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Reivindicações resultam em melhora no atendimento do INSS

13/06/2013
06/05/2015
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“Sem luta não há conquista”. A frase foi dita pela secretária de políticas sociais da FETAGRO Ivone Sebastião de Oliveira, ao informar sobre a melhora nos serviços prestados pelo Instituto Nacional de Serviço Social (INSS), no Estado, após muitas reivindicações do movimento sindical.

Segundo Ivone, um dos maiores problemas é a demora no atendimento de perícia médica, que chegou a registrar agendamentos com prazos de até seis meses. Ela anuncia que  os agendamentos reduziram consideravelmente, tendo casos de remarcação para menos de 30 dias.

 A realidade no setor previdenciário no estado é de um represamento de 13 mil perícias médicas, sendo que o Estado tem capacidade de atender até 3,5 mil perícias mensais. Diante  de uma série de fatores como falta de agencias nos municípios, falta de médicos para suprir a demanda e deficiência de atendimento em outros setores, formou-se o acúmulo e como consequência o atendimento precário e até desumano, em alguns casos.

A FETAGRO e os sindicatos de trabalhadores e trabalhadoras rurais vieram tomando iniciativas na busca de soluções, como inúmeras reuniões com a gerência regional e mesmo encaminhamento das reivindicações para o Ministério da Previdência. Muitas destas ações foram apoiadas pela Confederação dos Trabalhadores na Agricultura - CONTAG e Central única dos Trabalhadores – CUT em Rondônia e sindicatos urbanos.

 “Foram muitas lutas. Realizamos diversas reuniões com o órgão nas esferas estadual e nacional, nos mobilizamos por meio do Grito da Terra Estadual e o Grito da Terra Brasil para que pudéssemos alcançar uma melhora na situação”, lembrou a dirigente.

Mas Ivone  observa que a normalidade ainda não foi atingida. “A gente espera que até o mês de julho as coisas estejam dentro da normalidade, com todos sendo atendidos no prazo de 15 a 20 dias, no máximo 30 dias de espera”.

Soluções emergenciais

Estes resultados são fruto de ações emergenciais autorizadas pela presidência nacional do INSS, e que resultam de reuniões realizadas em Brasília e aqui no Estado. Numa última reunião realizada com a superintendência  da região norte, no início do mês, na sede da gerência executiva do INSS em Porto Velho, foi debatido o detalhamento das mediadas que serão implementadas em Rondônia para melhorar o atendimento, principalmente, através da contratação de mais peritos, técnicos previdenciários, abertura de novas Agências da Previdência Social (APS).

Na ocasião, foi confirmada a contratação de 22 médicos em regime emergencial, a convocação de 12 doze peritos do último concurso público, a contratação de técnicos previdenciários e a implantação de uma junta de recursos em Ji-Paraná, com representação dos trabalhadores (as) rurais.

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