Área Restrita

Fetagro

Nome de cônjuge poderá constar na Ficha da Idaron

13/06/2013
06/05/2015
6
Notícias
0 ComentáriosImprimirEmail

Em reunião com o presidente da Agência de Defesa Sanitária Agrosilvopastoril do Estado de Rondônia (Idaron), Marcelo Henrique Borges, dirigentes da Federação dos Trabalhadores na Agricultura (FETAGRO) discutiram sobre a inclusão do nome do cônjuge na Ficha de Controle Sanitário.

Na oportunidade, os dirigentes puderam estudar a minuta do Projeto de Lei Complementar que será submetida a apreciação e  deliberação da Assembléia Legislativa. De acordo com a proposta, o titular da Ficha poderá requerer o registro cadastral de seu cônjuge ou companheiro, autorizando-o a realizar movimentações em nome do casal. O cadastro do cônjuge será opcional.

Atualmente, na Ficha da Idaron só é permitido um membro do grupo familiar ser inscrito e então poder movimentar a ficha de bovídeos. Essa atual condição impede o cônjuge de agir sobre o gado, uma vez que a ficha é bloqueada na ausência do titular. Vale ressaltar, que a maioria dos cadastros são oficializados pelos homens.

O novo requerimento de registro será formalizado mediante preenchimento de formulário próprio, o qual conterá o reconhecimento das assinaturas do casal por tabelião público, e será instruído com cópia autenticada da Certidão de Casamento ou da Declaração de União estável, conforme o caso.

Para o presidente da FETAGRO, Lazinho, o momento é de satisfação por estar sendo alcançada mais uma reivindicação do movimento sindical de trabalhadores e trabalhadoras rurais. “Essa é uma reivindicação antiga do movimento e que foi apresentada como proposta ao governador do estado, no ano passado, durante o Grito da Terra estadual, cobrada no início deste mês, e que agora é atendida”, contou.

“Com a garantia dada pelo governo do estado e a própria Idaron em atender esse nosso pedido, já começamos a comemorar essa que será uma conquista em especial das mulheres trabalhadoras rurais. A inclusão do nome do cônjuge na Ficha de Controle, não é uma questão somente técnica, mas também simboliza e representa a produção que não é somente masculina, permitindo às mulheres participarem da gestão da propriedade”, destaca o presidente Lazinho.

Fonte: Assessoria FETAGRO

 

Comentários

CAPTCHA Image
Recarregar Imagem

Veja Também

Imagem Indisponível
30/07/2014

Regional Cone Sul promove formação sindical

Iniciou ontem (29), na sede do Sindicato de Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais (STTR) de Cerejeiras, o primeiro módulo do curso de formação político sindical da Escola Nacional de Formação da CONTAG (ENFOC), para dirigentes e representantes de base sindical do Regional Cone Sul. O curso será ministrado em 3 módulos, com 3 dias cada, com objetivo de capacitar cerca de 40 lideranças sindicais do Movimento Sindical dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais (MSTTR), proporcionando a cada participante uma visão ampla sobre as principais bandeiras de luta do Movimento, ampliando o conhecimento e revitalizando o comprometimento dos mesmos com o MSTTR, a partir da base. Propõe-se, ao...

Imagem Indisponível
11/07/2014

STTR de Theobroma promove curso de derivados do leite

O Sindicato dos Trabalhadores (as) Rurais do município de Theobroma, em parceria com a Emater Theobroma, realizou de 07 a 11 de julho um curso de derivados do leite, para trabalhadoras(es) rurais do Assentamento Primavera. O curso teve o objetivo de capacitar as trabalhadoras(es) para que elas possam produzir diversos alimentos à base do leite para subsistência familiar e comercialização e, assim, contribuírem na complementação da renda familiar. O curso foi ministrado por uma extensionista da Emater do município de Alvorada do Oeste, que ensinou as participantes a produzirem diversos tipos de queijos e doces. Fonte: Assessoria STTR de Theobroma

Conferência Estadual debate assistência técnica com foco em agroecologia
11/04/2016

Conferência Estadual debate assistência técnica com foco em agroecologia

Estabelecer estratégias e ações prioritárias para promover a universalização da Assistência Técnica e Extensão Rural (Ater) pública e de qualidade aos agricultores e agricultoras familiares do Estado de Rondônia. Esse é o objetivo da 2ª Conferência Estadual de Assistência Técnica e Extensão Rural na Agricultura Familiar e Reforma Agrária, que acontecerá de 12 a 14 de abril, no Centro de Treinamento da Emater-RO (Centrer), em Ouro Preto do Oeste.    Cerca de 200 pessoas, representantes de agricultores, povos indígenas, comunidades tradicionais...