Área Restrita

Fetagro

Análise de conjuntura traz reflexão sobre papel da agricultura familiar

19/06/2013
06/05/2015
6
Notícias
0 ComentáriosImprimirEmail

Como parte da programação do 6º CONFETAGRO, foi realizada na manhã de hoje (19) uma análise de conjuntura da agricultura familiar nas esferas estadual, nacional e internacional.

Alessandra Lunas, secretária de mulheres da CONTAG, e Lázaro Dobri, presidente da FETAGRO explanaram sobre o tema e provocaram nos delegados e delegadas a necessidade de uma reflexão mais aprofundada sobre o papel da agricultura familiar no atual contexto socioeconômico.

Em sua fala, Alessandra Lunas pontuou sobre o desafio colocado para a agricultura familiar em garantir a soberania e segurança alimentar e nutricional. Questionou qual o papel da agricultura familiar no desenvolvimento.

“Discutir reforma agrária, o fortalecimento da agricultura familiar, a renda da agricultura familiar exige de nós uma ação unificada e principalmente de defender o lugar da agricultura familiar, uma vez que estamos em risco. O êxodo rural continua assustador, acontecendo por diversos motivos como a terceirização da terra”, observou.

Informou que tem sido um desafio muito grande conseguir colocar na agenda dos governos, a nível mundial, esse debate que é de conseguir dar visibilidade para esse papel da agricultura familiar, principalmente em relação a garantia da soberania alimentar. Afinal, a agricultura familiar garante 70% dos alimentos, mesmo estando em pouco mais de 20% do território. “Ela (agricultura familiar) mostra que tem viabilidade, que ela dá certo, e que se cumprida a função social da terra ela pode fazer uma revolução efetivamente”, exaltou

Para Lazaro Dobri, é preciso enfrentar esse modelo de desenvolvimento aplicado pelo Estado e que não atendem as necessidades do campo. Ainda segundo ele, esse modelo de agricultura criado pelos governos de Rondônia, de quatro em quatro anos, esta afundando a Agricultura familiar do Estado, uma vez que não dá fomento as cadeias existentes. “Cria-se uma nova cadeia a cada gestão e, assim, pela falta de continuidade não se tem não êxito.

Outra observação do dirigente é em relação a criação de micro industrias. Para ele “a saída não é apenas criar micro indústrias para a agricultura familiar gerando concorrentes entre pequenos produtores e sim organizar e fortalecer o sistema de cooperativismo de agricultores familiares do Estado de Rondônia”, acredita.

Os elementos trazidos na analise vieram justamente para provocar, disse Alessandra. Isso, de acordo coma dirigente, para que nas discussões em grupo durante o estudo do Documento Base, no período da tarde, haja uma capacidade maior de propor ações que também possam ser capazes de incidir do local de maneira estratégica a ter repercussão, inclusive de âmbito internacional.

Fonte: Assessoria FETAGRO

Comentários

CAPTCHA Image
Recarregar Imagem

Veja Também

Imagem Indisponível
30/07/2014

Regional Cone Sul promove formação sindical

Iniciou ontem (29), na sede do Sindicato de Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais (STTR) de Cerejeiras, o primeiro módulo do curso de formação político sindical da Escola Nacional de Formação da CONTAG (ENFOC), para dirigentes e representantes de base sindical do Regional Cone Sul. O curso será ministrado em 3 módulos, com 3 dias cada, com objetivo de capacitar cerca de 40 lideranças sindicais do Movimento Sindical dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais (MSTTR), proporcionando a cada participante uma visão ampla sobre as principais bandeiras de luta do Movimento, ampliando o conhecimento e revitalizando o comprometimento dos mesmos com o MSTTR, a partir da base. Propõe-se, ao...

Imagem Indisponível
11/07/2014

STTR de Theobroma promove curso de derivados do leite

O Sindicato dos Trabalhadores (as) Rurais do município de Theobroma, em parceria com a Emater Theobroma, realizou de 07 a 11 de julho um curso de derivados do leite, para trabalhadoras(es) rurais do Assentamento Primavera. O curso teve o objetivo de capacitar as trabalhadoras(es) para que elas possam produzir diversos alimentos à base do leite para subsistência familiar e comercialização e, assim, contribuírem na complementação da renda familiar. O curso foi ministrado por uma extensionista da Emater do município de Alvorada do Oeste, que ensinou as participantes a produzirem diversos tipos de queijos e doces. Fonte: Assessoria STTR de Theobroma

Conferência Estadual debate assistência técnica com foco em agroecologia
11/04/2016

Conferência Estadual debate assistência técnica com foco em agroecologia

Estabelecer estratégias e ações prioritárias para promover a universalização da Assistência Técnica e Extensão Rural (Ater) pública e de qualidade aos agricultores e agricultoras familiares do Estado de Rondônia. Esse é o objetivo da 2ª Conferência Estadual de Assistência Técnica e Extensão Rural na Agricultura Familiar e Reforma Agrária, que acontecerá de 12 a 14 de abril, no Centro de Treinamento da Emater-RO (Centrer), em Ouro Preto do Oeste.    Cerca de 200 pessoas, representantes de agricultores, povos indígenas, comunidades tradicionais...