião será realizada com a Assembléia Legislativa, as vésperas do evento, para detalhar e organizar a audiência.

Fonte: Assessoria FETAGRO

Comentários

CAPTCHA Image
Recarregar Imagem

Veja Também

Imagem Indisponível
30/07/2014

Regional Cone Sul promove formação sindical

Iniciou ontem (29), na sede do Sindicato de Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais (STTR) de Cerejeiras, o primeiro módulo do curso de formação político sindical da Escola Nacional de Formação da CONTAG (ENFOC), para dirigentes e representantes de base sindical do Regional Cone Sul. O curso será ministrado em 3 módulos, com 3 dias cada, com objetivo de capacitar cerca de 40 lideranças sindicais do Movimento Sindical dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais (MSTTR), proporcionando a cada participante uma visão ampla sobre as principais bandeiras de luta do Movimento, ampliando o conhecimento e revitalizando o comprometimento dos mesmos com o MSTTR, a partir da base. Propõe-se, ao...

Imagem Indisponível
11/07/2014

STTR de Theobroma promove curso de derivados do leite

O Sindicato dos Trabalhadores (as) Rurais do município de Theobroma, em parceria com a Emater Theobroma, realizou de 07 a 11 de julho um curso de derivados do leite, para trabalhadoras(es) rurais do Assentamento Primavera. O curso teve o objetivo de capacitar as trabalhadoras(es) para que elas possam produzir diversos alimentos à base do leite para subsistência familiar e comercialização e, assim, contribuírem na complementação da renda familiar. O curso foi ministrado por uma extensionista da Emater do município de Alvorada do Oeste, que ensinou as participantes a produzirem diversos tipos de queijos e doces. Fonte: Assessoria STTR de Theobroma

Conferência Estadual debate assistência técnica com foco em agroecologia
11/04/2016

Conferência Estadual debate assistência técnica com foco em agroecologia

Estabelecer estratégias e ações prioritárias para promover a universalização da Assistência Técnica e Extensão Rural (Ater) pública e de qualidade aos agricultores e agricultoras familiares do Estado de Rondônia. Esse é o objetivo da 2ª Conferência Estadual de Assistência Técnica e Extensão Rural na Agricultura Familiar e Reforma Agrária, que acontecerá de 12 a 14 de abril, no Centro de Treinamento da Emater-RO (Centrer), em Ouro Preto do Oeste.    Cerca de 200 pessoas, representantes de agricultores, povos indígenas, comunidades tradicionais...