Área Restrita

Fetagro

Feira estadual apresenta o Sistema CRESOL como nova marca do cooperativismo de credito da agricultura familiar em Rondônia

24/05/2013
06/05/2015
6
Notícias
0 ComentáriosImprimirEmail

A filiação do Sistema Creditag ao Sistema Cresol pode ser constatada durante a Feira Estadual de Tecnologias e Negócios Rondônia Rural Show, que acontece de 23 a 26 de maio, no Parque de Exposição Hermínio Victoreli, em Ji-Paraná.

A Feira está sendo um espaço de lançamento e divulgação da nova marca, onde um estande está montado para apresentar institucionalmente o cooperativismo de crédito para a agricultura familiar com interação solidária, por meio do Sistema Cresol. Lá, diretores e funcionários apresentam os novos produtos e serviços que podem ser acessados pelos agricultores familiares do Estado.

De acordo com o presidente da Base Regional da Cresol, Sandro Souza da Silva, entre os principais serviços e produtos a serem oferecidos com a fusão dos sistemas, destaca-se o acesso a recursos oficiais, como o Pronaf e a aquisição de cartão de débito e crédito.

Sandro ressalta que todo esse processo assegura às cooperativas de Rondônia a comporem a um sistema de crédito forte e consolidado e com a oportunidade de acesso a produtos e serviços padronizados para melhor atenderem os anseios dos cooperados e agricultores.

Ainda segundo o presidente, essa fusão irá requerer cada vez mais comprometimento das cooperativas, pois estarão vinculadas a um sistema que dará oportunidades e que também exigirá responsabilidade de crescimento. “Estamos e iremos cada vez mais deixar nossa marca na construção do cooperativismo de crédito com interação solidária e, desta forma, contribuir com o fortalecimento da agricultura familiar em nosso Estado”, observou Sandro.

Sandro explica que a participação na Feira também lança o projeto de expansão das cooperativas. Atualmente há três cooperativas com abrangência em nove municípios. O planejamento é para que se consiga alcançar mais 30 municípios até 2017.

“Esse é um desafio que temos e a feira Rondônia Rural Show é um espaço oportuno para fazermos isso acontecer, pois teremos contato com representantes e agricultores de todo o estado”, observou o presidente.

Filiação

As primeiras etapas do processo de filiação das Cooperativas de Crédito da Agricultura Familiar de Rondônia (Creditag) ao Sistema Cresol Baser se cumpriram com a autorização do Banco Central para que a Cresol ampliasse sua área de abrangência para o Estado de Rondônia e com a aprovação do Conselho Administrativo do Sistema Cresol pela filiação. Por último, as cooperativas aprovaram a filiação em assembleias.

Para concluir o processo de filiação aguarda-se aprovação das atas das assembleias e do estatuto padronizado da Cresol pelo Banco Central, o que deve acontecer nos próximos dias.

Capacitação

Assessores e funcionários das cooperativas estão sendo capacitados para a utilização de sistema e novas tecnologias, a exemplo de Pronaf, cartão, social cap e microcrédito.

Seminários

Os diretores e funcionários do sistema em Rondônia já estão realizando seminários regionais e municipais como meio de divulgação e mobilização do sistema de cooperativa de crédito, e que também visa desenvolver o projeto de expansão.

A Feira

A Rondônia Rural Show é uma feira de Tecnologias e oportunidades de negócios agropecuários, e que está em sua segunda edição. É uma iniciativa do governo do Estado de Rondônia, coordenada pela Secretaria de Estado da Agricultura Pecuária e Regularização Fundiária (Seagri) que, com o apoio de parceiros dos diversos setores do segmento agropecuário, reúne tecnologias e serviços modernos visando o fortalecimento do setor produtivo primário do Estado.

O objetivo é possibilitar aos produtores rurais o acesso ao crédito, às tecnologias de ponta, aos conhecimentos técnicos avançados, e à troca de ideias em busca de produção com qualidade e sustentabilidade. Estima-se que cerca de 30 mil pessoas visitem a Feira.

Fonte: Assessoria FETAGRO

Comentários

CAPTCHA Image
Recarregar Imagem

Veja Também

Imagem Indisponível
30/07/2014

Regional Cone Sul promove formação sindical

Iniciou ontem (29), na sede do Sindicato de Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais (STTR) de Cerejeiras, o primeiro módulo do curso de formação político sindical da Escola Nacional de Formação da CONTAG (ENFOC), para dirigentes e representantes de base sindical do Regional Cone Sul. O curso será ministrado em 3 módulos, com 3 dias cada, com objetivo de capacitar cerca de 40 lideranças sindicais do Movimento Sindical dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais (MSTTR), proporcionando a cada participante uma visão ampla sobre as principais bandeiras de luta do Movimento, ampliando o conhecimento e revitalizando o comprometimento dos mesmos com o MSTTR, a partir da base. Propõe-se, ao...

Imagem Indisponível
11/07/2014

STTR de Theobroma promove curso de derivados do leite

O Sindicato dos Trabalhadores (as) Rurais do município de Theobroma, em parceria com a Emater Theobroma, realizou de 07 a 11 de julho um curso de derivados do leite, para trabalhadoras(es) rurais do Assentamento Primavera. O curso teve o objetivo de capacitar as trabalhadoras(es) para que elas possam produzir diversos alimentos à base do leite para subsistência familiar e comercialização e, assim, contribuírem na complementação da renda familiar. O curso foi ministrado por uma extensionista da Emater do município de Alvorada do Oeste, que ensinou as participantes a produzirem diversos tipos de queijos e doces. Fonte: Assessoria STTR de Theobroma

Conferência Estadual debate assistência técnica com foco em agroecologia
11/04/2016

Conferência Estadual debate assistência técnica com foco em agroecologia

Estabelecer estratégias e ações prioritárias para promover a universalização da Assistência Técnica e Extensão Rural (Ater) pública e de qualidade aos agricultores e agricultoras familiares do Estado de Rondônia. Esse é o objetivo da 2ª Conferência Estadual de Assistência Técnica e Extensão Rural na Agricultura Familiar e Reforma Agrária, que acontecerá de 12 a 14 de abril, no Centro de Treinamento da Emater-RO (Centrer), em Ouro Preto do Oeste.    Cerca de 200 pessoas, representantes de agricultores, povos indígenas, comunidades tradicionais...